1Win

Há 20 anos: Grêmio e Guaraní revivem duelo com pênaltis e Danrlei herói

Equipes se enfrentaram apenas duas vezes na história, em confronto pelas oitavas de final da Libertadores de 1997 que só foi decidido a favor do Tricolor nas penalidades


Fonte: Globo Esporte

Há 20 anos: Grêmio e Guaraní revivem duelo com pênaltis e Danrlei herói
Jornal Zero Hora de 7 de maio de 1997 destaca Danrlei (Foto: Reprodução / Zero Hora)
O duelo de quinta-feira que vale a liderança do Grupo 8 da Libertadores de 2017 ocorreu anteriormente duas vezes, em um confronto de mata-mata. Há 20 anos, pela mesma competição, Grêmio e Guaraní-PAR mediram forças pelas oitavas de final, em dois jogos tensos, com direito a gol irregular, expulsões, drama até o último minuto, decisão nos pênaltis e um herói nada improvável aos tricolores: Danrlei.

Na véspera da partida válida pelo Grupo 8, o GloboEsporte.com relembra como foram os complicados enfrentamentos. Até porque, duas décadas depois, o adversário paraguaio promete proporcionar o mais difícil duelo da atual Libertadores.

DRAMA NA IDA

A primeira partida ocorreu no dia 23 de abril de 1997, em Assunção. Era a estreia do atacante Maurício no Tricolor. Sem Carlos Miguel, lesionado, o técnico Evaristo de Macedo improvisou o lateral-esquerdo André Silva no meio de campo. Além de sair atrás no placar logo aos cinco minutos, com um gol irregular, o Grêmio perdeu o jovem Emerson aos 30, com dores no joelho que já o havia feito parar por um ano.

Então, foi necessário se resguardar. Com três volantes, o empate veio aos 17 do segundo tempo. Zé Alcino chutou cruzado, Maurício pegou o rebote do goleiro e escorou para André Silva apenas empurrou para o gol. Porém, aos 35, os paraguaios decretaram a vitória por 2 a 1. Por reclamação, o zagueiro Rivarola foi expulso.

TENSÃO E FESTA NA VOLTA

A volta, no Olímpico, foi sofrida. Dessa vez, o zagueiro Luciano, substituto de Rivarola, recebeu o vermelho ainda no primeiro tempo. Mas o Grêmio foi atrás do resultado e abriu o placar com Paulo Nunes, aos 18 da etapa final. Aos 41, contudo, o mesmo Ovellar, que fizera os dois gols do jogo de ida, marcou novamente e quase acabou com o sonho tricolor. Então, aos 47, depois de um balão para a área do Guaraní, Paulo Nunes desviou de cabeça, e Rodrigo Gral apareceu para devolver o resultado e levar a decisão para os pênaltis.

E mais drama. Foram nada menos que sete de 10 penalidades desperdiçadas. Herói da noite, o goleiro Danrlei pegou duas cobranças. Dinho e Arce acertaram para o Grêmio, que venceu novamente por 2 a 1 e seguiu para as quartas de final, nas quais acabaria eliminado pelo Cruzeiro, futuro campeão da Libertadores daquele ano.

– Aquilo era o nosso jeito, com um a menos, precisando ganhar. Pude afastar um pouco daquilo que falavam que o Danrlei não pegava pênalti. Tira um pesinho a mais. O time estava com aquele problema de ter saído quase metade do grupo que existia até 96. Tinha uma pressão muito grande, até por nós mesmos, com técnico novo. Foi importante, mesmo tendo caído depois, porque sabíamos que Grêmio ou Cruzeiro seria o campeão – recorda Danrlei, hoje deputado federal, ao GloboEsporte.com.

Depois da classificação garantida, mais aliviados, os gremistas puderam descontrair depois de um jogo tão duro. Confira:

– Hoje, foi só coração mesmo. Nós erramos, mas, graças a Deus, eles conseguiram ser piores ainda! – exclamou o técnico Evaristo de Macedo, em relato do jornal Zero Hora.
– Eu nunca vi uma coisa igual. Quantas cobranças ridículas, mas quantas! – sorriu o ex-presidente Fábio Koff.

– Olha, sinceramente, eu não sei o que se passa com esse time, às vezes. Tomar um gol aos 41 do segundo tempo, com um a menos, e fazer outro aos 47, quando qualquer equipe no mundo se entrega, é simplesmente inacreditável – emendou o presidente Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo.

VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Naquele ano o Grêmio foi eliminado pelo Cruzeiro porque a arbitragem anulou um gol legítimo do Grêmio alegando um impedimento inexistente quase no final do jogo. O resultado seria 3x1 que classificaria o Grêmio....sempre fomos prejudicados.

hoje falta muito aos jogadores de hoje toma um gol perde o rumo arios jogos do gremio foi asim no passado contra o palmeiras a famosa batalha dos aflitos entre outros hoje o futebol os jogadores mudaram uma pena

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE, CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAPP 11949348549

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

2/5/2024