Grêmio e Atlético-PR abrem nesta quarta-feira, na Arena, uma espécie de tira-teima. A partir das 19h30, as duas equipes iniciam a briga por uma vaga nas semifinais e revivem um duelo que tem marcado a história recente do torneio. Nas últimas cinco edições, gaúchos e paranaenses se cruzarem três vezes, com uma classificação para cada lado até agora.
O confronto contra o Furacão, que vem de quatro vitórias consecutivas, também é especial para dois personagens do lado azul: Renato e Marcelo Grohe. O treinador, que acumula uma eliminação e uma classificação diante do rival, põe à prova a fama de grande gestor de grupos, após a dolorida derrota para o Corinthians, no domingo, em jogo que valia a liderança do Brasileirão. Sua missão é remobilizar um grupo que até então vinha encantando com "o melhor futebol do Brasil".
Já o camisa 1 tem a chance de se redimir das críticas sofridas por sua atuação na derrota para o Timão, quando sofreu um gol por entre as pernas, considerado defensável pela torcida. E justamente diante de um rival contra o qual teve uma de suas melhores atuações na temporada passada, com direito a reviravolta e redenção.
Confira abaixo dois atrativos da partida:
Estreia com classificação
Renato assumiu o Grêmio em setembro do ano passado em um momento turbulento do time, após a saída de Roger. E com apenas dois dias de treinamento, não se eximiu de comandar o time em um duelo eliminatório, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Contra o mesmo Atlético-PR que volta a encarar nesta noite.
No confronto de ida, na Arena da Baixada, o Grêmio superaria o rival por 1 a 0 com boa atuação da equipe ainda comandada por Roger. Jogava pelo empate na Arena para ficar com a vaga. Não contava, porém, que o time paranaense devolveria o mesmo placar na casa gremista, com gol de André Lima, que fez valer a “lei do ex”.
A decisão foi para os pênaltis, para testar o coração dos torcedores de ambos os lados. Afinal, a definição sairia somente depois de 16 cobranças e apenas seis convertidos. O Tricolor derrotou o Furacão por 4 a 3 e se garantiu nas quartas de final.
Depois, engrenou, passou por Palmeiras, Cruzeiro e Atlético-MG para conquistar o penta.
O retrospecto do treinador contra os paranenses, porém, também conta com uma eliminação. Em 2013, na mesma Arena lotada, Renato viu o Grêmio com a dupla Kleber e Barcos no ataque empilhar chances, mas parar no goleiro Weverton. O placar de 0 a 0, combinado com a derrota por 1 a 0 no jogo de ida, custou a vaga na decisão.
Grohe de vilão a herói
Se marcou a estreia de Renato em sua terceira passagem pelo Grêmio, o duelo contra o Altético-PR de 21 de setembro do ano passado certamente também é um dos mais marcantes para Marcelo Grohe. Acostumado a conviver com a desconfiança da torcida, o goleiro foi do inferno ao céu em pouco mais de 90 minutos.
Após falhar no gol de André Lima, que deu a vitópria para os parananses, Grohe se agigantou nas cobranças de pênaltis.
Defendeu três – uma delas do goleiro rival –, viu uma ir para fora e outra acertar a trave. Saiu de campo como herói. E se entregou às lágrimas.
– Tem sido um tempo difícil para mim. Às vezes as coisas não acontecem como a gente quer, torcedor pega no pé. Jogar o segundo tempo com a carga emocional que jogamos. Sabia que a responsabilidade cairia toda em cima de mim. Sofro para caramba aqui, quero muito ganhar um título pra esta torcida e para o clube. Foi emocionante – destacou, ao cruzar a zona mista, à época.
O momento de Grohe naquela partida remete ao momento atual.
Afinal, no último final de semana, o goleiro recebeu críticas por ter sofrido gol por meio das pernas diante do Corinthians, em chute de Jadson. E voltou a desabafar no domingo.
– Estou no profissional desde 2005. Desde 2006, quando comecei a jogar, sou contestado. Todo ano sou contestado. O dia que o Grêmio entender que eu não sirvo mais, vou entender, e saio pela porta da frente sem problema nenhum. Estou feliz aqui e já estou acostumado – disse o camisa 1, após a derrota para o Timão.
O jogo de ida das quartas de final inicia às 19h30. A volta está marcada para o dia 27 de julho, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Quem se classificar, enfrenta o vencedor de Cruzeiro x Palmeiras em uma das semifinais.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.