1Win

Grêmio usa pausa de um mês para recuperar Luan e ajustar time até semifinal

Tricolor terá seis jogos pelo Brasileirão nos próximos dias antes do primeiro duelo com o Barcelona-EQU pela Libertadores


Fonte: Globo Esporte

Grêmio usa pausa de um mês para recuperar Luan e ajustar time até semifinal
Grêmio tem como grande missão recuperar Luan para a semifinal (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)
Após 90 minutos de sofrimento na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, Renato Portaluppi extravasou a felicidade pela vaga do Grêmio na semifinal da Libertadores ao seu jeito habitual, ao dizer que iria tomar "alguns chopes" antes de pensar no futuro de sua equipe. Brincadeiras à parte, o técnico tem pela frente mais de um mês de trabalho, com uma série de jogos pelo Brasileirão no caminho, até o primeiro duelo com o Barcelona-EQU para definir uma vaga na final da América.



E conta com uma estratégia delimitada, que envolve a recuperação plena de Luan, ajustes na equipe e estudo ao adversário equatoriano para chegar à decisão com a retomada do bom futebol já consolidada.

"Pode ter certeza que vamos ter tempo de recuperar alguns jogadores, principalmente o Luan, corrigir os erros e trabalhar bastante". (Renato Portaluppi)

O Grêmio cumprirá ao menos 34 dias desde a vitória sobre o Botafogo até o primeiro jogo da semifinal, a ser disputado em solo equatoriano, entre os dias 24 e 26 de outubro. A partida da volta, na Arena, deve ser realizada entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. A Conmebol ainda não oficializou as datas.

Neste período o Tricolor terá um total de seis compromissos pelo Campeonato Brasileiro, com direito até a um embate com o líder Corinthians (confira na tabela abaixo). Publicamente, o clube não abre mão de tentar reduzir a distância ao líder, ainda que admita as adversidades da ingrata missão de tirar 10 pontos de desvantagem. A primeira partida ocorre já neste domingo, às 19h, contra o Bahia, na Fonte Nova, pela 25ª rodada.



Recuperação de Luan... E quem sabe de Douglas

O primeiro ponto a fazer os gremistas celebrarem a longa pausa até a semifinal é o prazo hábil e até confortável para conduzir o tratamento da lesão muscular de Luan – algo ressaltado por todos, do presidente a Renato e torcedores, após a classificação. A vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, aliás, evidencia todo o esforço feito pelo camisa 7 para pelo menos ir ao banco e entrar em campo nos minutos finais.

"Agora, vamos fazer as coisas, que foram meio atropeladas. Ele não estava na condição melhor, mas era o jogo do ano. Ele evoluiu muito bem". (Paulo Rabaldo, médico)

Luan cumpre uma rotina de tratamento intensivo por vezes em três turnos desde 7 de setembro, quando manifestou o problema. Ausente do jogo de ida, o jogador fez um teste na véspera da partida, em que sentiu dores nas arrancadas e nas finalizações, em treino na Arena, e praticamente ficou fora da decisão. Algo que não se concretizou graças ao esforço do atleta para ficar ao menos no banco, avalizado por uma avaliação final, já no vestiário.

Douglas voltou a sentir joelho operado em treino recente (Foto: Reprodução / RBS TV)

Agora, Luan ficará 10 dias em tratamento, num cronograma de fisioterapia, tratamento com anti-inflamatórios e manutenção e recuperação física até ser liberado ao elenco. O camisa 7 deve fazer ainda um teste em coletivo ou jogo-treino antes de voltar a campo pelo Brasileirão.

Há expectativa, bem mais reduzida, até de que Douglas volte para ficar à disposição. O camisa 10, porém, vem de um longo período de inatividade, em recuperação de uma ruptura nos ligamentos do joelho esquerdo.

– Tem um mês de jogos, estamos recebendo reforços, o Luan e o Geromel. Quem sabe o Douglas esteja à disposição para ajudar. A gente não sabe se não vai ter perda. Nós jogadores vamos querer estar todos à disposição para estar com grupo muito forte, jogando cada vez melhor – afirma Ramiro.

