Hoje no Grêmio, trajetória nem sempre foi fácil (Foto: Diego Guichard)
Ao olhar para trás e reviver o passado, os olhos do lateral-esquerdo Breno ficam marejados. A vida do garoto de 19 anos mudou rapidamente de um ano para cá. Nascido em Teodoro Sampaio, município com pouco mais de 20 mil habitantes, no interior do Estado de São Paulo, o titular da lateral esquerda gremista aproveita o período de folga do time - que se reapresenta no dia 16 de junho - para voltar à sua cidade.
Ele, que no início do ano estava com o futuro incerto, retorna ao interior com o contrato renovado até março de 2017, além da experiência recente de ter sido o titular com a camisa 6 da seleção brasileira sub-20 no Panda Cup.
- Esse último ano foi incrível. Volto para Teodoro com a sensação de que estou no caminho certo. Ainda tenho muito o que construir e fazer no Grêmio - disse ele, sem margem para dúvidas.
Feliz, poucos sabem a trajetória do jogador até a titularidade em um dos maiores clubes do país. Breno relembrou o desejo de sumir quando não era sequer relacionado para os jogos no RB Brasil.
O início, nas escolinhas da cidade natal, foi duro. A mudança para Presidente Prudente, já acertado com o Centro de Formação de Atletas (CFA), foi decisiva. Com bagagem e potencial para crescer, o destino foi o RB Brasil, conhecido por formar e revelar atletas. Mas nem tudo era festa.

Semblante sério ao falar do passado e concentrado ao projetar o futuro. Com 19 anos, Breno mostra maturidade
(Foto: Mateus Tarifa / GloboEsporte.com)
- A estrutura deles (RB Brasil) é incrível. Tudo ótimo. Mas na época, eu não estava sendo muito utilizado, queria abandonar, sumir. Foi aí que duas pessoas tiveram um papel fundamental: minha mãe e o Sérgio, preparador físico, que me ofereceu até sua casa para eu dormir e me levava para a igreja. Sou muito grato por isso - contou, sem esconder a emoção.
A volta por cima não demorou, a mudança para o Tricolor gaúcho foi no início do ano passado. Contratado inicialmente para a base, Breno começou a figurar nos treinos entre os profissionais. No começo deste ano, a comissão técnica resolveu colocar apenas o sub-20 em campo no Campeonato Gaúcho. A tão esperada chance apareceu. E não escapou.
- A ida para o Sul mudou tudo. Consegui desenvolver o meu futebol e graças a Deus me firmei no time principal. Quando nos avisaram que o sub-20 seria o time principal no Gaúcho, pensei: é agora ou nunca.
A balança
Maria Luiza, a mãe, segundo ele mesmo define, é o ponto de equilíbrio. O apoio é incondicional.
- Ela me apoia em tudo. Teve uma vez que eu precisava de dinheiro e ela pegou emprestado para me ajudar. Agora, após as partidas no Grêmio, ela me dá uma cornetada. Diz que preciso marcar melhor, melhorar isso e aquilo. Fala as notas que me deram nos sites. É engraçado.
Um pouco da retribuição virá na próxima semana. Com a volta aos treinamentos, Breno embarca para Porto Alegre neste domingo (15). Dessa vez, a distância fica para trás e Maria Luiza vai junto.
- Ela luta um pouco e é resistente. Mas agora não tem jeito, ficará duas semanas comigo no Sul.

Breno posa com o troféu do torneio conquistado na China (Foto: Arquivo Pessoal)
A nova vida
Dia comum. Caminho também. Breno vai em direção a uma padaria em Porto Alegre. Ao chegar, faz seu pedido e aguarda. Normal. Segundos depois, um funcionário diz: "Te conheço. Você é o Breno do Grêmio". Pouco acostumado com a situação e tímido, responde: "Sim, sou eu". Na ocasião, um grupo se aproxima e pede autógrafos e fotos.
- Fiquei, ao mesmo tempo, arrepiado, feliz e nervoso. Nunca tinha acontecido. Ser reconhecido como um jogador de futebol. É tudo o que eu sempre quis.
Sério, concentrado e de sorriso fácil, Breno tem a certeza de que o primeiro passo foi dado. A sequência, dentro e fora de campo, está arquitetada na cabeça do jogador.
- Um passo de cada vez. Sei até onde posso chegar. Tenho muito a fazer.

