1Win

Sem dar mole: Grêmio tem problemas, mas se cobra por nova postura na Liberta

Atitude passiva no revés por 1 a 0 para o Vasco na noite de sábado alerta tricolores para recuperar bom futebol contra o Botafogo, na quarta-feira; dupla lesionada ainda é dúvida


Fonte: Globo Esporte

Sem dar mole: Grêmio tem problemas, mas se cobra por nova postura na Liberta
Renato terá de reerguer o grupo para o jogo de quarta-feira (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)
"Mais mole era impossível", atestou Renato Gaúcho na entrevista coletiva após a derrota do Grêmio para o Vasco por 1 a 0 na noite de sábado, pela 23ª rodada do Brasileirão. E foi justamente a imagem que os jogadores passaram durante os 90 minutos em São Januário. Superior na posse de bola, o Tricolor pouco assustou o time adversário, com uma postura passiva em campo. Desta forma, o treinador terá como missão dar uma "mexida" no vestiário para o jogo de quarta-feira contra o Botafogo, pelas quartas de final da Libertadores. Fora das quatro linhas, o clube mantém a apreensão para recuperar Geromel e Luan.



Com portões fechados no estádio vascaíno, o ambiente era ideal para o Grêmio vencer mais um duelo no Rio de Janeiro e se aproximar ainda mais do líder Corinthians no Campeonato Brasileiro. Mas a falta dos torcedores parece ter imposto o efeito contrário nos comandados de Renato. Em todo o primeiro tempo, a equipe controlou as ações, porém, esteve longe de finalizar com perigo.

Como consequência, levou o gol aos 42 minutos, em uma falha geral. Bruno Cortez cobrou um lateral, e Fernandinho deixou o marcador se antecipar. A bola respingou no meio de campo para Nenê, e Kannemann abandonou seu posto na zaga para tentar cortar. Em vão. Para preencher o buraco deixado pelo argentino, Cortez deu o bote no meia vascaíno e parou no lado inverso ao seu. Ramon recebeu na esquerda e cruzou para Mateus Vital fazer o marcar livre, justamente onde o lateral-esquerdo deveria estar.

À frente no placar, o Vasco diminuiu o ritmo e não foi importunado pelo adversário. Em contra-ataque no segundo tempo, quase ampliou o placar. Com o silêncio das arquibancadas, Renato foi flagrado em cobrança ao setor defensivo pela repórter do SporTV Monique Cardone: "Se a gente tomar mais um gol, vocês vão ver o que é bom pra tosse!". A frase exemplificou o marasmo do Grêmio no gramado de São Januário.

– No futebol, às vezes um detalhe define o ânimo da partida, a disposição dos jogadores. Entraram talvez pensando que poderiam fazer a qualquer momento o gol. Os jogadores sabem quando vão bem, quando vão mal. Quarta-feira com certeza será um novo ânimo. Atuações como a de hoje (sábado) não vão se repetir novamente – cobrou o vice de futebol Odorico Roman.

Segundo levantamento do GloboEsporte.com, o time terminou o jogo com 13 finalizações, contra oito do Vasco. Apenas duas tornaram-se chances reais de gol. Na posse de bola, 61% a 39% para os gremistas. Foram 401 passes certos, diante de 213 do rival. A única forma de entrar na área transformou-se em 17 cruzamentos. Além disso, os jogadores foram desarmados 46 vezes e interromperam os lances dos cariocas em apenas nove oportunidades.

O que pode (deve) mudar?

A escalação do Grêmio para enfrentar o Botafogo na quarta-feira, pelo primeiro jogo das quartas de final da Libertadores, também no Rio de Janeiro, passa pela liberação de Geromel e Luan do departamento médico. Pelo que disseram Renato e o vice de futebol Odorico Roman no sábado, o zagueiro é quem tem mais chances de atuar, praticamente recuperado de uma lesão muscular na coxa direita que o tirou de combate por três semanas.

O caso de Luan inspira mais cuidados. Dirigente e treinador fizeram questão de frisar que o clube não irá forçar sua entrada em campo caso não esteja 100% fisicamente, sob risco de a lesão ser agravada pela exigência do duelo.

Cristian, Luan e Geromel acompanharam derrota em camarote (Foto: Hector Werlang / GloboEsporte.com)

– Geromel está em plenas condições, treinou ontem (sexta). Vamos ver. Luan está se recuperando, vamos avaliando. A gente tem a expectativa que possa jogar, é um jogador importante. Esperamos que evolua mais e atue na quarta-feira na plenitude. A lesão que ele teve não foi grave, mas se entrar e não estiver 100%, corre o risco de agravá-la. Isso tudo vai ser avaliado com os médicos e o jogador – comentou Odorico.

Junto à delegação que segue no Rio, a dupla acompanhou a derrota para o Vasco em um camarote de São Januário. Na chegada ao estádio, desceram do ônibus sem aparentar qualquer limitação de movimento. Depois do jogo, os reservas fizeram um trabalho físico no gramado. Eles não participaram e deixaram o local sem falar com a imprensa.

Sem Luan, Renato deve ter mais trabalho para sistematizar o jogo do Grêmio contra o Botafogo, visto que o time titular não conseguiu render em sua plenitude. Vendido, Pedro Rocha continua substituído por Fernandinho, o melhor gremista em campo no sábado, mas Luan não tem reposição, conforme o próprio treinador relatou.

Fernandinho foi o melhor do Grêmio contra o Vasco e segue na vaga deixada por Pedro Rocha (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)

– Ele (Luan), na minha opinião, é o melhor do Brasileirão. Joga uma partida intensamente, não para, cria bastante. Hoje (sábado) a gente colocou o Léo Moura ali, mas toda equipe foi mal. O problema é não termos um jogador daquela característica. Por isso tivemos que improvisar – disse Renato.

Há ainda a ausência de Michel, suspenso na Libertadores. Dificilmente Portaluppi irá escalar dois volantes de baixa estatura, vide Ramiro e Arthur, lado a lado. Assim, o jovem – e criticado – Jailson corre por fora. Ramiro também precisa voltar a mostrar o futebol que o transformou em uma das peças fundamentais da engrenagem tricolor. Seu rendimento decaiu nas últimas partidas.

"Nossa equipe não jogou futebol que está jogando. O Vasco dificultou jogando atrás da linha da bola. Passou. Agora é levantar a cabeça, já que temos uma decisão pela frente na quarta. Será um jogo diferente, precisamos ser inteligentes fora de casa. Tem o jogo da volta, então vamos esperar a estratégia do Renato". (Léo Moura, lateral-direito)

A derrota impossibilitou que o Grêmio diminuísse para quatro pontos a distância para o líder Corinthians. E, dependendo do resultado do Timão neste domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro, os 10 pontos de diferença podem voltar. Independentemente disso, o Tricolor segue em segundo, com 43 pontos. Na quarta-feira, às 21h45, no Engenhão, joga os primeiros 90 de 180 minutos diante do Botafogo, pelas quartas de final da Libertadores.


VEJA TAMBÉM
- Grêmio tem razão em reclamar da arbitragem
- Grêmio perde para o Bahia e deixa o G-6 do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Bahia





Comentários



O Grêmio tá voltando a ser aquele Grêmio que o Renato encontrou deixado pelo Roger, um bom toque de bola mas sem objetividade !!! Isso preocupa bastante, tem q acender o vestiário de novo, se não vai ser um ano em branco!

O grêmio tá virado num time sem vondade,não táo jogando nada táloko.

FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

29/4/2024































28/4/2024