Retomada do bom futebol

O Grêmio teve de se apegar a uma atuação de muita transpiração e empenho, ao melhor estilo "copeiro", para avançar à semifinal. E graças a uma noite de pouca inspiração, numa partida bem abaixo do rendimento de uma equipe que chegou a ser apontada como a dona do futebol mais vistoso do país – uma tônica, aliás, dos últimos jogos do Grêmio na temporada.

O Tricolor viu a alcunha de "melhor futebol" se esvair pelas atuações anteriores à vitória de quarta-feira. Em um recorte de sete jogos, a equipe conseguiu anotar gols e sair com o triunfo em apenas um, o 5 a 0 sobre o Sport. As explicações para o desempenho ruim recaem sobre os desfalques, em especial no setor de criação. Sem Luan, Renato não contou com peças de reposição para o meio-campo ofensivo, após as saídas de Gastón Fernández, Bolaños e Lincoln, somadas à baixa de Maicon.

Renato terá de corrigir erros recentes do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

O resultado foi um time com dificuldades para aplicar seu estilo de jogo costumeiro, de intensidade, triangulações e valorização da posse de bola para atacar. Tudo isso pode ser corrigido ao longo de 34 dias.

– A gente tem sempre que evoluir em diversos critérios. O time sempre tem que estar almejando mais. Aqui no Grêmio não é diferente. A gente reconhece nossos defeitos, reconhece que pode estar sempre evoluindo – analisa Ramiro.

Estudar o adversário

Após a vitória sobre o Botafogo, todos os gremistas afinaram o discurso ao afirmar que o Barcelona-EQU é um adversário difícil, em especial pelo histórico com triunfo sobre o Botafogo fora de casa e eliminações sobre Palmeiras e Santos, nas oitavas e nas quartas da Libertadores. Mas ficou nítido que ainda é preciso coletar mais detalhes e estudar o adversário antes da semifinal para traçar uma estratégia às decisões.

Uma análise superficial indica cuidados com a velocidade dos rivais ao explorar as jogadas pelas pontas, em especial fora de casa, em que os mandantes costumam deixar espaços.

– Eles eliminaram Palmeiras, Santos, têm grandes jogadores. É um time que está muito encaixado. A gente está na semifinal. Temos que enfrentar os melhores. E sempre seguir trabalhando. Temos um mês para recuperar muitos jogadores, encaixar mais o time e evitar situações. E ter calma. Nessas horas precisa muito – afirma Barrios.

Grêmi irá estudar o Barcelona-EQU (Foto: Ivan Storti/ Santos FC)

E o Brasileirão?

O foco recai sobre a busca pelo tri da América, mas o Grêmio ainda mantém uma esperança remota de alcançar o líder Corinthians – a distância é de 10 pontos, a ser vencidos em 14 rodads restantes. Com um duelo direto em vista, o Tricolor tentará de fato reduzir a distância ao Timão. Mas há um cuidado até para manter a margem aos rivais que estão logo atrás na tabela. Vice-líder com 43 pontos, o clube vê adversários se aproximarem, como o Santos, o Palmeiras e até o Flamengo.

– Temos que focar no Brasileiro. Libertadores passamos. Temos chances, 10 pontos. Estamos na briga. O Palmeiras tem 13 pontos e acredita. Por que a gente que tem 10 não pode acreditar? Temos que focar para fazer um grande jogo e diminuir a distância para o Corinthians – afirma Cortez.

O Grêmio faz um último treino em Porto Alegre na manhã desta sexta-feira, antes do embarque da delegação rumo a Salvador, à tarde. O Tricolor encara o Bahia no domingo, às 19h, na Arena Fonte Nova, pela 25ª rodada do Brasileirão.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio tem razão em reclamar da arbitragem
- Grêmio perde para o Bahia e deixa o G-6 do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Bahia





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

29/4/2024


28/4/2024