Primeira Liga começa nesta terça-feira após adesões e desistências de clubes

Brasil de Pelotas, Ceará, Chapecoense, Joinville, Londrina e Paraná são as novas equipes do torneio; vice no ano passado, Furacão não vai participar da competição


Fonte: GloboEsporte

Primeira Liga começa nesta terça-feira após adesões e desistências de clubes
A segunda edição da Primeira Liga vai começar no mesmo lugar que consagrou o Fluminense como o primeiro campeão da competição, no ano passado, ao derrotar o Atlético-PR por 1 a 0 . O estádio municipal de Juiz de Fora vai receber o Tricolor carioca contra o Criciúma, nesta terça, às 20h (horário de Brasília), na partida que inaugura uma nova fase do torneio.

Criada por causa das controvérsias entre alguns clubes e a CBF no ano passado, a edição de 2017 da competição vai contar com a entrada de seis times que não participaram em 2016: Brasil de Pelotas, Ceará, Chapecoense, Joinville, Londrina e Paraná. O único clube do Nordeste na competição é o convidado deste ano. De acordo com José Rodrigo Sabino, diretor-executivo da Primeira Liga, esta é uma das medidas para aumentar o valor da marca da competição.

- O Ceará está entrando como um clube convidado. Como não vai participar da Copa do Nordeste, vai participar da Primeira Liga. Mantendo um critério esportivo interessante pensamos em expandir e o Ceará é um clube muito grande com uma torcida enorme e apaixonada. Para os próximos anos a gente vai começar a criar critérios de classificação para tornar a competição cada vez mais atraente.

Por outro lado, dois clubes que ajudaram a fundar a Primeira Liga não estarão no torneio deste ano. Atlético-PR e Coritiba tiveram divergências na divisão das cotas de transmissão e ficarão de fora do torneio, apesar de Sabino não comentar o motivo.

Além da diferença na quantidade de times, a maior mudança é na forma de disputa. Este ano, as 16 equipes serão divididas em quatro grupos com quatro times e as duas melhores avançam para as quartas de final. Em 2016, apenas os primeiros colocados e o melhor segundo dos três grupos avançavam para a semifinal.

A segunda fase deste ano está marcada para ser disputada no segundo semestre da temporada, nas datas Fifa, quando as seleções estarão disputando as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Dessa forma, o diretor-executivo da Primeira Liga afirmou que vai preencher uma lacuna que passam a existir nos canais que transmitem futebol.

Para Sabino, apesar do caráter amistoso que a competição ainda tem - por não estar no calendário oficial da CBF - a edição de 2017 será melhor que a do ano passado. Segundo ele, isso se dá por causa da estrutura que o torneio agora tem.

- Nós tivemos menos resistência para organizar o torneio do que no ano passado. Em 2016, no dia do primeiro jogo ainda tinha o risco de não ser aprovado. Esse ano a gente conseguiu, apesar dos problemas de tabela. O torneio deste ano tem um número maior de clubes, a gente vai ter uma fase de mata-mata no segundo semestre e em dias que a gente não vai ter futebol na TV por ser data Fifa. Hoje a Liga está mais estruturada.

VEJA TAMBÉM
- Ex-grêmio acerta transferência para rival da série A em negociação surpresa
- Grêmio anuncia retorno aos treinos da equipe feminina de futebol.
- Grêmio retorna aos treinos no CT do Corinthians






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/5/2024













17/5/2024