Passadas as duas primeiras rodadas da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, já dá para começar a traçar os perfis dos times que estão em busca da Glória Eterna. A partir dos números do Data ESPN/Trumedia, vale destacar a equipe mais eficiente no período, o Bolívar -BOL, e também a solidez do Estudiantes -ARG - e ambos enfrentam brasileiros na terceira rodada, que será disputada entre esta terça (23) e a próxima quinta-feira (25). Mas não para nisso. Buscamos os líderes e lanternas em várias medições que nos ajudam a entender qual é a ideia de seus treinadores para a competição.
O maior libertador, O Bolívar, que leva o nome do grande herói do processo de libertação do continente (Simón Bolívar), foi a grande surpresa das duas primeiras rodadas. O time celeste de La Paz lidera o grupo do Flamengo com 100% de aproveitamento e o melhor ataque, com 7 gols marcados. E não por acaso, já que tem também a maior expectativa de gols – 5,18. As estatísticas indicam alguns comportamentos da equipe dirigida pelo argentino Flavio Robatto: tem o maior percentual de ações com bola registradas no seu terço defensivo – 32,9% (ao lado do rival The Strongest -BOL). Portanto, usa o famoso ‘bloco baixo’ de marcação.
Um dado complementar a esse indica que o Bolívar não costuma pressionar o portador da bola. São apenas 22 tentativas de desarme, menor número (ao lado do Grêmio – que por sua vez é a maior decepção até aqui) do torneio. O Bolívar também é o último da lista de duelos pela bola com 98 disputas a menos que o líder, o River Plate -ARG. Lá atrás, o experiente goleiro Carlos Lampe empresta segurança à defesa ao ostentar o segundo melhor número de ‘goles evitados’ (1,73).
O DONO DA BOLA, O Atlético-MG lidera a posse com a altíssima média de 69,1%. SEM A BOLA – O Alianza Lima-PER tem menor posse: 29%. SEGURA A BOLA - O Fluminense é o brasileiro que menos vezes foi desarmado (227 vezes). Só dois outros times (Palestino-CHI e Strongest-BOL) perderam a bola menos vezes, mas não ficam tanto tempo com ela. POR MUITO TEMPO - O tricolor carioca fica com ela em média 32,3 segundos por posse de bola – maior tempo médio.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.