Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
O técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, dá sinais de estar testando um novo esquema tático. Nos coletivos do time reserva contra equipes de base, normalmente realizados no dia seguinte aós jogos, o treinador vem posicionando a equipe no 4-1-4-1.
Pelo menos cinco atletas que ou brigam pela titularidade ou, pelo menos, se credenciam como alternativas frequentes para o segundo tempo estão sendo testados nas funções ofensivas desta nova formação.
Os atacantes Fernandinho, pela direita, e Beto da Silva, pela esquerda, vêm atuando pelas beiradas, bem abertos na linha de quatro meias. Completam o setor, posicionados de forma mais centralizada, o equatoriano Miller Bolaños, mais à direita, e o argentino Gata Fernández, mais à esquerda.
Já o atacante Everton, destaque na goleada por 6 a 3 sobre a Chapecoense, sempre treina neste tipo de atividade como atacante mais avançado do ataque.
Como o time titular do Grêmio atua no esquema 4-2-3-1, é possível que Renato esteja aproveitando os treinamentos para esboçar uma nova formação, já que, em breve, quando os atletas lesionados do ataque se recuperarem, o treinador tende a ter que conviver com o excesso de jogadores ofensivos de qualidade.
O 4-1-4-1 muitas vezes ajuda a "acomodar" esses atletas sem prejudicar a marcação. No sábado (10), em coletivo contra o time-sub 19, Renato tinha no time reserva os reforços de Edílson, Maicon e Bolaños, que voltavam de lesão. Ele montou a equipe com: Léo; Edílson, Bressan, Bruno Rodrigo e Jaílson; Maicon; Fernandinho, Miller Bolaños, Gata Fernández e Beto da Silva; Everton.
O coletivo terminou com vitória por 2 a 1 dos reservas, com gols de Everton e Edílson. Já na terça (13), contra um time predominantemente formado por atletas sub-17, Renato armou a equipe reserva de uma forma bem similar. O setor ofensivo permaneceu igual. As diferenças principais foram a ida de Bressan para a lateral-esquerda e a utilização de Jaílson como volante.
O time jogou com: Léo; Kaio, Thyere, Bruno Rodrigo e Bressan; Jaílson; Fernandinho, Miller Bolaños, Gata Fernández e Beto da Silva; Everton.A atividade terminou com vitória por 5 a 2 do time reserva, com três gols de Everton, um de Gata Fernández e outro de Beto da Silva.
O atacante peruano, no entanto, mais uma vez deixou o trabalho mais cedo por conta de dores. O 4-1-4-1 já foi usado algumas vezes por Renato no time titular, na fase de final das partidas.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Comentários (2)
com a saida do barrios por lezao o faltou uma opção
DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAP 11949348549
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.