Jogo teste no Paraguai. A pedido da Conmebol, os jogadores forçaram jogadas polêmicas (Foto: Leandro Canônico)
A Conmebol finalizou nesta sexta-feira, no Paraguai, um período de dez dias de treinamento para a implantação dos árbitros de vídeo nas semifinais e finais da Libertadores da América de 2017. Os semifinalistas Grêmio, Barcelona (do Equador), Lanús e River Plate (ambos da Argentina) receberão representantes da entidade para serem atualizados das regras.
– Vamos chegar dias antes nas cidades para explicar todo o funcionamento e realizarmos partidas testes nos estádios. Vamos também conversar com os clubes e os jogadores sobre o árbitro de vídeo e explicar a funcionalidade dele – comentou Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol.
Os árbitros selecionados pela entidade que comanda o futebol sul-americano passaram os últimos dez dias entre treinamentos teóricos, simulados e práticos na sede da Conmebol. Houve também a realização de um torneio de base com equipes paraguaias para que eles tivessem 15 jogos reais para trabalhar.
– A nossa expectativa é que haja mais justiça no futebol. E que o fair play seja mais aplicado. Somos a primeira confederação a investir em árbitros de vídeo e esperamos que possamos ter sucesso nas partidas finais da Libertadores – disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
Numa cabine, árbitros de vídeo analisam os lances (Foto: Leandro Canônico)
De acordo com o protocolo da Fifa, o árbitro de vídeo deve ser utilizado apenas para evitar erros claros. Por esse motivo, somente quatro decisões podem ser revisadas: gols, pênaltis, cartões vermelhos e confusão de identidade. Se houver dúvida no lance, o árbitro de vídeo comunica o juiz de campo e esse decide ou não pela análise.
Entenda como funciona cada um dos casos:
1 – Gols
Vão ser avaliadas faltas fora da jogada.
Infrações da equipe que ataca na criação do gol.
Bola fora de jogo em lance prévio ao gol.
2 – Pênaltis
Pênaltis incorretamente marcados.
Pênaltis não marcados.
Falta prévia à jogada do pênalti cometida pela equipe atacante.
Bola fora dos limites antes da jogada do pênalti.
3 – Cartão vermelho
Evitar decisões erradas na expulsão de um jogador.
As revisões se limitam a cartões vermelhos diretos. Não incluem segundo amarelo.
Observar faltas fora do lance.
4 – Confusão de identidade
Alertar para punições para o jogador errado.
Sala na sede da Conmebol onde os árbitros fizeram simulados com jogos que já ocorreram (Foto: Leandro Canônico)
O que diz o Grêmio
Único time brasileiro classificado para as semifinais da Libertadores, o Grêmio enviou Andre Zanotta, executivo de futebol do clube, para a palestra de encerramento do curso na Conmebol. Ele se mostrou totalmente a favor da implantação durante a competição – era pra ter sido feita nas quartas de final, mas ficou para as semis.
– Toda ajuda para minimizar os erros é bem-vinda. É muito desgastante você ter polêmica dentro de um jogo. Acho positivo o árbitro de vídeo. Não só minimiza o erro como também traz uma justiça maior ao jogo. E esvazia a reclamação dos jogadores, porque eles sabem que todas as jogadas estão sendo checadas – disse Zanotta.
Antes de a Conmebol fazer o encontro com os clubes e passar aos jogadores as orientações sobre o árbitro de vídeo, a diretoria do Grêmio, junto da comissão técnica, quer preparar o elenco para que ele chegue com mais dúvidas pertinentes ao bate-papo com a entidade.
– Tende a mudar o comportamento dos jogadores em muitos casos, porque tudo estará sendo avaliado – acrescentou o executivo do time gaúcho.
https://s2.glbimg.com/QSIJV_pN0wI1fxBzNg-V4_KPy5Q=/0x0:1280x960/1000x0/smart/filters:strip_icc()/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/09/22/whatsapp_image_2017-09-22_at_14.05.10.jpeg" width="100%" /> Pronunciamento do presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez (Foto: Leandro Canônico)
Mas como funciona o árbitro de vídeo?
Além do trio de arbitragem em campo (árbitro e dois auxiliares), em uma área isolada, com os mesmos sinais recebidos pelas transmissões televisivas, estará outro trio, no mesmo formato, acompanhado de um produtor de imagem para auxiliar na checagem.
– Não queremos que o árbitro no campo seja um controle remoto. Não é isso. Ele continua sendo o líder. A decisão é dele. O árbitro de vídeo estará lá para ajudar a evitar erros claros, não de interpretação – explicou Seneme.
O árbitro de campo também terá um monitor dentro do gramado para poder checar, se quiser, o lance. A orientação é evitar lances de interpretação e focar nos claros.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!