Meados de junho de 2017: o Grêmio despacha o Fluminense na Copa do Brasil em pleno Maracanã e encanta o Brasil por seu futebol vistoso, rotulado por muitos como o "melhor do país". Três meses depois, os elogios deram lugar à preocupação com a queda de rendimento da equipe nas últimas partidas, evidenciada pela derrota por 1 a 0 para a Chapecoense. E que leva o elenco de Renato Poraluppi a se mobilizar por soluções para espantar a má fase às vésperas do "jogo do ano" na decisão contra o Botafogo, na quarta-feira, na Arena, pelas quartas de final da Libertadores.
"É achar soluções aqui dentro. Não tem terra arrasada. O Renato vai avaliar o que a gente tem que melhorar. É o jogo do ano. Vamos fazer de tudo para conquistar a classificação" (Marcelo Grohe)
De fato, o revés em casa para a Chape, neste domingo, pela 24ª rodada do Brasileirão, passa longe de ser um ponto fora da curva no atual momento gremista. Também apresenta reflexos bem mais graves do que ver o líder Corinthians voltar a abrir 10 pontos de vantagem, em mais uma chance de aproximação desperdiçada. Com o tropeço, a oscilação empurrou o Grêmio ao Z-4 do returno do Campeonato Brasileiro, com apenas quatro pontos somados em cinco jogos e um aproveitamento de míseros 26% – número bem distante dos 68,4% de aproveitamento alcançados no primeiro turno, por exemplo.
Não para por aí. O Tricolor ainda é dono do melhor ataque da competição, com 48 gols anotados. Mas convive com um período de seca na temporada. Nem tanto pelo número de tentos, é verdade, mas por sua distribuição. A equipe só marcou em três dos últimos 10 jogos entre Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão, com um total de oito gols. O recorte é ainda mais grave nas sete partidas mais recentes, em que balançou as redes apenas uma vez, na goleada por 5 a 0 sobre o Sport, na Arena.
O discurso gremista, porém, atenua a fase de instabilidade vivenciada pelo Tricolor três dias antes do jogo da volta com o Botafogo. Ainda sem jogar a toalha na disputa pelo título do Brasileirão, Renato nega que sua equipe viva um mau momento e se apega ao 0 a 0 conquistado no Engenhão e ao apoio da torcida para garantir a vaga na semifinal.
– Instável, não. O Grêmio não chega num momento maravilhoso, mas conseguiu, querendo ou não, um bom resultado no Rio de Janeiro. Não fez um gol, mas também não tomou. Aqui a gente pode fazer a diferença, com todo o apoio da nossa torcida. Se fosse fácil, estaria todo mundo no lugar do Grêmio. Mas vamos ter o apoio maciço da nossa torcida para ir em busca do nosso objetivo na Libertadores – afirma o técnico.
Há, claro, um consenso interno de que as ausências de Pedro Geromel e Luan têm relação direta com as dificuldades nos últimos três jogos. Os dois se recuperam de problemas musculares e são dúvidas, inclusive, para o jogo de quarta-feira. Chega a ser redundante falar da importância do zagueiro para o sistema defensivo, mas a baixa do camisa 7 é a que mais emperra a mecânica de atuação da equipe, em especial após a saída de Pedro Rocha ao Spartak Moscou.
Os gremistas se ressentem de um jogador de criação para ocupar a função do camisa 7, carência ainda mais evidenciada pela ausência de Douglas, ainda lesionado, e pelas negociações de Bolaños e Gastón Fernández. Sem um atleta da posição, Ramiro e Léo Moura, um volante e um lateral-direito, se revezaram ao atuar centralizados nas partidas contra Botafogo e Chapecoense. O resultado neste domingo, por exemplo, foi uma equipe que teve 70% da posse de bola, mas de forma improdutiva, sem causar muito perigo ao gol de Jandrei. O goleiro não fez uma defesa difícil sequer ao longo de 90 minutos.
– O time está se ressentindo de um jogador de criação. Tínhamos quatro jogadores para fazer essa função: Doulgas, Luan, Bolaños e o Gastón. Perdemos os quatro, o time se ressente muito da falta de um jogador de criação, e jogamos contra adversários que vêm fechados aqui na Arena. Estamos encontrando dificuldades. A minha avaliação é essa, essa queda de produção se deve à falta de jogadores capazes de criar na intermediária avançada – ressalta o vice de futebol Odorico Roman.
Em busca de soluções imediatas, o Grêmio se reapresenta para trabalhos na tarde desta segunda-feira, no CT Luiz Carvalho. O Tricolor recebe o Botafogo na Arena na próxima quarta-feira, às 21h30, pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores. Na ida, as duas equipes ficaram no 0 a 0 no Engenhão.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Comentários (12)
vergonha, tá na hora desse Renato volta p praia, não sabe escala um time não tem comando,apresentação as disculpa de sempre , como é que os outros times tão jogando direto cós titular, caso d Botafogo , cruzeiro , Corinthians, vamo acaba o ano sem ganhar nada, se tivesse o Roger nós era campeão nos três , brasileiro ,copa d Brasil,e libertadores, mandem esse mala embora, foi muito bom como jogador , mas como treinador é um mentiroso..
falta jogador de criação! !!!! Pergunto cadê a Diretoria e treinador? Deixaram o circo pegar fogo agora. Desculpas e mais desculpas. Time reserva é só não comparecer ninguém em campo. Deixar de pagar carne. Aí eu quero ver se não muda tudo.
renato ja deu fora tu e o jael
SÓ EU QUE NOTO Q SEMPRE Q O THYERE JOGA, A BOLA BATE NELE E ENTRA ? (no gol ontem da chape bateu nele e tirou do grohe)
não entendo essa diretoria, pagaram horrores pelo Miller bolanhos ,gata Fernandes, Arroyo e Beto da Silva os dois primeiros já saíram e o Renato esta queimando os outros dois.
o Jael veio de lesão praticamente nem jogou esse ano e já entra de titular e os caras ficam no banco. porra é de ficar puto mesmo, depois o jogador começa a aprontar pra sair eles vem pra mídia dizer que o cara é problemático.
o Renato coloca os jogadores muito no ataque e não consegue chegar até o gol. tem que colocar 3 zequeiro 2 lateral 3 meio campo e 2 atacante
Queria saber o que o Renato ve no Jael, Jael e cruel com ele mesmo. Meu deus, a covardia impera no gremio. Com saida de Espinosa acabou o gremio.Fora Roman
culpa do Renato que escolhe campeonato e coloca na cabeça destes pau de arara, time mediocre é o grêmio!!!!
A perda de jogadores num ano onde jogamos 3 campeonatos difíceis e complicado
FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345
OLÀ PESSOAS E DESBLOQUEIO TODO OS CANAIS DE TV PRO ASSINATURA DE QUALQUE LUGA DO BRASIL SKY NET TV CLARO OI TV.
TAMBEM. REDUZIMOS O VALO DA SUA FATURA MAIS. INFORMAÇÃOS. ZAP 11983413949
o Renato não pode fugir das responsabilidades o gremio caiu muito de produção e também perdeu um jogador importante ainda abriu mão do brasileirão mesmo falando ao contrário a prova disso e escalar os reservas
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!