1Win

Sem repetir time há seis jogos, Grêmio mantém corda esticada em 3 competições

Renato Gaúcho se divide entre treinamentos e conversas com a preparação física para escalar equipe sem jogadores desgastados no Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores


Fonte: Globo Esporte

Sem repetir time há seis jogos, Grêmio mantém corda esticada em 3 competições
Renato Portaluppi precisará do aval do preparador físico Rogério Dias para escalar time (Foto: Fernando Martinez / Aguante Comunicação )
Mesmo que quisesse escalar a equipe hoje, não saberia", respondeu prontamente o técnico Renato Gaúcho na entrevista coletiva após a vitória do Grêmio por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, na quarta-feira. O time que entrará em campo no domingo, contra o Atlético-MG, ainda depende de uma reavaliação do grupo na tarde desta sexta-feira, antes do treino. Mas a tendência é de que titulares sejam poupados, e o time deve manter a escrita dos últimos seis jogos sem repetir escalação.



"Muita gente ficou em Porto Alegre, outros estão sentindo muitas dores. Então, na sexta-feira, vamos ver os guerreiros para escalar o time contra o Atlético-MG". (Renato Gaúcho, após o jogo contra o Atlético-GO)

O bom deste "problema" é que o Tricolor tem conseguido manter o nível de competitividade apesar dos desfalques. Na briga pelo título em três competições simultâneas, o grupo tem sofrido com o desgaste de jogos em sequência a cada três dias. E o mês de agosto continuará assim, com compromissos no meio e nos finais de semana. No período, decisões pela Copa do Brasil e Libertadores.

A competição continental é o desafio mais urgente. Na próxima quarta-feira, o Grêmio enfrenta o Godoy Cruz pelo segundo duelo das oitavas de final, na Arena. Mesmo que tenha vantagem da vitória por 1 a 0 na Argentina e a partida contra o Atlético-MG também seja em casa, sem necessidade de viagem, o Grêmio não deve usar os mesmos jogadores em tais confrontos.

– Vamos seguir nossa rotina, aguardando as primeiras 48 horas, cruzando informações de avaliações pontuais feitas rotineiramente. Mas o que mais vale é o retorno do atleta, o quanto não está recuperado. Vamos aguardar as primeiras horas, fazer os trabalhos de recuperação ativa e passiva e tomar a decisão no domingo – comentou o preparador físico Rogério Dias após a vitória em Goiânia.

Desta forma, dificilmente Renato repetirá a equipe que entrou em campo na última quarta, ainda mais que terá os retornos de Edílson e Geromel, após cumprirem suspensão, e possivelmente Luan e Barrios, com problemas físicos. A última vez que isso aconteceu foi no dia 13 de julho, quando o Grêmio venceu o Flamengo por 1 a 0 no Rio de Janeiro. No duelo anterior, com o mesmo time, havia perdido por 2 a 0 para o Avaí, em plena Arena (veja na tabela abaixo).

NOS ÚLTIMOS 8 JOGOS


Em ambas oportunidades pelo Brasileirão, a única ausência da formação considerada ideal foi Pedro Rocha, substituído por Fernandinho. No final de junho, na derrota para o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, e na goleada sobre o Atlético-PR, pela Copa do Brasil, Renato conseguiu mandar a campo todos os titulares pela última vez (veja na imagem abaixo).



De qualquer forma, a dificuldade em manter os mesmos atletas entre os 11 iniciais não tem sido um problema tão grave para Portaluppi. Até porque o Tricolor não perdeu nenhum destes últimos seis jogos. Foram quatro vitórias e dois empates – aproveitamento de 77,7%. O zagueiro Bressan, reserva, salientou o "alto nível" que a equipe desempenha mesmo com mudanças.

De qualquer forma, a dificuldade em manter os mesmos atletas entre os 11 iniciais não tem sido um problema tão grave para Portaluppi. Até porque o Tricolor não perdeu nenhum destes últimos seis jogos. Foram quatro vitórias e dois empates – aproveitamento de 77,7%. O zagueiro Bressan, reserva, salientou o "alto nível" que a equipe desempenha mesmo com mudanças.


Time do Grêmio considerado titular (Foto: Infografia / GloboEsporte.com)

– Mostra que temos um elenco de alto nível, onde todos trabalham muito para levar o Grêmio ao lugar onde merece, que é conquistando títulos. Importante salientar que nos últimos jogos tivemos trocas diversas, seja por lesões, cartões ou até para preservar um que outro jogador. E o nível permaneceu alto, conquistando pontos – diz o jogador, via assessoria de imprensa.

A reavaliação do elenco ocorre na tarde desta sexta-feira, quando há reapresentação para os treinamentos. Quem participou da partida contra o Atlético-GO deve realizar um trabalho leve. A atividade que definirá o time será na manhã de sábado, pela manhã. No domingo, às 16h, o Grêmio recebe o Atlético-MG, na Arena, pela 19ª rodada do Brasileirão. Com 36 pontos, é segundo colocado.




VEJA TAMBÉM
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR
- Grêmio tem razão em reclamar da arbitragem





Comentários



a quem interessar possa.
No brasileirão sub 20 passamos de fase ontem ao vencermos o Flamengo em caxias, RJ, por 2x1.
com grandes atuações do centroavante Jadson e do meia Pepê.
próxima fase enfrentarem os o Curitiba.
estou postando isso porque não aguento mais ler sobre cansaço do gremio.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

1/5/2024


30/4/2024