Gatito Fernandez se atira no canto direito para defender cobrança de Marcelo Oliveira (Foto: André Fabiano/Estadão Conteúdo)
Agora, não é somente a desculpa do time desfalcado. O Grêmio voltou a perder fôlego na disputa do título do Brasileirão por mais um pênalti perdido. A cobrança de Marcelo Oliveira que Gatito Fernández defendeu ainda no primeiro tempo do jogo de domingo contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, custou a derrota por 1 a 0. O aproveitamento recente nas cobranças, aliás, chamam atenção: das seis penalidades que o time teve no campeonato, perdeu três, o que certamente teria auxiliado o clube a somar pontos importantes na tabela.
Na noite de domingo, com time reserva, o Tricolor teve os primeiros 20 minutos de "outro planeta", conforme citou o técnico Renato Gaúcho em entrevista coletiva, e sofreu o gol logo aos seis. Depois, acordou, teve a chance do empate no pênalti aos 44 do primeiro tempo, porém, o lateral-esquerdo e capitão na ocasião parou no goleiro botafoguense.
Na saída de campo, os jogadores admitiram que poderiam ter somado ao menos um ponto no Engenhão, mas Marcelo Oliveira deu méritos a Gatito. Para se ter uma ideia, foi a sétima defesa do goleiro em cobranças de pênalti na temporada.
– Quando se perde pênalti, muitas vezes as pessoas criticam o batedor e esquecem que o goleiro treina muito. Hoje (domingo), o Gatito foi melhor do que eu. Bati como sempre bato. É o primeiro pênalti que perco. Mérito dele também, que esperou minha batida. Foi muito rápido na defesa – afirmou o jogador.
Histórico ruim
No histórico de penalidades no campeonato, o Grêmio começou bem, com acertos de Fernandinho e Barrios, contra Sport e Vasco, nas terceira e quarta rodadas, respectivamente. Porém, no duelo com cara de final contra o Corinthians, já na 10ª rodada, Luan perdeu a chance de empatar o jogo no fim, na Arena, pois Jadson havia aberto o placar no início do segundo tempo.
Na partida seguinte em casa, foi a vez de Edílson desperdiçar a batida da marca da cal antes de o Avaí marcar duas vezes e vencer por 2 a 0, na 12ª rodada. Se houvesse convertido, a história do confronto poderia ter sido bem diferentes. Na vitória sobre a Ponte Preta por 3 a 1, na 14ª rodada, Barrios fez um dos gols de pênalti.
– Está aumentando de alguma forma a quantidade de pênaltis defendidos, talvez pela qualidade dos goleiros também. Mas o Grêmio está errando um pouco acima do permitido. Temos que talvez treinar mais, e os jogadores terem tranquilidade. Os pênaltis errados não podem interferir psicologicamente na cobrança seguinte. Esquecer as estatísticas – disse o vice de futebol Odorico Roman.
Numa hipótese mais otimista, o Grêmio somaria pelo menos cinco pontos extras na tabela – contando que o Avaí não viraria o placar para 2 a 1 após o pênalti de Edílson. Desta forma, estaria com 44 pontos, a apenas três do Corinthians, que tem um jogo a menos. A situação tornaria a briga pela taça mais acirrada, ao contrário da realidade, que mostra o Corinthians com chance de abrir 11 pontos de vantagem.
Três das cinco derrotas com reservas
Além deste problema, a estratégia de usar reservas no Campeonato Brasileiro para poupar titulares nas competições de mata-mata não tem surtido efeito. Das cinco derrotas que o time gaúcho tem no Brasileirão, três foram com escalação alternativa – 4 a 3 para o Sport, 1 a 0 para o Palmeiras e 1 a 0 para o Botafogo. De qualquer forma, os jogadores não abrem mão da taça.
"Estamos muito vivos no Brasileiro também. Ainda temos um turno. O calendário é muito apertado, mas temos um grupo muito bom. Criamos chances para encostar no Corinthians, mas estamos no início do segundo turno e tem muita coisa para acontecer". (Fernandinho, atacante)
Estacionado nos 39 pontos, o Grêmio segue na segunda colocação do Brasileirão e não pode ser alcançado pelo Santos, em terceiro, que joga nesta segunda-feira. O grupo tricolor agora se volta para a Copa do Brasil. Na quarta-feira, faz o primeiro jogo das semifinais contra o Cruzeiro, às 21h45, na Arena. Com titulares.
Comentários
Comentários (1)
título com esse time
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!