No começo da madrugada desta quarta-feira, na entrevista coletiva após o empate por 0 a 0 com o CSA, que resultou na eliminação do Grêmio na terceira fase da Copa do Brasil, o técnico Mano Menezes foi questionado sobre ter apenas uma vitória em nove jogos desde seu retorno ao clube. A resposta me chamou a atenção. – E quantas derrotas? – retrucou o treinador.
A reação de Mano traz embutida a situação de emergência do Grêmio. O treinador se sente confortável para valorizar ter apenas uma derrota nesta sequência. O detalhe é que os sete jogos restantes foram todos empates. Ou seja: para Mano, o Grêmio parar de perder é algo a ser destacado. E o pior é que ele tem razão.
Talvez o torcedor do Grêmio, ferido pela eliminação, queira arremessar o celular ou o computador pela janela ao ler isso, mas acredito que o time tem melhorado com Mano – timidamente, mas tem. Três elementos: diminuiu a impressionante facilidade dos adversários para sair às costas dos laterais ou dos zagueiros; foi amenizada a distância entre a defesa e o meio; a equipe, mais próxima, também está mais capaz de competir nos duelos individuais
.
Só que é muito, muito pouco. Ao ser eliminado na Copa do Brasil, o Grêmio deixou um rastro de quatro jogos: um contra o São Raimundo-RR, que sequer está na Série D, um contra o Athletic, recém-promovido à Série B, e dois contra o CSA, que disputa a Série C. E não venceu nenhum. Foram três empates e uma derrota. Para eliminar São Raimundo e Athletic, teve que recorrer aos pênaltis.
O fim de maio se aproxima, e o Grêmio está na zona de rebaixamento do Brasileirão, foi eliminado na terceira fase da Copa do Brasil e provavelmente irá para os playoffs na Sul-Americana. O clube está revoltado com erros de arbitragem, incluindo um gol que o árbitro precisou de muita criatividade para anular no fim do jogo contra o CSA. E tem razão de estar. Mas a pobreza das atuações é muito mais preocupante do que a recorrência de erros de arbitragem.
VEJA TAMBÉM
- ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
- DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
- ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda