1Win

Estudo em pênalti, postura e paciência de Paulo Victor cativam o Grêmio

Em entrevista exclusiva a RBS TV e GloboEsporte.com, goleiro de 30 anos fala sobre estreia de luxo diante do Atlético-MG e mostra paciência para esperar na fila por novas oportunidades


Fonte: Globo Esporte

Estudo em pênalti, postura e paciência de Paulo Victor cativam o Grêmio
O domingo serviu de cartão de visitas para Paulo Victor no Grêmio. E que cartão de visitas. A julgar pelos primeiro 90 minutos, Marcelo Grohe ganhou uma sombra do seu tamanho na Arena. Três pontos remontam a estreia do goleiro de 30 anos com a camisa tricolor. E passam por três declarações após a vitória sobre o Atlético-MG: paciência para esperar sua vez, postura de estar pronto e bem preparado por Rogério Godoy, além do estudo e cobranças de pênaltis a partir do Centro Digital de Dados.



Paulo Victor recebeu o GloboEsporte.com e a RBS TV no gramado do CT Luiz Carvalho para falar justamente sobre os primeiros momentos no Tricolor. A atuação segura chamou atenção dos torcedores, alguns reticentes com o desempenho de Grohe no ano. Renato já confirmou que o titular retorna nesta quarta-feira, contra o Godoy Cruz, às 19h15, pelas oitavas da Libertadores. O que não impede o hoje reserva de se preparar como se fossa titular.

- Nunca trabalho para ser segundo goleiro, trabalho para ser primeiro. A oportunidade não avisa. Foi assim comigo em final, semifinal, no Flamengo, que tive que entrar. Aconteceu. Na sexta, se não estivesse preparado, as coisas não sairiam da forma que eu queria. Posso ser segundo, terceiro, quarto goleiro, mas com pensamento de trabalho do primeiro - ponderou Paulo Victor.

Confira abaixo os três atos que cativam Paulo Victor no Grêmio:
ATO 1: A POSTURA

"Perguntei ao PV, vou confidenciar, pra mostrar o espírito. Ele chegou e está pronto, quer vencer: "Estudei os vídeos dos batedores do Atlético. Na situação dessa no meio do gol, a gente força a indução do erro". De fato, o Robinho bateu no meio e o PV fez a defesa. Mostra o quanto está envolvido no Grêmio" (Romildo Bolzan)

Esse é um dos pontos valorizados após sua primeira aparição. Poderia padecer de falta de ritmo, algo comum para goleiros. Mas não. Evitou o gol do Atlético-MG em pelo menos três oportunidades, uma delas um pênalti de Robinho. E acabou se tornando personagem da partida. Foi inclusive citadio pelo presidente Romildo Bolzan Júnior como uma espécie de exemplo de postura para os atletas dentro do elenco gremista.

- Busco vencer no Grêmio. Importante não é pensar no individual, é pensar no Grêmio. Eu vim com esse pensamento. Se fosse por status, eu teria ido para a Turquia. Para ser titular, teria aceitado a proposta. Quando resolvi vir para o Grêmio, sabia das condições, do histórico vitorioso do Grohe. Vim pelo desafio, pelo que representa o clube no Brasil. Vim para vencer no Grêmio - sentenciou.

A postura de Paulo Victor mostra uma outra faceta na qual a diretoria apostou ao contratá-lo. Dar um perfil mais experiente para a posição dentro do elenco. Um jogador mais próximo do nível de Marcelo Grohe e já com certa rodagem. A vivência de PV no Flamengo o ajuda também a se tornar um modelo para jovens, sejam eles goleiros ou não.

- Procuro sempre trabalhar com tranquilidade, independentemente do jogo. Meu perfil sempre foi desta maneira. Procuro ter frieza. Porque o melhor momento é quando estamos dentro de campo. É quando precisamos deixar essa ansiedade para fora. Ali é o momento que a gente tem que fazer o que a gente pratica durante a semana, o mês - completou.

ATO 2: PREPARAÇÃO COM ESTUDO
O Paulo entendeu nossa metodologia, a cobrança no sentido de buscar evolução. Quando sua contratação foi indicada, o nome foi muito bem recebido pela preparação, até porque já tínhamos relatórios de seu desempenho em outras temporadas. Estamos felizes por ele ter a oportunidade de trabalhar aqui conosco (Rogério Godoy, preparador de goleiros)

Muito do que foi apresentado veio pelo dia a dia com o preparador de goleiros Rogério Godoy, o Rogerião. É o segundo ponto. O trabalho diário. Foram 20 dias de preparação até a estreia com a camisa do Grêmio. Não só pelo que foi aprimorado diariamente, mas também pela ambientação rápida. Fernandinho chegou a dizer que o goleiro parece “gaúcho” .

- O acolhimento, desde o primeiro dia aqui no Grêmio, o carinho que recebi de todos os jogadores, comissão, todo o staff, fez eu me sentir em casa. Feliz pela estreia, sei que é pouco ainda, vou trabalhar muito e conquistar muito pelo Grêmio ainda. O Rogerião é referência hoje no Brasil. O professor Enio também, sempre propuseram o melhor para o Paulo Victor. Fico feliz. Ter profissionais competentes e diferenciados também facilita - afirma.

A outra parte do trabalho é com o Centro Digital de Dados. Paulo Victor recebeu de Antônio Cruz, analista de desempenho do Tricolor, vídeos de uma série de possíveis batedores do Galo. Tinha um suporte por trás da defesa da cobrança de Robinho, ao ficar parado no meio e espalmá-la. Manteve, assim, a fama de pegador de pênalti dos tempos de Flamengo - chegou a ter nove defesas em 22 cobranças em 2015.

- É o momento que muitos podem dizer que foi fácil, mas naturalmente eu poderia definir um canto e a bola entraria com facilidade. É o momento que o goleiro arrisca quando fica parado, toma um gol no lado e vão dizer que você não foi na bola. Tem hora em que é preciso assumir a responsabilidade. Ter convicção no que se trabalha, para as coisas saiam como foram.

ATO 3: PACIÊNCIA

Ninguém ameaça ninguém. Fez grande estreia. Não só pelo pênalti, se saiu muito bem. Independente de quem entra, tem que dar conta. Aconteceu com o Paulo Victor, com de outras posições. Tem que estar preparado. Quarta-feira, o Marcelo volta. (Renato Portaluppi)

A situação atual não é novidade para Paulo Victor. Ele mesmo esperou pacientemente sua oportunidade no Flamengo. Em 12 anos de clube, só foi titular depois de sete temporadas no elenco principal. Cenário semelhante até ao de Marcelo Grohe no Grêmio. Renato já avisou que na quarta-feira, o camisa 1 retoma seu posto. E não há pressa para o camisa 48 do clube gaúcho. Nem nenhum tipo de celeuma.

- Temos um clima maravilhoso, não só com o Marcelo, com Bruno, Leo, Dida. Um ambiente de muito respeito, todos querem jogar, é natural. A partir do momento que o cara está aqui, e acha que está bem no banco ou de terceiro goleiro, não pode estar no Grêmio. Mas importante é ter respeito, saber que só joga um goleiro. É preciso ter paciência e trabalhar com honestidade que as coisas acontecem naturalmente - disse Renato.

Além de Grohe, seu tempo de Flamengo serve também como inspiração. Demorou até conseguir assumir a meta. Caiu nas graças da torcida e realizou o seu sonho de infância. Os passos dados com calma, de quarto para terceiro, e assim sucessivamente, o fazem ver tranquilamente o atual momento no Tricolor.

- No Flamengo, passei 12 anos no profissional, fui virar titular depois de sete. Não é que é reserva, é um processo na vida. Fui quarto goleiro, terceiro goleiro, segundo para ser o titular. Teve o processo de amadurecimento, é preciso muita paciência. Se escuta muito "não, que é imaturo, que precisa conquistar o espaço". Quando tem humildade de escutar e trabalhar, sabe.
Fiquei muito feliz quando virei titular, porque tinha essa convicção no meu coração que meu sonho viraria realidade.

A amostragem é pouca, claro. Mas Paulo Victor mostrou que a diretoria, ao menos por ora, cumpriu seu objetivo com sua contratação. Há um reserva afirmado, tão preparado como o titular, esperando ansiosamente por uma chance. E louco para ajudar o Grêmio a conquistar algo em 2017.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Paulo Vítor ótimo goleiro e com experiência, Grohe que fique esperto.

Temos Ótimos Goleiros!" Parabéns...Pra Nós Tricolores!"

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/5/2024



6/5/2024