O ano de 2005 foi o maior movimento popular da história do Grêmio

Terminamos aquele ano com 50 mil sócios em dia, classificado para a primeira divisão


Fonte: Zero Hora

O ano de 2005 foi o maior movimento popular da história do Grêmio
Foto: Valdir Friolin / Agencia RBS
Viver a experiência de um rebaixamento é fato traumatizante. Porém, permito-me a voltar à 2005. O Grêmio começara aquele ano com menos de 10 jogadores no plantel. Para piorar a situação, o quadro social vinha definhando de maneira constrangedora. Em fevereiro daquele ano, apenas quatro mil gremistas eram sócios do Tricolor.


Sim. A história nos apresentou o maior movimento popular da história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Sem dinheiro para qualquer campanha de marketing, o Tricolor não conseguia sequer bolar uma ação para angariar novos sócios. O assunto era pauta constante nas rodas de conversa no Bar do Faísca, no Bar da Beth e nas churrasqueiras instaladas no entorno do Velho Casarão.

Aos poucos, torcedores pararam de se cumprimentar, dar "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite". Em uma movimentação nada orquestrada, a pergunta passou a ser: "Tu já é sócio?" Aquilo foi tomando conta dos pré-jogos. Por vezes, a fila do departamento social ia até o Portão 1 do Olímpico. Cena comum era ver torcedores saindo do saguão, ostentando suas carteirinhas. Era o elo que faltava. A torcida abraçando e erguendo o clube.

Ninguém sabe como começou, mas a Geral do Grêmio foi a principal responsável por isso. Na época do Orkut, a pergunta "Tu já é sócio?" migrou para o campo virtual. Torcedores do Interior abraçaram a ideia. Não era raro ver torcedores entregando panfletos feitos por eles mesmos, fazendo o marketing.

O Grêmio terminou 2005 com 50 mil sócios em dia, classificado para a primeira divisão. Eu sempre vou comentar com os amigos: o fato histórico daquele ano não foi a Batalha dos Aflitos. Quem fez história foi o Grêmio e a sua gente. Isso não é história. É fato. E o fato é, sim, histórico. Fato tão impactante quanto a doação de tijolos e materiais de construção de gremistas de todos os pagos para a construção do Olímpico, nos idos dos anos 50. Do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso. Nunca houve tal movimento no futebol brasileiro. Somos diferentes!

VEJA TAMBÉM
- Ex-grêmio acerta transferência para rival da série A em negociação surpresa
- Grêmio anuncia retorno aos treinos da equipe feminina de futebol.
- Grêmio retorna aos treinos no CT do Corinthians





Comentários



ser gremista, é ter sempre uma história nova para contar...nunca a mesmice ...grêmio ..grêmio...sempre grêmio......

ser gremista já é grande

sou grêmio e serei até morrer!

Grêmio é Grêmio, simplesmente o maiora das Américas.

Fui em quase todos jogos naquele ano, era uma energia incrível, me sentia parte de algo maior, acho que no final os deuses do futebol nos presentear amanhã com a batalha dos aflitos, algo único na história e que vou poder um dia contar para meus netos. Em frete tricolor....

OLÁ PESSOAL
VOCÊS DE TODO BRASIL QUE TEM TV PAGA QUE TEM POUCOS CANAIS E PAGA CARO.
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO
LIBERAMOS OS CANAIS E REDUZIMOS O VALOR DA FATURA
INTERESSADOS ZAP 11980799494

Fernando Carvalho V. piffero, time grande não cai, desfrutem a B pela ARROGÂNCIA de ambos!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/5/2024







17/5/2024