O Grêmio tem que agradecer ter levado só 1 x 0 do Inter. Na boa, quem viu o jogo, imagino que tenha que concordar que os caras foram muito superiores. Não fosse o Marquesín, melhor em campo, teria sido uma goleada, já no primeiro tempo. Nessa abertura, eu já dou o tom de como foi o jogo. E, eu tenho certeza que alguém vai dizer que o Grêmio poderia ter até empatado, com o lance do Aravena, que chutou fraco, talvez nas cabeçadas do Arezo e do Diego Costa. É verdade. Dava pra ter conseguido um gol. Agora, você acha que seria a coisa mais justa ou os gols aconteceriam pelo talento, inegável, que vários jogadores gremistas tem? Eu fico com a segunda opção. Uma das provas do que estou dizendo é que o Inter termina com o dobro de finalizações e muito mais posse de bola. Números não são tudo, porém, colaboram com o que vimos em campo.
Renato começou dando alguma esperança. Mesmo que não tenha inovado na escalação, fez pressão no campo de ataque e não deixou o Inter jogar nos primeiros 15 minutos de partida. Quando eu vi isso, achei que poderíamos estar diante de uma reviravolta histórica no favoritismo. Durou pouco. Logo, esse fôlego inicial acabou e só deu um lado. O primeiro tempo termina com apenas uma chance de gol gremista. Foi o Aravena, que finalizou pro Rochet pegar no comecinho de partida. Depois, nada aconteceu. Só defesa e defesa. No segundo tempo, o Grêmio teve outras boas chances, mas sabe por quê? Principalmente porque o Roger quis garantir o resultado, fechou o time e o Grêmio foi. Ali, até poderia ter saído o empate. Óbvio que, pensando no todo, era ótimo, mas eu preciso ser realista e dizer que não era merecido e, talvez, nem seja o melhor a acontecer para o Grêmio. Gente, o Marquesín foi, disparado, o melhor jogador gremista em campo. Fez vários milagres. Não fosse ele, estaríamos até cogitando saída do Renato por agora (não iria acontecer, apenas exemplifico a gravidade da goleada que o Marquesín evitou). Eu até imaginei que as coisas poderiam melhorar quando o Renato sacou Cristaldo e Edenilson e pôs Monsalve e Soteldo.
Destaco que o Soteldo, nas poucas chances que teve, criou duas chances reais pro Aravena e Braithwaite. O Monsalve coitado não vai conseguir decidir toda partida que entrar driblando todo mundo. Uma hora até tentou, acabou parando no Fernando. É óbvio, ninguém joga sozinho e resolve sempre. Depende do coletivo. E, mais uma vez, eu não vou desprezar as chances do Diego Costa e do Arezo, de cabeça. O Braithwaite e o Aravena que pararam no Rochet. Isso vai servir pro Renato se defender. Pra mim, não servirá. Vendo a partida, dava para notar quem tinha bola e quem não tinha. E claramente não era o Grêmio neste caso. Confesso que as escolhas do Renato e os posicionamentos dele incomodam. Não é mais novidade pra ninguém ele empilhar atacantes e não criar necessariamente um sistema, um jeito, de jogar.
O máximo que acontece é inverter os pontos de lado, quem sabe um meia por outro e, claro, sacar um volante para por atacante. Só que isso dificilmente vai dar certo. São maneiras já ultrapassadas de jogar. Se não tiver uma jogada pensada e treinada para bater o adversário, fica mais no talento dos jogadores. É trocar um pelo outro e sonhar que o talento de quem entrou definiu a coisa. Aqui, fica difícil de defender. E a situação com Renato tá tão ruim que até o fato dele ter que estar com o papel da escalação na mão para saber qual jogador colocar me deixa intrigado. Dá a sensação que o Renato não sabe quem tem e precisa de um papel, com os caras do banco, pra ver o que faz. Ah, e tudo isso para sacar Cristaldo para colocar Monsalve. E Edenilson pelo Soteldo.
Trocas básicas até. Decepcionou também o Grêmio estar no meio do caminho. Nem foi pra cima e tentou surpreender o Roger no ataque, nem fez retranca inteligente, com jogadas pensadas para surpreender, mas desta vez no contra-ataque. Foi um meio-termo de só levar pressão e não ter jogada pra sair e agredir. Decepcionante, para dizer o mínimo. Gente, no final, a dura realidade é essa. Mais uma derrota no clássico e quem quiser ser pessimista pode até olhar pra baixo e ver que não tem nada decidido sobre rebaixamento. A real é que a temporada está perdida. E, mesmo com todas as desculpas usadas pelo que aconteceu, a tabela não tem asterisco. A CBF não vai melhorar nada pelo que foi passado aqui. É isso e pronto.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!