1Win

Cirurgião libera Bolaños, mas retorno ao Grêmio depende de avaliações

Mais de um mês após cirurgia na mandíbula, atacante é considerado curado clinicamente, mas ainda tem receio de se envolver em divididas, diz médico do Grêmio


Fonte: Globo Esporte

Cirurgião libera Bolaños, mas retorno ao Grêmio depende de avaliações
Bolanos voltou aos treinos com bola na semana passada (Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS)
Trinta e seis dias depois de passar por cirurgia para corrigir uma fratura dupla na mandíbula, Miller Bolaños está liberado para voltar ao grupo do Grêmio. O atacante equatoriano foi avaliado nesta sexta-feira pelo médico Marcus Collares, responsável pelo procedimento cirúrgico. Foi constatado que ele está clinicamente curado, mas sua volta aos gramados ainda dependerá de outros fatores.

Bolaños iniciou os treinos com bola no CT Luiz Carvalho na semana passada, antes mesmo da liberação, mas com algumas restrições. Segundo o médico do Grêmio Paulo Rabaldo, o atacante ainda tem receio de se envolver em choques com os colegas para não expor o local da cirurgia. Além do fator psicológico, também precisa recuperar o preparo físico perdido pelo longo tempo parado e pelas dificuldades de alimentação no período pós-operatório – até hoje o jogador convive com dificuldades de mastigação em função da fratura na mandíbula.

– O Collares nos colocou objetivamente que está muito bem a evolução dele, a parte óssea está integrada, houve uma boa cicatrização, mas tem certas sequelas para abrir a boca, há uma sequela da musculatura da mandíbula, leva dificuldade de mastigação e nutrição. Evidentemente temos fatores subjetivos que é a parte psíquica, um jogador que vem do exterior e tem um cartão de visita desses. Isso tudo mexe, inclusive a liberação – disse Rabaldo ao GloboEsporte.com.

O jogador está apto a ser reintegrado ao time de Roger Machado já neste sábado, na reapresentação dos jogadores do Grêmio após a vitória por 3 a 2 sobre a LDU, em Quito, na noite de quarta-feira. Dificilmente, no entanto, será relacionado para partida de terça contra o Toluca, pela Libertadores, ou mesmo no primeiro jogo das semifinais do Gauchão, quinta-feira, contra o Juventude. A volta deve ser gradativa, após avaliação da comissão técnica.

Bolaños sofreu duas fraturas na mandíbula após ser atingido por uma cotovelada do lateral William no Gre-Nal 409, em 6 de março. Após a cirurgia, realizada em 10 de março, Bolaños perdeu 10% da massa muscular – um total de seis quilos, dos quais alguns já foram recuperados.
Bolaños voltou a treinar com bola na última quinta-feira. Na sexta, participou de trabalho ao lado dos atletas do elenco de transição. Antes, havia retomado os treinamentos no último 22. Então sem realizar exercícios com impacto, treinou nas bicicletas da academia, a fim de minimizar a perda de massa muscular. Com o retorno aos trabalhos com bola, antecipou a previsão médica, que projetava sua volta no dia 12 – próxima terça-feira.
Principal reforço do Grêmio para a temporada, o atacante foi submetido a cirurgia no dia 10 de março, para reconstruir a mandíbula, fraturada em duas partes. Após o procedimento, o jogador permaneceu em repouso durante 10 dias e teve de esperar cerca de duas semanas até poder ingerir alimentos pastosos ou sólidos. O jogador tem dois jogos e um tento anotado pelo clube.

VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

1/5/2024