O passado nem sempre foi fácil. Dono de um sorriso fácil, Breno é o reflexo da boa fase (Foto: Mateus Tarifa / GloboEsporte.com)
VEJA TAMBÉM
- REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
- IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
- VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada
Ao olhar para trás e reviver o passado, os olhos do lateral-esquerdo Breno ficam marejados. A vida do garoto de 19 anos mudou rapidamente de um ano para cá. Nascido em Teodoro Sampaio, município com pouco mais de 20 mil habitantes, no interior do Estado de São Paulo, o titular da lateral esquerda gremista aproveita o período de folga do time - que se reapresenta no dia 16 de junho - para voltar à sua cidade.
Ele, que no início do ano estava com o futuro incerto, retorna ao interior com o contrato renovado até março de 2017, além da experiência recente de ter sido o titular com a camisa 6 da seleção brasileira sub-20 no Panda Cup.
- Esse último ano foi incrível. Volto para Teodoro com a sensação de que estou no caminho certo. Ainda tenho muito o que construir e fazer no Grêmio - disse ele, sem margem para dúvidas.
Feliz, poucos sabem a trajetória do jogador até a titularidade em um dos maiores clubes do país. Breno relembrou o desejo de sumir quando não era sequer relacionado para os jogos no RB Brasil.
O início, nas escolinhas da cidade natal, foi duro. A mudança para Presidente Prudente, já acertado com o Centro de Formação de Atletas (CFA), foi decisiva. Com bagagem e potencial para crescer, o destino foi o RB Brasil, conhecido por formar e revelar atletas. Mas nem tudo era festa.

Semblante sério ao falar do passado e concentrado ao projetar o futuro. Com 19 anos, Breno mostra maturidade
(Foto: Mateus Tarifa / GloboEsporte.com)
- A estrutura deles (RB Brasil) é incrível. Tudo ótimo. Mas na época, eu não estava sendo muito utilizado, queria abandonar, sumir. Foi aí que duas pessoas tiveram um papel fundamental: minha mãe e o Sérgio, preparador físico, que me ofereceu até sua casa para eu dormir e me levava para a igreja. Sou muito grato por isso - contou, sem esconder a emoção.
A volta por cima não demorou, a mudança para o Tricolor gaúcho foi no início do ano passado. Contratado inicialmente para a base, Breno começou a figurar nos treinos entre os profissionais. No começo deste ano, a comissão técnica resolveu colocar apenas o sub-20 em campo no Campeonato Gaúcho. A tão esperada chance apareceu. E não escapou.
- A ida para o Sul mudou tudo. Consegui desenvolver o meu futebol e graças a Deus me firmei no time principal. Quando nos avisaram que o sub-20 seria o time principal no Gaúcho, pensei: é agora ou nunca.
A balança
Maria Luiza, a mãe, segundo ele mesmo define, é o ponto de equilíbrio. O apoio é incondicional.
- Ela me apoia em tudo. Teve uma vez que eu precisava de dinheiro e ela pegou emprestado para me ajudar. Agora, após as partidas no Grêmio, ela me dá uma cornetada. Diz que preciso marcar melhor, melhorar isso e aquilo. Fala as notas que me deram nos sites. É engraçado.
Um pouco da retribuição virá na próxima semana. Com a volta aos treinamentos, Breno embarca para Porto Alegre neste domingo (15). Dessa vez, a distância fica para trás e Maria Luiza vai junto.
- Ela luta um pouco e é resistente. Mas agora não tem jeito, ficará duas semanas comigo no Sul.

Breno posa com o troféu do torneio conquistado na China (Foto: Arquivo Pessoal)
A nova vida
Dia comum. Caminho também. Breno vai em direção a uma padaria em Porto Alegre. Ao chegar, faz seu pedido e aguarda. Normal. Segundos depois, um funcionário diz: "Te conheço. Você é o Breno do Grêmio". Pouco acostumado com a situação e tímido, responde: "Sim, sou eu". Na ocasião, um grupo se aproxima e pede autógrafos e fotos.
- Fiquei, ao mesmo tempo, arrepiado, feliz e nervoso. Nunca tinha acontecido. Ser reconhecido como um jogador de futebol. É tudo o que eu sempre quis.
Sério, concentrado e de sorriso fácil, Breno tem a certeza de que o primeiro passo foi dado. A sequência, dentro e fora de campo, está arquitetada na cabeça do jogador.
- Um passo de cada vez. Sei até onde posso chegar. Tenho muito a fazer.

O passado nem sempre foi fácil. Dono de um sorriso fácil, Breno é o reflexo da boa fase (Foto: Mateus Tarifa / GloboEsporte.com)
VEJA TAMBÉM
- REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
- IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
- VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Zagueiro jovem traz esperança ao Grêmio na busca por solidez defensiva em campeonato decisivo
REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada
Grêmio retoma interesse em Renzo Garcés e jogador toma decisão sobre o futuro
Grêmio tem amistoso contra a Chapecoense antecipado; veja a nova data e horário
Grêmio faz proposta por Diego Caito e tenta fechar lateral antes da volta do Brasileirão
Grêmio fatura R 100 milhões com saída de Viery para a Fiorentina em transação rápida e estratégica
VENDA MILIONÁRIA! Grêmio acerta saída de Viery para a Fiorentina por até R 100 milhões
Mudança estratégica: Grêmio antecipa amistoso contra Chapecoense para evitar conflito com a Seleção Brasileira
Venda de Viery à Fiorentina: Grêmio fatura R 100 milhões e garante futuro no mercado europeu
Hercílio Luz cobra o Grêmio após venda de André Henrique ao futebol turco
Após 317 dias, Villasanti volta ao Grêmio e pode iniciar nova fase no meio-campo
Arezo pressiona por acerto e Peñarol avança para comprar atacante do Grêmio