1Win

VAR no Brasileirão: quando ele pode ser usado

A tecnologia chegou para ficar, e em 2019 vai fazer a sua estreia no principal campeonato do nosso país!


Fonte: goal.com

VAR no Brasileirão: quando ele pode ser usado
O Brasileirão 2019 contará com o VAR pela primeira vez na história. O auxílio da tecnologia estará presente em todos os 380 duelos. E para você entender tudo direitinho, a Goal explica abaixo quando o árbitro de vídeo pode ser acionado, de que forma e o que significa os gestos que serão feitos pelos juízes.



Em qual situação será usado?
De acordo com a CBF, o VAR será acionado apenas em quatro tipos de jogadas decisivas: gol, pênalti, cartão vermelho e erro de identificação.

Em caso de gol
O VAR pode checar se a bola ultrapassou ou não toda a linha de gol, se a esfera saiu de campo no lance, se há impedimento que anule o tento, se existe falta do atacante na jogada.

Em caso de pênalti
Se foi de fato falta e se o lance aconteceu dentro ou fora da área; se a bola saiu de campo na jogada do pênalti, se há impedimento que anule o pênalti ou se o atacante faz falta antes do pênalti.

Cartão vermelho
Apenas em casos de cartão vermelho direto: o VAR analisa se houve alguma infração que gerou o lance do cartão vermelho. O VAR também informa quando uma falta foi grave o bastante – e não vista pelo árbitro de campo - para ser punida com o cartão vermelho.

Importante destacar que o VAR não pode checar um cartão vermelho oriundo de um segundo cartão amarelo.

Erro de identificação
Ajuda o árbitro a corrigir se um cartão foi dado para um jogador errado.

Soberania do árbitro de campo
O VAR apenas avisa ao juiz quando uma marcação decisiva pode estar errada. O árbitro não é mudado a mudar a sua marcação. O árbitro de campo pode concordar direto com a observação do VAR ou pedir para ver as imagens através das telas que estarão ao lado de cada campo.

Jogador ou técnico podem pedir o VAR?
Não. O uso tecnológico é uma decisão apenas do corpo de arbitragem. Vale destacar que todas as situação estão sendo ininterruptamente avaliadas.

Existe um limite de tempo para ver as imagens?
Não. A ideia principal prioriza a precisão sobre a velocidade. Entretanto, a ideia é fazer o mais rápido possível.

Entenda os gestos do árbitro

Mão no fone de ouvido: significa que o VAR está olhando os replays do lance.

Quando o juiz ‘desenha’ uma TV com as mãos, apontando para o monitor: o árbitro irá olhar as imagens para tomar sua decisão.

Quando o juiz ‘desenha’ uma TV com as mãos, apontando para o local da jogada: significa que o árbitro tomou uma decisão com a ajuda do VAR e indica a marcação final.





Grêmio, VAR, Brasileirão, Funcionamento


VEJA TAMBÉM
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão





Comentários



Mario Karlinski     

Vai continuar uma merda, os árbitros nunca eram, e São muito arrogantes e não admitem que possam estar errados. Vai dar mais polêmicas. Continuaram beneciando os grandes.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/4/2024
































22/4/2024