Jovem para treinador, Renato Gaúcho coleciona experiência e disputará o 41° Gre-Nal

Ídolo gremista disputará seu 41º clássico contra o Inter contando carreiras de técnico e jogador


Fonte: Gaúcha ZH

Jovem para treinador, Renato Gaúcho coleciona experiência e disputará o 41° Gre-Nal
Gerson Schirmer / Agencia RBS
O Gre-Nal, como todos os clássicos, tem muitas máximas. A principal é que não há favorito mesmo que um chegue em alta e outro em baixa. No campo tudo se iguala pela rivalidade, costuma-se dizer. No caso deste clássico de número 430 nem há um clube em melhor momento que o outro. Grêmio e Inter fazem campanhas semelhantes no Gauchão e têm times ainda em processo de formação para os desafios da temporada 2021. Mas se há uma grande diferença ela está na experiência dos dois treinadores no maior confronto do Rio Grande do Sul. Enquanto no lado colorado Miguel Ángel Ramírez será apresentado ao Gre-Nal, Renato Portaluppi fará seu 41º jogo contra o rival de toda vida.



Maior jogador da história do Grêmio e autor dos gols mais importantes do clube, os que garantiram o título mundial em 1983, Renato não chegou a ser um homem Gre-Nal nos tempos de atleta. Foram 15 clássicos com apenas três gols marcados. Venceu seis deles, empatou quatro e perdeu outros cinco. O mais marcante nem foi um jogo valendo pontos. Ao falar de Renato em campo contra o Inter qualquer torcedor que viveu os anos 1980 lembrará do "Gre-Nal das Faixas".


Esse clássico aconteceu em 26 de janeiro de 1984, no Estádio Olímpico, marcado a pedido de Renato Portaluppi. O motivo foi uma provocação feita pelo então zagueiro colorado Mauro Galvão. Em dezembro de 1983, o Grêmio conquistou o Mundial de Clubes, mas o título do Gauchão havia sido do Inter. Galvão então disse:

"Eles podem ser campeões do mundo, mas aqui no Estado mandamos nós".


Renato não aceitou aquela provocação quieto e quis desafiar o rival.


"O Renato foi no Fábio Koff e disse assim: "Marca um Gre-Nal para a entrega das faixas". Isso aconteceu no final de dezembro de 1983. O Koff disse: "Tu estás louco? E se eles ganham da gente?". O Renato respondeu: "Marca o Gre-Nal que eu garanto". O Koff me contou que ficou confiante quando o Renato falou que garantia, mas não deixou de ter um pouco de medo — lembrou o jornalista David Coimbra na série "História dos Gre-Nais", de GaúchaZH.


No campo, Renato cumpriu o que havia prometido a Koff. O Inter até saiu em vantagem, mas a vitória foi gremista por 4 a 2 com a marca do camisa 7. Renato fez um golaço, em lance em que driblou o lateral-esquerdo Beto e deu um toque por cobertura para vencer o goleiro Gilmar. Osvaldo, Paulo César Magalhães e Caio marcaram os outros gols gremistas enquanto Silvio e Rubén Paz balançaram as redes para o Colorado.


Histórico favorável como treinador

Como técnico, Renato Portaluppi construiu números ainda melhores no Gre-Nal. Em três passagens pela casamata tricolor, ele disputou 25 clássicos, com nove vitórias, 12 empates e apenas quatro derrotas. Miguel Ángel Ramírez será o 10º treinador diferente do Inter que o ídolo gremista irá enfrentar.


O seu oponente mais frequente foi Odair Hellmann. Eles estiveram frente a frente em nove clássicos, com três vitórias do Grêmio, quatro empates e dois triunfos do Inter. A maior superioridade se deu sobre Eduardo Coudet, o segundo treinador colorado que mais enfrentou Renato. O comandante gremista terminou invicto o duelo com o argentino, com quatro vitórias e dois empates em seis jogos.


Dos nove treinadores do Inter, apenas Abel Braga conseguiu levar vantagem na comparação com Renato. Ele venceu o único confronto entre os dois, justamente o último Gre-Nal, em janeiro deste ano, que acabou com uma invencibilidade de 11 clássicos do Grêmio. Paulo Roberto Falcão foi campeão do Gauchão de 2011 em cima de Renato Portaluppi, mas os dois ídolos terminaram empatados nos números gerais. Foram três clássicos, com uma vitória de cada e um empate.


RENATO EM GRE-NAL

Como jogador em Gre-Nais

15 jogos
6 vitórias
4 empates
5 derrotas
3 gols (1984, 1985 e 1986)
3 expulsões (1982, 1986 e 1991)

Como técnico

25 jogos
9 vitórias
12 empates
4 derrotas
28 gols a favor
20 gols contra

TOTAL

40 jogos
15 vitórias
16 empates
9 derrotas



Os técnicos do Inter que Renato enfrentou

Odair Hellmann: 9
Eduardo Coudet: 6
Falcão: 3
Celso Roth: 2
Abel Braga: 1
Clemer: 1
Dunga: 1
Antônio Carlos : 1
Zé Ricardo: 1

#gremio #imortal #tricolor #renatogaucho #grenal

VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Rich Bronaut     

Vamos melhorar essa marca hoje

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

10/5/2024





























9/5/2024