O Grêmio reagiu com as quatro mudanças promovidas por Renato para o duelo contra um dos adversários mais temidos do Brasileirão no momento. O empate sem gols com o Botafogo foi de um time competitivo em Brasília, o oposto do que vinha sendo apresentado nos últimos jogos, e pode servir como injeção de ânimo para a sequência. Um mês depois o Tricolor voltou a terminar um jogo sem ser vazado. Se considerarmos o fato de que foi contra o time que briga na ponta de cima da tabela, o ponto conquistado em Brasília pode ser celebrado. Foram quatro trocas no time titular em relação à derrota contra o Criciúma. Uma delas por problema físico, com a saída de Soteldo, por desgaste, para a entrada de Aravena, e as outras três por opção de Renato para mudar o esquema de jogo. E funcionou. Edenilson cumpriu a função ao dar sustentação defensiva no lado direito e também apareceu bem na frente. Com cinco minutos, levou perigo duas vezes ao Botafogo. Primeiro parou em John e depois cabeceou com perigo por cima do gol.
O Grêmio pareceu mais seguro apesar de alguns sustos. Reinaldo, por exemplo, ainda deixa a desejar na marcação. No primeiro tempo, não viu Vitinho aparecer nas costas dentro da área, mas o lateral cabeceou para fora, mesmo sozinho. O lateral também teve trabalho para conter Luiz Henrique. Mas além da mudança estratégica, a equipe comandada pelo auxiliar Marcelo Salles à beira do campo adotou uma postura muito diferente do que foi visto recentemente. Não deixou se abalar quando foi atacada e soube agredir o adversário.
O retorno de Kannemann ao time titular ajudou a levantar o astral e o clima de competitividade. Na base da raça, no último lance da partida, o zagueiro saiu do campo de defesa e quase marcou um golaço, que seria o da vitória. Antes disso, a finalização de Villasanti no início do segundo tempo foi um dos poucos lances de maior perigo do Grêmio. Então entrou a competência para se defender e um crescimento de Marchesín, que com defesas importantes ajudou a garantir o empate.
Aos 40 minutos, o Tricolor sofreu o maior susto quando Júnior Santos driblou João Pedro e tocou para Bastos balançar a rede. Mas a posição irregular de Bastos salvou a noite gremista. Minutos depois, Monsalve foi expulso em lance extremamente duvidoso e aumentou o sofrimento até o final do jogo. Para aqueles que esperavam o pior em Brasília, o empate traz um ponto a ser celebrado e que sobe o Grêmio em três posições momentaneamente. A equipe ainda vai perder, ao menos, uma posição até o fim da rodada. Mas a postura competitiva da última noite indica margem para melhora.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.