1Win

Reforma, gols de Sanchéz e teto de cobre: o palco de Iquique x Grêmio

Estádio Zorros del Desierto viu surgimento de estrela chilena, tem estrutura moderna para jogo desta quarta, às 19h30, e impressionou Barrios


Fonte: Globo Esporte

Reforma, gols de Sanchéz e teto de cobre: o palco de Iquique x Grêmio
Casa do Cobreloa, o Zorros del Desierto, palco do jogo do Grêmio na noite desta quarta-feira, é a casa de aluguel do Deportes Iquique. Será lá que o Tricolor tentará confirmar a classificação para a próxima fase da Libertadores de maneira antecipada, já que é o líder do Grupo 8 da competição. O estádio abrigou os chilenos em apenas dois jogos em 2017, foi reformado recentemente e apresenta boas condições.

O nome Cobreloa já diz muito sobre a região onde está Calama, na ponta do deserto do Atacama. É uma junção de cobre, metal abundante na região, e do rio Loa. Assim foi formado o nome dos chilenos, donos do estádio. O Iquique tem uma vitória e uma derrota no palco: perdeu para o Guaraní, na primeira rodada da chave, mas venceu o Zamora.

BOAS CONDIÇÕES

O campo é velho conhecido de Lucas Barrios, que atuou pelo Cobreloa na temporada 2006/2007. No entanto, o centroavante quase não reconheceu o espaço onde anotou 18 gols com a camisa laranja naquele campeonato nacional e despontou para o futebol mundial. Uma reforma modernizou o estádio, o deixou confortável e agradável a quem olha para suas cadeiras. Quase no nível das arenas brasileiras, não fosse a capacidade para 12 mil pessoas.

– Quando eu estava aqui o estádio estava totalmente diferente, não estava fechado como está agora. É lindo que o futebol chileno cresça desta maneira. Joguei a Copa América em 2015 e os estádios cresceram um montão – disse Lucas Barrios.

A estrutura interna do palco do jogo de hoje à noite é bastante nova e espaçosa. As cabines de imprensa estão em boas condições e o campo não apresentou problemas no reconhecimento feito pelo Grêmio, na tarde desta terça-feira. As dimensões são padrão: 105 metros por 68 metros.

METAL EXPORTAÇÃO

O cobre é o carro-chefe da econmia da região, conhecida pelas diversas minas para sua extração. No projeto de reformulação do estádio, o metal também não foi esquecido. A cobertura de parte do pavilhão do estádio é toda feita deste material, em uma espécie de homenagem.

Na entrada da arena, o torcedor também poderá ver uma grande pedra de granito com veios de cobre, posicionada como uma espécie de estátua no pórtico do Zorros. Nada de ídolos ou ex-jogadores famosos. O "busto" é para o que movimenta financeiramente a região de Calama.



RAPOSAS E CÃES

O nome Zorros del Desierto foi escolhido em votação popular, em 2014, e é em referência às raposas tradicionais da região desértica do Chile. O estádio foi rebatizado após o término da reforma – antes, se chamava Estadio Municipal de Calama.

No campo, durante o treino do Grêmio desta terça-feira, dois cães acompanhavam a atividade. Um deles, preto, aguardou o término do treinamento dos gremistas para deitar e rolar no gramado. Depois se levantou calmamente e deixou o campo para o lado de fora do estádio.



GOLS DE ALEXIS SANCHÉZ

Maior expoente da atual geração chilena, Alexis Sanchéz, do Arsenal, já desfilou pelo gramado onde Geromel, Ramiro e companhia jogarão nesta noite. O atacante surgiu no Cobreloa, onde estreou com 16 anos na temporada 2005/2006, e muitos gols marcou no estádio. Mais recentemente, em 2010, disputou amistoso com a camisa do Chile e anotou dois gols contra Zambia.



SEM FATOR LOCAL

O Zorros del Desierto tem potencial para se tornar uma pequena panela de pressão. No entanto, a fase atual do Cobreloa não ajuda. O time joga a segunda divisão chilena e não conseguiu o acesso para a próxima temporada. Como é casa emprestada do Iquique, há pouco público para apoiar os times do litoral.

Foram apenas dois jogos este ano em Calama. No Campeonato Chileno, o Iquique joga suas partidas em Cavancha, estádio em sua cidade, enquanto o Tierra de Campeones passa por reformas. Campos quase neutros, aliás, tem sido recorrentes para o Grêmio nesta Libertadores. Tanto o estádio do Zamora quando o Defensores del Chaco não apresentaram ambiente hostil para o Tricolor na competição.





VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Avião fretado mordomias Goleiro fraco.Luan péssimo tempos.Não decide jogos.Chamado de craque.Vergonha.Tamo fundido.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/5/2024