1Win

O Grêmio melhora quando é leal as suas características


Fonte: Globo Esporte

O Grêmio melhora quando é leal as suas características
Uma virada de jogo que há muito tempo não se via. O Grêmio que venceu o Fluminense foi um Grêmio com muita vontade e, principalmente por causa disso, jogou melhor. Mas as várias chegadas do tricolor gaúcho ao ataque, através da troca de passes, aconteceram graças a dois jogadores: Ramiro e Luan, especialmente este último. Por se movimentarem e aproximarem para buscar jogo na saída de bola dos volantes, o time chegava à área do adversário com consistência, domínio de bola e envolvimento. Exatamente como acontecia no ano passado e como ficou evidenciado no gol de Arthur. Está claro: quando o Grêmio não foge das suas características ele é um time muito mais perigoso.

O time de Abel Braga até tentou marcar o meio campo, mas não ofereceu muita pressão em cima dos nossos volantes. E, mesmo quando o Grêmio avançava um pouco os seus meias e a marcação chegava, Arthur se desvencilhava com classe e muita calma para reorganizar a jogada. Suas características são muito parecidas com as de Maicon, sendo uma ótima opção para Renato e uma saudável briga pela titularidade, quando o capitão retornar de lesão.

A facilidade em Arthur orientar a saída de bola, concomitante à aproximação de Luan e a maneira como o camisa 7 arrastava a marcação, deu ao Grêmio espaços e criatividade para trocar passes. O jogo poderia ter tido um placar até mais elástico pelas chances que o nosso tricolor teve.

É notória a falta que Douglas ainda faz na armação das jogadas. Sem ele, a necessidade dos volantes subirem e dos pontas se movimentarem cresce ainda mais, porque as características de Douglas nenhum outro jogador do elenco tem. Por isso, é importante ter a consciência que um jogo de performance consistente como essa contra o Flu depende muito da postura do adversário, porque se ele marca forte e em conjunto na saída de bola, a carga sobre os volantes naturalmente não vai permitir que eles se apresentem com frequência ao ataque. Sem um armador e com menos elementos vindos de trás para confundir a marcação que está sobre os pontas, as jogadas de ataque construídas com troca de passes se tornam escassas. Daí vemos as ligações diretas que aconteceram contra times que marcaram o Grêmio um pouco mais forte.

O Grêmio, nos últimos dois jogos, esteve melhor. Mas seu desempenho ainda está diretamente ligado à postura do adversário. Essa é uma avaliação necessária, pois até a volta do Douglas, o tricolor vai precisar ter alternativas para encontrar espaços. Às vezes vai ser mais fácil, principalmente quando alguns jogadores-chaves, como Luan, estiverem mais ligados no jogo. Ele é um dos indispensáveis para tudo isso funcionar. E, caso sejam verdadeiras as propostas de compra do jogador, o Grêmio precisa estudar perfis que substituam, principalmente, a habilidade que ele tem de movimentar todas as peças do ataque e abrir espaços.

Jéssica Cescon Antunes
Twitter: @gremistaloca
Contato: ajcescon@gmail.com

VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

1/5/2024