Grêmio usa Libertadores por "espírito" da Arena e mira volta da "avalanche"

Em projeto pioneiro no clube, Departamento do Torcedor Gremista estreita laços com os fãs influenciado pelo Borussia Dortmund e vislumbra volta da "cultura do torcedor"


Fonte: Globoesporte.com

Grêmio usa Libertadores por espírito da Arena e mira volta da avalanche
Fumaça colorida foi utilizada pela primeira vez contra o Toluca (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
A quarta-feira é de decisão para o Grêmio. E nada melhor que casa cheia para superar os argentinos do Rosario Central nas oitavas da Libertadores, às 21h45, na Arena. Com projeção de mais de 40 mil pessoas, o clima no estádio é um dos trunfos para um bom resultado. E há um grupo de dirigentes do clube envolvidos diretamente neste caso. O objetivo deles é criar uma identidade para o estádio gremista que se assemelhe à do Olímpico. Inclusive com a volta da tão famosa "avalanche" na comemoração dos gols tricolores.

O Departamento do Torcedor Gremista (DTG) comanda ações como as vistas na partida contra o Toluca, na semana passada, com o recebimento da equipe com fumaça e papel picado. Mas as novidades começaram a aparecer no 4 a 0 sobre a LDU, no primeiro compromisso em casa pela Libertadores de 2016.
Dirigido por Kevin Krieger, ainda tem como diretores Thiago Floriano, Ricardo Todeschini, André Gutierres, João Saraiva e Mário Guedes. Os quatro primeiros receberam o GloboEsporte.com nas cadeiras da Arena e falaram sobre os planos para melhorar o clima no estádio gremista.

A iniciativa é pioneira. O Grêmio fez um estudo e criou o departamento para que tenha uma relação mais próxima com a torcida, principalmente depois da mudança para a Arena, quando o sentimento afetivo com o antigo Estádio Olímpico foi quebrado. A inspiração é o Borussia Dortmund, da Alemanha, e a maneira como ele lida com os seus torcedores. O apoio dos alemães na Muralha Amarela, setor atrás de uma das metas do Westfalenstadion, é exemplar para os gremistas.

– Fomos estruturando um projeto baseado no Borussia Dortmund, um projeto técnico. Adaptando o que eles têm lá, os procedimentos, à nossa realidade – relata Thiago Floriano, um dos diretores-adjuntos do Departamento do Torcedor Gremista.
A ideia iniciou a ser planejada ainda em 2014, com João Saraiva e Ricardo Todeschini, também diretores do núcleo. Passou por conversas com o Conselho Deliberativo e diretoria para que fosse implantado dentro do clube em novembro do ano passado. Eles entendiam necessária uma interlocução ativa com o poder público e o clube para melhorar a experiência dos torcedores.

– Fizemos uma pesquisa e achamos o modelo ideal para ter o tratamento com o torcedor, não só organizado, mas também que frequenta todo o estádio. Lá (na Alemanha), como aqui no Brasil, há distúrbio com o torcedor, racismo. Mas, no modelo que buscamos, conseguimos alinhar a conduta do torcedor, junto com o Estatuto do Torcedor – completa Todeschini.


Movimento na comemoração de gols ficou famoso no Estádio Olímpico (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)

Dentro da intenção de retomar a "cultura de torcedor", há um plano audacioso a longo prazo: o retorno da avalanche. O movimento da comemoração do gol não é feito desde o jogo com a LDU pela Libertadores de 2013, quando a grade da base da Arquibancada Norte cedeu, deixando feridos. Não há uma planificação detalhada de como isso poderia ocorrer, pois depende de inúmeros fatores.

– Começamos como torcida punida, sem banda e barras, e conseguimos mais do que isso. A longo prazo, nosso planejamento inclusive é voltar com a avalanche, que é a marca do torcedor gremista – diz Ricardo Todeschini.

VEJA TAMBÉM
- Ex-grêmio acerta transferência para rival da série A em negociação surpresa
- Grêmio anuncia retorno aos treinos da equipe feminina de futebol.
- Grêmio retorna aos treinos no CT do Corinthians





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/5/2024