Das muletas aos 150 jogos: Renato acumula idolatria em Grêmio e Fluminense

Técnico gremista reencontra o Flu no Maracanã, nesta quarta, a partir das 19h30, próximo de marca histórica pelo clube gaúcho e com boas memórias no Rio


Fonte: Globo Esporte

Das muletas aos 150 jogos: Renato acumula idolatria em Grêmio e Fluminense
Renato de volta nas Laranjeiras (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
A figura do Renato Gaúcho treinador se confunde com o personagem da época dos dribles e gols nos gramados Brasil afora. Em 1996, esta realidade era literal. Portaluppi deu seus primeiros passos como técnico, ainda interino, pelo Fluminense, envolto em um cenário de árvores, morros do Rio de Janeiro e apoiado em duas muletas quando ainda era jogador do time carioca. Nesta quarta-feira, às 19h30, comanda o Grêmio próximo de completar 150 partidas à frente do tricolor gaúcho. E reencontra o Maracanã como ídolo dos dois lados e consolidado na profissão para decidir as oitavas da Copa do Brasil, justamente contra um dos clubes onde mais se destacou.

O estádio clássico das Laranjeiras de seu tempo de jogador foi revisto no treino de terça-feira, um rachão para o elenco quando Renato foi muito mais um observador – a equipe está encaminhada e definida por trabalhos feitos em Porto Alegre. Mas teve a chance de recordar momentos importantes. Especialmente aquele há 21 anos.

O Brasileirão de 1996 – vencido, veja só, pelo seu Grêmio – reservou momentos turbulentos para o Fluminense. No fim da competição, Renato, então atacante do clube carioca, sofreu uma lesão no joelho direito e ficou alijado dos gramados. Mesmo assim, resolveu tentar ajudar. Enquanto machucado e apoiado em muletas, foi técnico interino da equipe, que bateu o Vitória na última rodada. Porém, como precisava de resultados paralelos, o Flu acabou o ano rebaixado para a Série B. Contudo, uma "manobra" política o livrou de jogar a segunda divisão em 1997.

Aquele foi apenas o estopim para a carreira de treinador que começaria oficialmente no Madureira, no início dos anos 2000. De lá para cá, teve várias passagens pelo Fluminense até chegar ao Grêmio, dois clubes nos quais divide idolatria junto às torcidas. Atualmente, está no terceiro período pela equipe gaúcha, muito próximo dos 150 jogos pelo seu time do coração: completa, nesta quarta-feira, no Maracanã, palco pelo qual tanto desfilou, 148 partidas.

Números e gol de barriga

Renato contabiliza 65 jogos como técnico na primeira passagem pelo Grêmio, entre 2010 e 2011 (sem o Gre-Nal de Rivera, quando Roger, auxiliar à época, estava na área técnica), 39 em 2013, quando foi vice-campeão brasileiro, e 17 partidas em 2016 (já subtraídos os jogos contra Santa Cruz e Botafogo, quando o ex-auxiliar James Freitas foi o treinador), com o título da Copa do Brasil.

Na atual temporada, esteve à frente do Grêmio em 26 oportunidades, retirados os duelos com Flamengo e Ceará, quando seu auxiliar Alexandre Mendes e o técnico do time de transição, Felipe Endres, respectivamente, estiveram no banco de reservas pela Primeira Liga. O saldo final é de 147 duelos como treinador do time gaúcho.

Mas Portaluppi não estará em um ambiente hostil nesta quarta-feira. Apesar de ídolo máximo do Grêmio, no Fluminense fez o inesquecível gol de barriga do título carioca de 1995 . Como técnico, tem cinco passagens, sendo a mais marcante entre 2007 e 2008, quando foi campeão da Copa do Brasil no primeiro ano e esteve próximo de levar o título da Libertadores no seguinte, ao perder a final para a LDU. De todo o período como comandante do Flu, acumula alguns causos.

– Não adianta você jogar cinco, 10, 12 anos num clube e não botar o seu nome nesse clube. Nós marcamos nossos nomes com esse titulo. Está na historia do clube e a historia ninguém apaga – comentou Renato, em 2015, na comemoração dos 20 anos do gol de barriga.

O Grêmio tem vantagem nas oitavas da Copa do Brasil pela vitória por 3 a 1 no primeiro jogo. Assim, pode até perder por um gol de diferença que está classificado. Se o Fluminense devolver o placar da Arena, a decisão vai para os pênaltis.

FLUMINENSE X GRÊMIO - COPA DO BRASIL - OITAVAS DE FINAL (JOGO DE VOLTA)

Data e horário: quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília)

Local: Maracanã

Time provável do Fluminense: Diego Cavalieri, Lucas, Nogueira, Henrique e Léo; Orejuela, Douglas e Wendel; Gustavo Scarpa, Richarlison e Henrique Dourado

Desfalques do Fluminense: Sornoza e Wellington Silva
Time provável do Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Pedro Rocha e Luan; Barrios.

Desfalques do Grêmio: Edílson, Maicon, Bolaños, Marcelo Oliveira, Leonardo, Lincoln, Douglas, Jael

Arbitragem: Thiago Duarte Peixoto, auxiliado por Rogerio Pablos Zanardo e Herman Brumel Vani (trio de São Paulo).

Transmissão: o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos

VEJA TAMBÉM
- Ex-grêmio acerta transferência para rival da série A em negociação surpresa
- Grêmio anuncia retorno aos treinos da equipe feminina de futebol.
- Grêmio retorna aos treinos no CT do Corinthians






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/5/2024