1Win

Balanço do primeiro turno: estatísticas, aproveitamento e fatores que fazem Grêmio ter a pior campanha nos pontos corridos

Tricolor tem dois jogos atrasados, mas projeção mostra necessidade de crescimento no segundo turno


Fonte: Zero hora

Balanço do primeiro turno: estatísticas, aproveitamento e fatores que fazem Grêmio ter a pior campanha nos pontos corridos
Quando entrar em campo para enfrentar o Ceará, na reabertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro, em 12 de setembro, o



Grêmio terá completado 98 dias na zona de rebaixamento. Desde 6 de junho, quando foi realizada a segunda rodada, na qual não jogou em razão do adiamento do confronto o Flamengo, o Tricolor convive com a incômoda presença entre os quatro últimos da classificação. Ainda que tenha duas partidas do primeiro turno a disputar — essa contra o rubro-negro e outra com o Atlético-MG —, alguns números da campanha mostram a difícil tarefa de Felipão na missão de evitar o rebaixamento para a Série B.

Com apenas 16 pontos conquistados em 17 partidas, o Grêmio faz uma campanha inferior a 2004, quando foi rebaixado para a Série B.

Naquela temporada, o time somou 18 pontos nos primeiros 17 jogos no campeonato disputado por 24 clubes. Quando encerrou o primeiro turno, após 23 rodadas, havia somado 26 pontos, um aproveitamento de 37,7%. O aproveitamento na edição de 2021 é de 31,4%, até o momento.

De olho em retorno do Brasileirão, Grêmio realiza treino com foco nas finalizaçõesDe olho em retorno do Brasileirão, Grêmio realiza treino com foco nas finalizações
Primeiros reflexos da identificação do Grêmio aos baderneirosPrimeiros reflexos da identificação do Grêmio aos baderneiros

Desde que retornou para a Série A, em 2006, o Tricolor teve uma campanha tão ruim quanto a atual em 2010, quando também somou 16 pontos nos primeiros 17 jogos. O clube, porém, terminou aquele primeiro turno com 20 pontos. Para alcançar essa marca, o time de

Felipão teria de obter uma vitória e um empate nos confrontos atrasados. Ou seja, se perder um dos jogos, terá feito o seu pior primeiro turno na história dos pontos corridos com 20 clubes. Outro número que chama a atenção é o de derrotas. O Tricolor jamais havia tido tantas derrotas, nove, em um primeiro turno desde seu retorno à Série A.

Essa campanha se torna mais decepcionante porque o Grêmio se acostumou a frequentar a parte de cima da tabela do Brasileirão. Nas últimas quatro edições, o Tricolor terminou na zona de classificação para a Libertadores — três no G-4 e uma no G-6. Neste ano, fora da fase de grupos da principal competição do continente, a expectativa era de um passo adiante com calendário mais livre para brigar pelo título. Tudo isso aumenta as incertezas sobre a capacidade de reação em meio a tantos problemas.

A melhorar

A reação do Grêmio no Brasileirão passa por um crescimento do setor ofensivo. Se com 18 gols sofridos o Tricolor tem a sétima melhor defesa, o ataque aparece como o segundo pior da competição — atrás apenas do Sport, que fez oito gols. O time gaúcho balançou as redes apenas 12 vezes em 17 jogos. Uma média de 0,70 por partida.
Os 12 gols foram marcados em 203 finalizações. Isso significa que o

Grêmio precisa de quase 17 chutes para balançar as redes. A dificuldade nesse quesito aparece em outro dado. O Tricolor acerta apenas 32,02% dos seus arremates no alvo, o pior aproveitamento entre os 20 clubes da Série A.

Isso não ocorre apenas por deficiência no fundamento de finalização dos atacantes, mas também porque o Grêmio tem criado poucas boas situações para esses chutes. O site Sofascore faz um levantamento sobre as "grandes chances" do Brasileirão e o Tricolor aparece com apenas 21 criadas em 17 jogos — é o quinto pior nesse quesito. Ou seja, sem situações ideais para finalizar, os atletas gremistas acabam muitas vezes fazendo arremates com baixa chance de sucesso.

Para escapar do rebaixamento

Atualmente, o primeiro clube fora da zona de rebaixamento é o Bahia, com 18 pontos (33,3% de aproveitamento), o mesmo que o América-MG, que está no Z-4. Em razão disso, a projeção para evitar a queda para a Série B no momento deve ser feita em cima dos 19 pontos, o que representa 35% de aproveitamento ao final do Brasileirão. Isso resulta em uma necessidade de 40 pontos para ficar fora do Z-4. Com 16, o Grêmio precisaria somar mais 24, o que seria possível, por exemplo, com oito vitórias nos 21 jogos que restam — venceu quatro em 17 até então.

No entanto, o histórico do Brasileirão mostra que os times costumam melhorar suas campanhas no segundo turno. Como exemplo, em 2020, o Botafogo terminou o primeiro turno em 16º lugar com aproveitamento de 35,5%. No final da competição, o Vasco foi rebaixado tendo conquistado 36% dos pontos.
Na era dos pontos corridos com 20 clubes (desde 2006), 40 pontos só foram suficientes para evitar a queda em duas oportunidades, o Palmeiras em 2014 e o Ceará em 2019. Ou seja, a tendência é de que o Grêmio precise somar, pelo menos, mais 25 pontos para garantir a permanência na Série A do Brasileirão.

Fatos do Tricolor

Segundo pior ataque do Brasileirão, com 12 gols marcados. Média de 0,70 por partida.

Finalizou 203 vezes. Precisa de 16,91 chutes para fazer um gol.
Acertou apenas 32,02% dos chutes no alvo, pior aproveitamento entre os 20 clubes da Série A.

Nove derrotas no primeiro turno, seu número mais alto na era do
Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes (desde 2006).
Esteve na zona de rebaixamento em 18 das 19 rodadas do Brasileirão.

Permaneceu na lanterna por oito rodadas.
Com 18 gols sofridos, tem a sétima melhor defesa do Brasileirão.

Douglas Costa e Ferreira aparecem empatados como segundo jogador com maior média de dribles no Brasileirão, de 3,3 por partida. Eles estão atrás apenas de Arrascaeta, do Flamengo (3,9).
Ferreira é o terceiro jogador com maior média de finalizações por partida, 3,1 por jogo. Atrás de Marinho, do Santos, (3,8) e Hulk, do Atlético-MG (3,6).



Miguel Borja é o artilheiro do Grêmio, com três gols.
Matheus Henrique, vendido ao Sassuolo, é o jogador do Grêmio com maior média de passes no Brasileirão, 53,6% por jogo.

Mais sobre:Futebol,Grêmio,Felipão


VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/4/2024


26/4/2024