1Win

Grêmio luta contra torcedor por caso de racismo, entenda mais


Fonte: Globo Esporte

Grêmio luta contra torcedor por caso de racismo, entenda mais
Lucas Merçon
Grêmio irá hoje ao STJD por um processo de injúria racial. O clube será julgado nesta sexta-feira, às 14h, por suposta ofensa de um torcedor ao atleta Yony González na derrota por 5 x 4 para o Fluminense, em 5 de maio, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Saiba abaixo mais detalhes que a reportagem do portal de notícias GloboEsporte apurou.



Não é a primeira vez que o Imortal tem de responder por suposto caso de racismo no STJD, o caso Aranha, por exemplo, já completa 5 anos. Dessa vez, o Grêmio pode ser punido com multa de R$ 100 a R$ 100 mil se for condenado no julgamento de hoje. Porém, ainda é um alívio, pois não não há risco de perder pontos ou mandos de campo e atrapalhar a atual campanha do time. Jorge Petersen é o advogado do Imortal que apresentará a defesa.

Se conseguirem identificar o torcedor que proferiu as ofensas, ele pode ser proibido de frequentar estádios pelo prazo mínimo de 720 dias. O Grêmio recebeu imagens da gestora da Arena logo após o episódio e trabalha justamente para fazer a identificação do responsável, o que ainda não tinha ocorrido até a noite de quinta-feira.

Mudança de cultura
O Grêmio se preocupada com a punição e já se prepara para a hipótese de um novo julgamento no Pleno do STJD. Tentarão recorrer em caso de condenação e sabe que a Procuradoria fará o mesmo caso seja absolvido.

O discurso é de que ofensas de cunho racial não serão toleradas no estádio. Para que episódios como estes não aconteçam novamente no futuro o Grêmio trabalhou nos bastidores afim de manter sua imagem intacta. Diretores de torcidas organizadas foram convocados pare reuniões e o Grêmio anunciará uma série de mudanças.



Cânticos com a palavra "macaco" serão banidos do estádio para se referir aos torcedores do Inter, sem dar ouvidos aos argumentos de alguns setores da torcida de que o termo não tem conotação racial.

A denúncia contra o Grêmio ganhou corpo a partir de imagens divulgadas pela TV oficial do Fluminense. Entenda abaixo.





A Procuradoria do STJD analisou as imagens do fato acontecido após o quinto gol do Fluminense na goleada por 5 a 4. Um torcedor gritou "macaco" enquanto Yony González comemorava o feito. Nada havia sido relatado na súmula pela equipe de arbitragem do jogo. Na denúncia, destacou que a infração é de alta gravidade e lembrou do caso Aranha, então goleiro do Santos, que foi vítima de insultos racistas de parte da torcida do Grêmio em jogo pela Copa do Brasil de 2014.



Em 24 de agosto de 2014, uma torcedora foi flagrada ao chamar o goleiro do Santos de "macaco", na partida vencida pelo Santos diante do Grêmio por 2 a 0, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. Além dela, outros três torcedores foram acusados pelo caso. No total, sete pessoas foram identificadas cometendo injúrias contra o goleiro.




STJD, RACISMO, GRÊMIO, IMORTAL, TRICOLOR GAÚCHO, INJÚRIA, TORCEDOR

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/4/2024









































23/4/2024