1Win

Barrios encaixa e se aproveita de jogo pelo chão do Grêmio

Centroavante tem nove gols e é artilheiro do Tricolor na temporada em menos de três meses de clube. Equipe enfrenta o Atlético-PR neste domingo pela 2ª rodada do Brasileirão


Fonte: -

Barrios encaixa e se aproveita de jogo pelo chão do Grêmio
Lucas Barrios marcou mais duas vezes contra o Fluminense, pela Copa do Brasil (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Não são só os gols da vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense – e os anteriores a esses. Mesmo quando não balançou as redes, caso da vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, no último fim de semana, Barrios mostrou estar adaptado ao estilo de jogo do Grêmio. E entra mais uma vez em campo pelo Brasileirão, dessa vez diante do Atlético-PR, às 16h deste domingo, para aperfeiçoar o sistema tático de Renato.

Com pequenas concessões dos dois lados, o centroavante e o Tricolor se beneficiam do momento. Quem pensou que o camisa 18 ficaria fincado na área, só brigando na bola aérea, se enganou. Todos os nove gols marcados até o momento foram com a bola pelo chão.

Antes sem a referência, o Grêmio jogava em função de Luan. O camisa 7, muitas vezes acompanhado de Bolãnos, era quem atuava mais adiantado. A transição do Grêmio se baseava na movimentação de ambos, saindo das costas dos zagueiros e procurando o espaço vazio. O jogo fluía a partir dos toques curtos, característica que não foi modificada.

A entrada de Barrios nos últimos jogos – ele pouco jogou com Bolaños – deu a Luan função semelhante. Joga pela faixa central, mas mantém a movimentação em busca de espaço e área desmarcada. A diferença é que a presença do paraguaio segura os zagueiros na marcação, mais recuados. O que gera mais espaço para Luan criar e com uma opção de passe para tabela.

"Ele (Barrios) está em uma fase muito boa, iluminada. Tem feito gols importantes para nós, tem muita presença de área. Conhece ali dentro, tem o faro do gol. É um jogador que tem nos ajudado bastante neste sentido, mudando um pouco a característica da nossa equipe, como a gente vinha jogando. Teve a felcidade de fazer dois gols, de quem tem presença, sabe se posicionar, tem a leitura do momento. Que continue assim." (Grohe)

Foi no clássico "um-dois" das peladas que o Grêmio marcou o gol com Arthur, o primeiro no 3 a 1 sobre o Flu. O volante avançou, procurou Luan na tabela e seguiu em progressão para a área. Encontrou Barrios também na meia-lua e recebeu de volta na frente do gol. Nos jogos, Barrios também recua até a intermediária, zagueiro às costas, para ser opção de passe na saída de bola. Aos poucos, os companheiros vão se acostumando a forçar a jogada no camisa 18 – especialmente com Ramiro, Léo Moura e Geromel, geralmente de onde a bola sai na transição.

Contra o Botafogo, quando não fez gol, Barrios estava na área e foi o primeiro a finalizar na origem do tento de Ramiro. Em outra chance desperdiçada por Luan, recebeu passe de Ramiro na intermediária, no pivô, e deixou o atacante livre para finalizar em toque de letra.

No segundo gol sobre o mesmo Botafogo, participa da construção ofensiva de toque de bola. Mostra aptidão para participar do jogo mesmo sem finalizar. Mais pelo lado esquerdo da área, recebe de Luan e, no meio de três marcadores, devolve para o camisa 7. Na sequência do chute, finalização e gol de Ramiro.




Na bola aérea, uma das jogadas ensaiadas envolve diretamente o centroavante. Já saíram dois gols assim, em cobranças de escanteio. Curiosamente, ambos com o pé. Kannemann desvia o cruzamento na primeira trave para Barrios escorar na segunda. Contra Fluminense e Deportes Iquique, funcionou.

– Jogador de qualidade, que segura a bola no ataque, tem feito muitos gols. O papel dele, tanto defensivamente quanto ofensivamente, tem sido fundamental neste nosso crescimento diz Geromel, capitão nos últimos jogos.

Além da pressão nos zagueiros na saída de bola, Barrios também tem papel na bola aérea defensiva. Pela estatura alta, se junta aos defensores para auxiliar a espantar os cruzamentos. Também dá uma força para eles quando estão no aperto. Kannemann e Marcelo Grohe, geralmente ambos mais "simples" na saída de bola, miram sempre no centroavante quando precisam dar o chutão. E geralmente Barrios consegue a casquinha. As facetas do centroavante somaram ao Tricolor e deram novas alternativas sem uma mudança de estilo ou chuveirinho constante.

CONFIRA RAIO-X DE TODOS OS NOVE GOLS DE BARRIOS


Imagem mostra de onde Lucas Barrios marcou seus nove gols pelo Grêmio (Foto: Reprodução)

Veranópolis 0 x 2 Grêmio - 02/04 - Quartas de final do Gauchão
Pé direito, grande área. Assistência: Gastón Fernández, jogada construída

Grêmio 5 x 0 Veranópolis - 08/04 - Quartas de final do Gauchão
Pé direito, grande área. Assistência: Bolaños, jogada construída

Novo Hamburgo 1 x 1 Grêmio - 23/04 - Semifinal do Gauchão
Pé direito, fora da área. Assistência: Pedro Rocha

Três vezes - Grêmio 4 x 1 Guaraní-PAR - 27/04 - Libertadores
Pé esquerdo, grande área. Assistência: Luan
Pé direito, grande área. Assistência: Marcelo Oliveira
Pé direito, grande área. Assistência: Lincoln

Iquique 1 x 2 Grêmio - 03/05 - Libertadores
Pé esquerdo, pequena área. Assistência: Kannemann

Duas vezes - Grêmio 3 x 1 Fluminense - 17/05 - Oitavas de final da Copa do Brasil
Pé esquerdo, pequena área. Assistência: Kannemann
Pé direito, grande área. Assistência: Cortez

ATLÉTICO-PR X GRÊMIO - 2ª RODADA - BRASILEIRÃO

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR).

Data e hora: Domingo (21/05), às 16h.

Provável escalação do Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios.

Desfalques do Grêmio: Maicon, Bolaños, Marcelo Oliveira, Edílson, Douglas, Jael e Beto da Silva.

Provável escalação do Atlético-PR: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Matheus Rossetto e Lucho González (João Pedro); Nikão, Guilherme e Eduardo da Silva (Grafite).

Desfalques do Atlético-PR: Marcão (suspenso) e Felipe Gedoz (machucado).

Arbitragem: Marcelo Aparecido de Souza, auxiliar por Anderson José de MOraes Coelho e Bruno Salgado Rizo (SP).

O jogo no ar: Transmissão: TV Globo para RS (com Luciano Périco, Maurício Saraiva e Márcio Chagas) e Premiere (com Linhares Jr e Gil Rocha)


VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

2/5/2024

1/5/2024