Após três dias de folga, o elenco do Grêmio retomou as atividades nesta quinta-feira, com mais de uma semana pela frente de preparação até o retorno do Brasileirão depois da data Fifa. Quando voltar a campo, o Tricolor terá sequência indigesta, que no primeiro turno o colocou na zona de rebaixamento. Justamente no momento em que o clube volta a olhar para a parte de baixo da tabela. Ainda no começo do campeonato, em meio à crítica situação do Rio Grande do Sul com as enchentes, o Grêmio voltou a jogar pelo certame nacional como mandante em Curitiba contra o Bragantino, adversário do próximo dia 15. Depois, encarou Flamengo, Botafogo e Fortaleza. Com quatro derrotas seguidas, não apenas entrou na zona de rebaixamento, como chegou ao penúltimo lugar, com os mesmos seis pontos do lanterna Fluminense. Na ocasião, o Brasileiro estava na 11ª rodada, mas o Grêmio tinha disputado apenas nove, com duas partidas atrasadas pela tragédia climática. Ainda no primeiro turno, o time gaúcho oscilou bastante e permaneceu no Z-4, mas conseguiu sair logo na virada para o returno.
Depois de passar 11 rodadas afundado entre os quatro últimos, já são seis rodadas com a equipe longe da zona da degola, apesar de seguir próximo. Os próximos jogos do Grêmio: 15/9 - Bragantino x Grêmio 22/9 - Grêmio x Flamengo 25/9 - Grêmio x Criciúma - jogo atrasado da 5ª rodada 28/9 - Botafogo x Grêmio 4/10 - Grêmio x Fortaleza No último jogo, o cenário chegou a desenhar o Grêmio na primeira página da tabela. Quando vencia parcialmente o Atlético-MG, estava em 9º lugar, embora todo complemento da rodada ainda por acontecer. A virada sofrida, porém, deixou o time em 15º, agora a apenas dois pontos do Z-4. Isso, claro, ainda no contexto de dois jogos atrasados, mas um deles será exatamente cumprido em breve.
Após visitar o Bragantino, dia 15, e receber o Flamengo, uma semana depois, o Tricolor joga novamente na Arena, diante do Criciúma, em partida da 5ª rodada. O rival catarinense, aliás, é um concorrente direto na parte de baixo. O Tigre é 13º colocado com 28 pontos, um a mais que os gaúchos, mas também um jogo a mais.
Outro time mais preocupado com a segunda página do que com a primeira é o Bragantino, 11º com 30 pontos. Rivais brigam no topo da tabela Por outro lado, os demais adversários do Grêmio nas rodadas seguintes estão em outro escalão. Flamengo, Botafogo e Fortaleza estão no G-4 e na briga direta pelo título. Ao menos, dois jogos são em casa, e o duelo com o Botafogo, em tese, não será no Nilton Santos, visto que os clubes acordaram em realizar os confrontos do Brasileirão em campo neutro.
Fora das copas, o Grêmio terá mais tempo de preparação com apenas o Brasileirão pela frente no restante da temporada. Além disso, a data Fifa permitiu um período de folga ao elenco e, como citado, mais de uma semana até a retomada. Quando voltar a jogar, a equipe terá cinco jogos no espaço de 19 dias, entre 15 de setembro e 4 de outubro. Na sequência, haverá nova pausa para mais rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo. Ou seja, o calendário curto não será um obstáculo para o Grêmio buscar o objetivo da temporada, seja ele qual for. Neste momento, parecer ser de abrir uma distância do risco de rebaixamento.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.