O Grêmio precisou recalcular rota em pleno mês de agosto. O foco nas copas e os prejuízos decorrentes das enchentes resultaram em um início ruim no Brasileirão. O atraso coloca a equipe com 2% de chances para se classificar para a Conmebol Libertadores atualmente. Depois da vitória sobre o Criciúma, Renato estipulou como meta a classificação para a Libertadores do ano que vem, mesmo reconhecendo a dificuldade para isso. A retomada digna de vice-líder no returno da competição, mantém viva a esperança gremista. Com 22 jogos disputados no Campeonato Brasileiro, o Grêmio hoje ocupa a 14ª posição na tabela, com 27 pontos somados e 40% de aproveitamento. O Tricolor ainda precisa recuperar as partidas contra Criciúma e Atlético-MG. A zona de recorte para classificar à competição continental é o G-6. No entanto, pode chegar até G-9, caso os campeões da Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil sejam times brasileiros que terminem entre os seis primeiros na liga nacional. – Agora é dar as mãos, buscar os pontos necessários no Brasileiro. Quem sabe, agora com a força do torcedor, não conseguimos beliscar uma Libertadores. É difícil, sim, mas não impossível – projetou Renato Portaluppi.
Projeção para G-6 Baseado na campanha atual das equipes no Brasileirão, o Espião Estatístico do ge coloca o Grêmio com 2,71% de chance de alcançar classificação para a próxima Libertadores. Já o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), põe 5,5% de probabilidade para a equipe gaúcha buscar o G-6. Hoje, o sexto colocado é o Bahia, com 39 pontos, 12 na frente do Tricolor, e aproveitamento de 54%. Levando em conta a campanha atual, o Bahia chegaria aos 61 pontos ao final da competição. Para atingir 62 pontos, o Grêmio necessitaria de 35 pontos nas suas 16 partidas restantes, o que significa aproveitamento de 72,9% nesta reta final do Brasileirão, uma guinada grande no rendimento atual.
Projeção para G-8 A distância do Grêmio para o Vasco da Gama, oitavo colocado, é menor, de apenas quatro pontos, o que deixa o cenário mais realista. Claro que, para isso, o Tricolor precisa contar com que surja duas vagas a mais para classificar para a Conmebol Libertadores. Considerando o atual aproveitamento de 44%, o Vasco faria 50 pontos. O time de Renato teria que, até o final do Brasileirão, fazer 24 pontos para chegar aos 51, uma campanha com 50% de aproveitamento para terminar na oitava colocação. Claro que com o decorrer das rodadas, as projeções mudam, até porque há jogos atrasados na competição.
Os objetivos orçamentários traçados pela direção gremista no início do ano colocavam a equipe gaúcha nas oitavas de finais da Conmebol Libertadores, alcançada. No entanto, a meta para o Campeonato Brasileiro é ficar, pelo menos, na sexta colocação, cenário bem mais complicado. Para manter vivo o sonho gremista para a única briga que resta em 2024 o Grêmio quer vencer o Atlético-MG na volta da Arena e engatar uma sequência de vitórias. Ainda com público reduzido, o Tricolor recebe o Galo na casa gremista a partir das 11h, pela 25ª rodada do Brasileiro.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.