O técnico Renato Gaúcho comemora o título com os jogadores do Grêmio
Fluminense e Grêmio significam muito na vida de Renato Portaluppi (ou Renato Gaúcho). E quis o destino que ele ficasse diante dos dois clubes logo no retorno à Copa do Brasil, torneio que ganhou duas vezes, justamente com os tricolores das Laranjeiras e de Porto Alegre. O ex-atacante já foi chamado de Rei do Rio, Homem-Gol e agora é o personagem de um dos duelos das oitavas de final de 2017.
Renato também passou por Flamengo e Botafogo no Rio, mas foi pelo Flu que marcou gol de barriga. Lá, virou treinador interino quando ainda tinha contrato de atleta e, anos depois, ganhou Estadual e levou o clube à final da Libertadores de 2008.
"Eu tenho um carinho muito grande pelo Fluminense, mas sou Grêmio", disse Renato em 2013, às vésperas de outro confronto entre tricolores. À época o duelo era pela Libertadores.
Renato chegou ao Fluminense quase oito anos depois de sair do Grêmio. O histórico gol na final do Carioca de 1995 começou a escrever o status de ídolo junto ao torcedor. No ano seguinte, já com lesão no joelho e diante de um time em crise, foi treinador interino por dois jogos.
"Quando eu cheguei ao Fluminense, o Renato já tinha feito o gol contra o Flamengo. Ele estava machucado, treinou o time e tudo. Já era ídolo", conta Paulo Roberto, ex-lateral direito e que foi colega do agora treinador tanto no Grêmio como no Flu.

A relação de Renato com os dois tricolores tem mais semelhanças do que o primeiro olhar indica. Nos dois clubes, o treinador comandou trabalhos pontuais com êxitos e sempre marcados por frases de efeito e grandes atuações individuais.
Além dos títulos de Copa do Brasil, em 2008 e 2016, Renato também foi vice da Libertadores com o Fluminense e segundo colocado do Brasileirão com o Grêmio. Nos dois clubes, entrou na maioria das vezes para 'salvar' a temporada e conseguiu mais do que isso.

O treinador é contestado pelas oscilações e métodos bem específicos, mas referendado pelos dirigentes com base justamente na gestão de grupo. Justamente pelo controle que costuma manter no vestiário, é apoiado pelos atletas.
"O Renato tem o grupo na mão", disse Maicon, capitão e um dos líderes do elenco. "Ele tem passado muito do que viveu no futebol para a gente crescer", contou Léo Moura, lateral direito do Grêmio.
A partir desta quarta-feira, e até o dia 31, quando Grêmio e Fluminense se cruzarem brigando por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, Renato vai ter de se policiar. Vai precisar eleger bem as lembranças para ficar apenas de um lado do duelo, que a ele é cheio de ótimas recordações.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Comentários (2)
dá-lhe grêmio
DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAPP 11949348549
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Prioridade: Análise Por Um Meia Criativo Titular Após Acerto Com Luis Castro.
Grêmio confirma volta de campeão da Libertadores
Grêmio define meia como nova prioridade após acerto com Luis Castro.
Grêmio encaminha retorno de campeão da Libertadores para comandar equipe de base.
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.