Já era esperado, mas o sábado trouxe a confirmação que Lucas Barrios será desfalque para o Grêmio por pelo menos três jogos. A brecha aberta no time titular é chance para o atacante Everton, autor de três gols na vitória sobre a Chapecoense, ou para Maicon, as duas principais opções para o time titular, embora com reflexos distintos na equipe. Há, ainda, alternativas menos prováveis para Renato.
Barrios deve ficar fora dos jogos com Bahia, na segunda; Fluminense, na quinta; e Cruzeiro, na outra segunda. E, dependendo da recuperação, pode ficar à disposição para o jogo com o Coritiba, dia 22, na Arena. Outro lesionado é Léo Moura, baixa por até três semanas, mas este tem substituto definido: Edílson.
- O time está super encaixado, acho que não muda muita coisa, porque também a equipe vem entrosada desde o ano passado, manteve a grande maioria dos jogadores. A forma de jogar, toque de bola e movimentações, vai ser a mesma - disse Edílson em entrevista coletiva.
EVERTON E PROFUNDIDADE
A substituição mais óbvia e sem alteração no sistema seria a entrada de Everton. O atacante é considerado por Renato como um dos poucos no elenco com características para ser referência no setor ofensivo, como faz Barrios, e jogar centralizado. Sempre, contudo, com movimentação e velocidade com características marcantes.
Outro ponto a favor é a manutenção de Luan como o jogador central em uma linha que conta com Ramiro pela direita e Pedro Rocha pela esquerda. O camisa 7 fica com a liberdade para armar o time, como meia, e chegar na área para finalizar.
- Tive uma oportunidade que pude aproveitar bem. Se o professor optar por mim, ou por qualquer outro jogador, tem jogadores importantes voltando de lesão. Quem o professor optar estará bem preparado e vai nos ajudar bastante - comentou o atacante em entrevista ao GloboEsporte.com.
Com Everton, o Grêmio mantém uma agressividade ofensiva. Ele é um atacante que busca o gol e mantém a profundidade do time, mesmo com características diferentes de Barrios. Além disso, mantém Luan na função na qual é destaque atualmente, com poder de fogo para criar e arrematar no gol.
MAICON E ATAQUE MÓVEL
Apesar de Everton parecer a escolha mais lógica, no outro prato da balança está o capitão Maicon. Referência no elenco, jogador da confiança do treinador, o volante já entrou nas últimas duas partidas do Grêmio, as vitórias sobre Chapecoense e Vasco - embora apenas 25 minutos, no total, disputados.
Contra o meio-campista pesa justamente os poucos minutos em campo após uma longa inatividade em recuperação de lesão. Algo evitado por Renato nos últimos jogos. Até porque não há pressa: o desempenho do Grêmio dá tranquilidade para as voltas ocorrerem de maneira gradual.
Se a opção for por Maicon, Arthur passaria a ser o meia centralizado do time. O jovem tem capacidade e já foi escalado nesta função por Renato. Mas é um volante de origem. E como tal, tem menos em sua rotina entrar na área e finalizar, embora na base tenha sido marcado por gols. Além disso, o meio-campo seria formado por Michel, Maicon, Arthur e Ramiro, quatro volantes de origem, embora dois deles em funções de meia.
Na frente, o Tricolor teria outra vez o modelo de ataque móvel, com Luan como jogador mais avançado. Mas sem perder a sua virtuose de movimentação. O que pode fazer o Grêmio perder poder de fogo, em um dos cenários, por Arthur não ter a característica de jogar tão avançado.
DEMAIS ALTERNATIVAS
Outros jogadores também aparecem como opção, embora menos cotados. O principal deles, Miller Bolaños. Só que, como Maicon, vem de uma parada longa. Recuperado de lesão muscular, participou de coletivo na manhã deste sábado, mas deve permanecer no banco.
O mesmo vale para Gastón Fernández. O gringo se recupera de dores na região lombar. Treinou também no sábado e está entre as possibilidades para Renato.
Comentários
Comentários (4)
O Renato não vai perder a chance de colocar seu protegido Maicon marcha lenta.
o bolanos nao começa pois vem de lesao ta sem ritmo pode entrar no decorrer d partida o maicon entra so se tiver mudança tática se nao artur e michel
eles vão fazer falta mais o grêmio tem um plantel de luxo
Entra Miller e Everton Edilson entra naturalmente na posição do Leo Moura por lesão
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa
Chegada de Luís Castro provoca demissão no Grêmio; saiba mais
Grêmio dispensa auxiliar técnico permanente da equipe principal da equipe.
Instituto Geração Tricolor promove festa de Natal para jovens apaixonados por futebol
Grêmio academy lança inscrições para pré-temporada 2026
Grêmio encaminha venda de Cristian Olivera para o Bahia no futebol brasileiro.
Grêmio contrata consultoria para analisar finanças de Flamengo e Corinthians
Contratos dos Jogadores do Grêmio 2026: Informações Importantes Para a Temporada.
Grêmio e Flamengo decidem título inédito na Copa do Brasil Feminina
Grêmio adiará utilização dos titulares e apostará em jovens no Gauchão
Novo CEO do Grêmio define prazo para quitar atraso de salários aos jogadores
Brasileiros têm vantagem contra europeus em retrospecto antes de PSG x Flamengo