É difícil assistir aos jogos do Grêmio . Também é difícil ter a certeza que o Tricolor irá fazer uma travessia tranquila no Brasileirão. Mas a vitória por 1 a 0 em cima do Santos , a primeira de Mano Menezes justamente na estreia na Arena, na tarde de domingo, tem potencial para ser o passo inicial de um novo momento. Os motivos ficam claros. São mais reflexos do resultado do que da atuação propriamente dita. Mas dão uma esperança de que o Grêmio possa não sofrer tanto no Brasileirão. Não necessariamente brigar entre os seis primeiros, longe disso. Mas não agonizar em uma briga contra o rebaixamento. E que o grupo engaje na ideia de Mano Menezes. O primeiro está justamente aí.
Venceu. Ufa. Tirou o peso do jejum de seis jogos seguidos, bateu um adversário direto e ganhou confiança ao pular para a 12ª colocação, com oito pontos, fora da zona de rebaixamento. Tudo isso faz o clima distensionar, nas palavras de Mano e de Marlon e Camilo na zona mista, apesar da preocupação natural pelo rendimento ainda claudicante. O gol aos 31 minutos do segundo tempo saiu quase à força, de uma jogada com acaso somado ao tapa certeiro de Cristian Olivera. Mas tudo só aconteceu por causa de Alysson, nosso segundo motivo.
O atacante foi a melhor das notícias com a bola rolando. O jovem que completa 19 anos nesta segunda-feira se mostra já pronto para assumir a vaga de titular. O ideal era que não precisasse pular etapas e pudesse entrar aos poucos no time. Mas hoje esse cenário não existe, ainda mais depois da suspensão de Edenilson. Alysson melhorou o time em 200% ao entrar em campo e foi decisivo ao ganhar da marcação pela direita e gerar o lance do gol. Aliás, o que Alysson mais fez foi ganhar dos marcadores, seja no corpo ou na bola. O gol gritado com força pelos gremistas na Arena pode funcionar como um acordo de paz.
Torcida e time estavam (ou estão?) brigados, como aquele casal que se ama, mas discutiu feio. As vaias para Jemerson, antes do jogo, e para Cristaldo, ao ser substituído, deixam isso claro. A impaciência apareceu diversas vezes, inclusive com protesto com faixas contra o presidente Alberto Guerra e o vice de futebol Alexandre Rossato, além de cobrança ao grupo. Mas o fim do jogo, com o ambiente mais coeso, é um primeiro passo para a reconexão que Mano quer.
Esse precisa ser o clima para o Grêmio manter um fator local forte. Para um time instável, isso é determinante para ter uma campanha com menos sobressaltos. Além disso, a defesa tão criticada passou pela primeira vez sem ser vazada com Mano Menezes. Algo celebrado por Wagner Leonardo, que terminou o jogo como capitão. Outro ponto para aumentar a confiança do elenco e criar um novo caminho. Jemerson fez um jogo mais seguro, mas a tarefa para reverter o cenário será árdua. O fato é que ficar sem sofrer gol depois de seis partidas também passa uma mensagem melhor. A vitória teve (muitos) momentos com o Santos melhor, mas tem potencial de gerar novos ares para o Grêmio, ainda mais com um jogo com o Atlético Grau, rival considerado menos conceituado, na sequência pela Sul-Americana no Peru. Falta bastante, o Tricolor criou poucas oportunidades de gol, mas ao menos venceu. E tem uma lista de motivos para crer em um novo começo de fato.
VEJA TAMBÉM
- ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
- DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
- ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda