O Grêmio visita o Corinthians na noite desta quarta-feira (18), às 21h45, na Arena Corinthians, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda sonhando com o título, o técnico Renato Portaluppi deve levar a campo o time titular, incluindo o retorno do camisa 7, Luan.
Leia Mais: Zagueiro que colocou o Panamá na Copa do Mundo se declara a time sul-americano
Jorge Valdivia escapa de punição pesada no futebol chileno
De volta ao segundo lugar, o Tricolor Gaúcho tem 49 pontos e pode diminuir a diferença para o líder para apenas seis, caso conquiste a vitória, colocando pressão no favorito ao título.
É bem verdade que o retrospecto do Grêmio jogando em Itaquera não é dos mais animadores (uma derrota e dois empates), mas o Imortal tem grandes vitórias e, até mesmo, conquistas históricas atuando como visitante diante do rival desta noite.
Um dos nomes que unem as duas equipes é Tite. Se hoje Adenor tem a história ligada ao Corinthians, foi por meio do Grêmio que os corinthianos ouviram pela primeira vez o nome do atual treinador da seleção.
Dezesseis anos atrás, o ano era 2001, Grêmio e Corinthians se enfrentaram na final da Copa do Brasil. De um lado, Vanderlei Luxemburgo, recém-demitido da Seleção Brasileira , de outro, Tite, campeão gaúcho com o Caxias no ano anterior.
Após empate no Olímpico por 2 a 2, o Corinthians era o grande favorito para levantar o caneco, em decisão realizada no Morumbi, em um domingo à tarde. Mas o esquema tático implementado por Tite sufocou a equipe paulista desde o início, abafando qualquer intenção de pressionar e esfriando a torcida da casa.
No fim do primeiro tempo veio o primeiro golpe. Marinho abriu o placar aos 42 minutos. Zinho, logo aos dois minutos da etapa final acabou com qualquer estratégia pensada por Luxemburgo durante o intervalo.
Aos 30, Ewerthon diminuiu e deu nova esperança ao Corinthians, já que um empate por 2 a 2 levaria a partida para os pênaltis. Mas Marcelinho Paraíba, o craque daquele time, e vivendo, talvez, sua melhor fase na carreira definiu o placar aos 42 minutos.
Era o primeiro título nacional de Tite. A terceira taça da Copa do Brasil gremista. A vingança pela derrota na final em 1995.
Relembre esse jogo:
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Comentários (1)
Em 2009 e 2016 metemos 3x0 nesse time de presidiários...hoje vamos ganhar de novo.
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.