A maioria dos jogadores e jogadoras de futebol do Brasil quer o retorno das competições, interrompidas há mais de dois meses por causa da pandemia do novo coronavírus.
A conclusão está numa pesquisa realizada pela Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) em parceria com o SIAFMSP (Sindicato dos Atletas de Futebol do Município de São Paulo) a que o GloboEsporte.com teve acesso.
A pergunta "você é a favor ou contra a volta dos campeonatos de futebol?" foi respondida por 734 atletas que atuam em todos os estados do futebol brasileiro: 68% se disseram a favor, 32% responderam ser contra (não foi especificado o número de atletas ouvido por estado). A margem de erro é de 4%.
Em pesquisa, 68% dos atletas são favoráveis à volta do futebol — Foto: Infoesporte
O apoio à volta das atividades é maioria em todas as categorias, mas os percentuais variam de acordo com a divisão em que os jogadores atuam. Entre os atletas que defendem times da Série A do Campeonato Brasileiro, 55% são favoráveis.
Esse número aumenta para 74% entre os jogadores das Séries B e C e chega a 85% entre os que jogam a Série D e campeonatos estaduais. Entre atletas do futebol feminino, 56% querem a volta das competições.
A pesquisa foi feita online pela consultoria Esporte Executivo. Cada atleta recebeu um link exclusivo que dava acesso às opções de voto.
Além de responder se eram favoráveis ou contrários à volta dos campeonatos, os atletas foram instados a detalhar suas motivações. Os resultados mostram que a preocupação financeira está acima de tudo. É importante ressaltar que os jogadores e jogadoras podiam escolher mais de uma opção – por isso, o somatório dá mais de 100%.
Entre os atletas que querem o retorno das competições, 33% disseram que não gostariam de jogar, mas que precisam disso para voltar a receber salário. Também houve 24% que citaram a curta duração da carreira. A soma desses fatores (57%) supera a resposta mais citada – 36% disseram confiar na estrutura que será montada para evitar o contágio.
As motivações de quem votou a favor — Foto: Infoesporte
Entre os atletas que não querem a volta dos campeonatos de futebol, a segurança é a maior preocupação. Esta foi a motivação mencionada por 49%.
A segunda resposta mais citada foi a situação do país – 36% dos atletas concordaram que, com tantos mortos e doentes, não é hora de falar em futebol. Ainda houve os que se sentem vulneráveis e os que gostariam de voltar a jogar, mas seriam impedidos pela família.
A pesquisa da Fenapaf também mediu o nível de confiança dos atletas nos seus clubes no que diz respeito à segurança sanitária oferecida por eles. A maioria (70%) disse acreditar na estrutura oferecida pelos clubes. Os outros 30% duvidam. Os números são próximos do principal resultado da pesquisa, que mostra 68% dos atletas favoráveis à volta dos campeonatos.
As motivações de quem votou contra — Foto: Infoesporte
Grêmio, Pesquisa, Maioria, Jogadores, Futebol, Brasil
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio sabe datas e horários dos jogos na Copinha 2026
Prioridade: Análise Por Um Meia Criativo Titular Após Acerto Com Luis Castro.
Grêmio confirma volta de campeão da Libertadores
Grêmio define meia como nova prioridade após acerto com Luis Castro.
Grêmio encaminha retorno de campeão da Libertadores para comandar equipe de base.
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.