A chegada de Francis Amuzu ao Grêmio representou o limite de estrangeiros ultrapassado pelo clube. O atacante belga é o 10º jogador oriundo de outro país no elenco tricolor, e o número tende a aumentar. No entanto, a CBF permite o máximo de nove atletas em competições nacionais. Neste momento, a questão não chega a ser um problema, visto que um dos estrangeiros do Grêmio está fora de ação. O zagueiro Kannemann se recupera de cirurgia no quadril, realizada ainda no fim do ano passado, e deve seguir como desfalque por, pelo menos, mais dois meses. Porém, o interesse no uruguaio Cristian Olivera pode fazer com que chegue a 11 o número de estrangeiros no grupo de Gustavo Quinteros. O treinador, aliás, já falou sobre o atacante do Los Angeles FC. Tudo indica, aliás, que o anúncio oficial ocorrerá em breve. Pois em sua conta no Instagram já se identifica como jogador do Grêmio.
Neste caso, via de regra, teria de haver uma espécie de rodízio dos gringos, pois um estaria "sobrando", e dois no cenário de volta de Kannemann. Vale lembrar que competições da Conmebol não têm limite de estrangeiros, ou seja, todos poderiam atuar na Copa Sul-Americana. – Conforme o jogo, se necessitamos mais força no ataque, podemos colocar mais estrangeiros lá. Se necessitamos ser mais sólidos na defesa, podemos usar. O mais importante é ter jogadores para completar o grupo e competir. Ainda temos alguns dias para ter o grupo completo – declarou Quinteros após a goleada sobre o Pelotas, na Arena.
Apesar disso, chama a atenção o desequilíbrio de posições com jogadores do exterior. Todos do atual elenco disponíveis jogam do meio para frente. Isto é, qualquer escalação de Quinteros terá apenas brasileiros na defesa, num cenário sem grandes improvisações, claro. Contra o Pelotas, Quinteros escalou o colombiano Cuéllar e o paraguaio Villasanti como titulares juntos pela primeira vez – Dodi era o parceiro do capitão. Edenilson, porém, foi o "intruso" em meio aos demais gringos do ataque, Monsalve (Colômbia), Aravena (Chile) e Braithwaite (Dinamarca).
Tantos nomes resultam no poderio ofensivo estrangeiro como uma marca da equipe. Dono do melhor ataque do Gauchão após sete rodadas, o Grêmio soma 18 gols, sendo 15 marcados por gringos. Destaque para três de Pavon e cinco de Braithwaite, vice-artilheiro da competição. A direção gremista segue em busca de reforços, não apenas para o ataque, mas também para a zaga. Como prioridade, inclusive. A janela de transferência deste início de ano vai até 28 de fevereiro, mas a data limite para inscrições no Gauchão é já nesta sexta-feira, dia 14.
VEJA TAMBÉM
- ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
- DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
- ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda