1Win

Grêmio terá duelo com rival mobilizado por jogo histórico e despedida de craque

Partida terá peso emocional por despedida de goleiro Rodrigo Rey e ainda feito inédito pelo clube


Fonte: Globoesporte.com

Grêmio terá duelo com rival mobilizado por jogo histórico e despedida de craque
Na Argentina desde a noite deste domingo, o Grêmio tem pela frente talvez o rival com menos tradição nesta fase da Libertadores. Enfrentará o Godoy Cruz nesta terça-feira no primeiro jogo das oitavas de final. Só que será, para os argentinos, também o primeiro jogo da sua história nesta fase da competição. Por isso, há uma mobilização na cidade e pelas redes sociais para levar apoio ao Estádio Malvinas Argentinas.



A partida ainda marca a despedida da temporada para os argentinos. Este fato gera outras duas consequências. A primeira: o time terá um recesso de 10 dias após a partida com o Grêmio. Os argentinos estão à beira das férias antes de reiniciar a temporada, já que a primeira divisão terminou com o Boca Juniors campeão. Retornarão a jogar justamente no duelo da volta, contra o Grêmio, em 9 de agosto.

A segunda: o goleiro Rodrigo Rey, considerado um dos melhores jogadores do time, está em vias de ser negociado com o PAOK, da Grécia, embora também interesse a clubes da Espanha. Conforme o jornalista Diego Bautista, do jornal Los Andes, será seu jogo de despedida para a torcida. Nos últimos dias, o reserva Sebastián Moyano também saiu, o que fez o clube buscar Ramiro Martínez, ex-Boca, para a função.

– Adversário difícil, não à toa só tem garotada, é um time jovem. Fizeram uma boa campanha, ficaram em segundo lugar com 11 pontos, então nosso time está ligado. Sabemos da dificuldade, o grupo está preparado. O professor Renato vai passar os detalhes para a gente entrar totalmente ligado – comentou Cortez na chegada ao hotel em Mendoza.

Por isso, há mobilização na cidade, com cartazes e imagens alusivas ao jogo da próxima terça. Meios de imprensa locais também fazem campanha para os torcedores comparecerem ao Estádio Malvinas Argentinas, assim como torcedores em redes sociais (veja abaixo). A expectativa é de 20 a 25 mil pessoas para o jogo decisivo – a capacidade do estádio é de 42 mil lugares.

No site oficial do clube, há um comunicado solicitando aos torcedores que não usem sinalizadores ou outros artefatos pirotécnicos durante o jogo. E pede que levem balões nas cores do clube e usem os celulares para iluminar as arquibancadas.




No Argentino, por sinal, o Tomba, outro complemento do nome do clube, terminou na 14ª colocação, com 43 pontos, dentre os 30 clubes. Mostrou instabilidade, e o fim do campeonato exemplifica isso: na última rodada, por exemplo, venceu o Newell’s Old Boys em Rosário, por 2 a 0. Porém, perdera no Estádio Malvinas Argentinas para o Estudiantes pelo mesmo placar. Nos seus últimos dez jogos, são cinco vitórias, três derrotas e dois empates.
O elenco é formado grande parte por jovens da base – foram oito entre os 18 relacionados na derrota para o Newell's, por exemplo.

De certa forma um pouco semelhante ao Grêmio, que mantém tal política. Uma característica marcante também tem sido a aposta em nomes jovens para o comando. Passaram pelo banco de reservas técnicos emergentes como Martín Palermo, Gabriel Heinze e, atualmente, Lucas Bernardi, de 39 anos – só um ano mais velho do que Léo Moura, por exemplo, lateral gremista fora da partida por lesão.

Além disso, há outra situação: há 10 anos o Godoy Cruz esteve à beira do rebaixamento para a terceira divisão nacional. Salvou-se com um empate na última rodada, diante do San Martín. Desde então, houve uma reestruturação organizada pelo presidente José Mansur, com a ascensão para a primeira divisão em 2006, uma queda em 2007, a primeira do clube, e posterior subida novamente em 2008. Desde então vive uma crescente que culmina na primeira oitavas de final de Libertadores da história do clube.


VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

4/5/2024