1Win

Entre grandes brasileiros, ninguém chega mais longe na Libertadores que gaúchos


Fonte: ESPN

Entre grandes brasileiros, ninguém chega mais longe na Libertadores que gaúchos
Na última quarta-feira, o Grêmio venceu o Botafogo por 1 a 0, na Arena, e se classificou para mais uma semifinal de Libertadores em sua história.


Agora, o "Imortal" é o único time brasileiro ainda com chance de título no torneio, já que as outras equipes do país (Flamengo, Santos, Palmeiras, Chapecoense, Atlético-MG e o próprio Bota) ficaram pelo caminho.

Ir longe na competição sul-americana, aliás, é hábito para os clubes gaúchos, já que, numa comparação entre os 12 grandes do país, os rivais Grêmio e Internacional são os que acumulam melhor retrospecto no que diz respeito a ir longe na Libertadores.

Levantamento feito pelo ESPN.com.br mostra que os gigantes de Porto Alegre acumulam 14 semifinais e 4 títulos em 28 participações no torneio.

Dessas, 8 semifinais e 2 títulos vieram em 17 participações do Grêmio, enquanto 6 semifinais e outros 2 títulos foram fruto das 11 edições disputadas pelo Inter.

Portanto, os gaúchos têm um impressionante aproveitamento de 50% de semifinais e 14% de títulos na história da competição.

Mesmo tendo alguns dos clubes mais ricos do país, os paulistas ficam atrás do gaúcho e possuem o 2º melhor aproveitamento entre os grandes no histórico.

Até hoje, foram 26 semifinais e 8 títulos, mas em 61 participações.

Foram 10 semifinais e 3 títulos do São Paulo em 18 participações; 8 semifinais e 3 títulos do Santos em 13 participações; 6 semifinais e 1 título do Palmeiras em 17 participações; e 2 semifinais e 1 título do Corinthians em 13 participações.

No geral, o retrospecto dos paulistas é de 43% de semifinais e 13% de títulos.

Mineiros e cariocas por último

Depois de gaúchos e paulistas, quem tem o melhor aproveitamento são os grandes mineiros: ao todo, são 8 semifinais e 3 títulos em 33 participações.

São 6 semifinais e 2 títulos do Cruzeiro em 24 participações, mais 2 semifinais e 1 título do Atlético-MG em 9 oportunidades.

Logo, o aproveitamento da dupla de Belo Horizonte é de 33% de semifinais e 12% de títulos.

Por fim, os cariocas têm o pior retrospecto entre os grandes brasileiros na Libertadores.

Ao todo, são 7 semifinais e 2 títulos em 32 participações.

A divisão é feita da seguinte forma: o Flamengo tem 3 semifinais e 1 título em 13 participações; o Vasco tem 1 semifinal e 1 título em 8 participações; o Botafogo tem 2 semifinais e 0 título em 5 participações; e o Fluminense tem 1 semifinal e 0 título em 6 participações.

Portanto, o aproveitamento dos cariocas é de apenas 22% de semifinais e 6% de títulos.

O Rio de Janeiro, aliás, é quem tem o maior "jejum" de tempo em conquista de Libertadores. O último clube do Estado a levantar a tão cobiçada taça da Conmebol foi o Vasco, em 1998 - ou seja, há quase duas décadas.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio tem razão em reclamar da arbitragem
- Grêmio perde para o Bahia e deixa o G-6 do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Bahia





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

29/4/2024













28/4/2024