Eles não se conhecem. Moram em cidades diferentes. Trabalham nos bastidores de clubes rivais. Ainda assim, comungaram de um mesmo sofrimento. Em maio viram suas paixões e suas primeira e segunda casas serem devastadas pela enxurrada de água que caiu do céu no Rio Grande do Sul. A vida ainda não voltou a ser como era antes daqueles dias de chuva. O Gre-Nal 443, às 16h deste sábado, na volta do clássico ao estado , será mais um tijolo colocado na reconstrução do antigo cotidiano. Petterson Pedroso Santos estará nos corredores do Beira-Rio no clássico de sábado auxiliando na solução de problemas estruturais que possam acontecer. Luis Fernando Cardoso se posicionará na porta do vestiário do Grêmio para garantir a segurança de atletas e dirigentes tricolores. Auxiliar de manutenção do Inter, Petterson viu sua casa em Eldorado do Sul ser engolida pela enchente. Fernandão, chefe de segurança do Grêmio, preferiu não ver o primeiro andar de sua residência em Canoas ser consumido pela enchente. – Minhas três paixões, minha família, minha casa e o Inter (foram atingidos). Perdi tudo. No serviço também aconteceu essa fatalidade, que a gente reconstruiu tudo de novo – disse Petterson. Há cinco anos no setor de manutenção do Inter, realizou jornada dupla para deixar o Beira-Rio apto para sediar partidas e o CT Parque Gigante para receber treinos. Quando o estádio reabriu os portões para abraçar os colorados, no começo de julho, o clube homenageou 114 dedicados funcionários que permitiram a volta para casa. Petterson foi escolhido pelos colegas como o símbolo de esforço. – Me arrepiei todinho. Mais de 35 mil torcedores batendo palma. Uma coisa muito emocionante. Muito emocionante mesmo. Eu tenho a plaquinha ao lado da minha cama. Todo dia quando eu vou dormir eu olho para a placa – contou Petterson.
Petterson encontrou cenários semelhantes nas dependências do Inter e em sua casa em Eldorado do Sul. Quando saiu para trabalhar, a água batia na canela. Quatro horas depois, recebeu ligação da mãe. Do outro lado da linha vinha a informação de que a casa estava quase submersa. Ao retornar, a água batia no peito. – Sai só com o que tinha no corpo. Morou em abrigos por quase dois meses. Ainda em maio, conseguiu um barco para ver o cenário. Enxergou apenas o telhado da casa. Da porta para dentro nada se salvou. Fernandão não olhou para trás. Saiu da casa de dois andares em Canoas quando viu a água descendo pela rua.
Foi morar com o filho. Voltou apenas 28 dias depois. Sequer tem imagens da devastação. No primeiro piso de onde mora pouco restou. – Foi instinto, acho. De sair antes do que acontecesse. A imagem de chegar em casa é como se alguém tivesse pegado tudo o que tinha dentro da casa e revirado. Estava a sala na cozinha, a cozinha na sala, estava tudo trocado. Como se alguém tivesse entrado lá e tivesse feito uma mudança – relatou. São 24 anos protegendo os jogadores gremistas. Nesse período de serviços prestados, evitou brigas, separou tantas outras, trabalhou na seleção brasileira, em Copa do Mundo e Olimpíadas. Apesar do corpanzil, não teve forças para evitar a destruição da natureza. – Tem coisas que não tem o que fazer. As coisas da natureza, nós temos que olhar, rezar e tentar ajudar quem precisa – ponderou. Depois de tantas dificuldades, Fernandão, nas entrelinhas, gostaria de ter pouco trabalho no sábado. – Eu acho que vai ser bacana. Espero que tudo se transcorra da melhor maneira possível. Que não tenha nenhuma adversidade. Que só tenha jogo – desejou, o que talvez seja um tijolo grande demais para a normalidade de um Gre-Nal.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!