Pepê é um dos pilares do Grêmio e carrega consigo toda confiança da comissão técnica. Ele inicia a sua segunda temporada pelo clube mais experiente e resiliente para os novos desafios. O primeiro ano foi de adaptação e superação, pelas lesões até então inéditas.
Em entrevista ao ge, o volante falou dos aprendizados, do sonho de vencer a Libertadores e rasgou elogios a Renato Portaluppi. Ele é um grande gestor de equipe. É o melhor treinador que eu já tive na minha carreira. — Pepê, sobre Renato Portaluppi
O meio-campista sempre foi uma convicção da direção, que desembolsou pouco mais de R$ 8 milhões para tirá-lo do Cuiabá em dezembro de 2022. Portaluppi o comparou a Maicon pelas semelhanças nas características de jogo. Enquanto esteve à disposição, Pepê mostrou qualidade nas 32 partidas que disputou no ano passado. Em meio à oportunidade de ser titular de uma grande equipe, o camisa 23 do Grêmio precisou lidar com algo novo na carreira: lesões. Foram três problemas musculares na coxa direita, todos no primeiro semestre. As adversidades não o abalaram.
Tudo que viveu virou aprendizado por um 2024 melhor. – Na minha carreira, nunca tive problemas de lesão. O ano passado foi o primeiro. Tudo fica de aprendizado. Quem mais aprende com isso sou eu. Mudei minha cabeça, a parte mental, para que nesse ano eu seja um Pepê melhor. Fazer um pré-treino melhor, pós-treino melhor, sono, alimentação. Tenho muito para melhorar e quem aprende com isso é o Pepê. Creio que hoje sou um novo atleta. Esse ano vai ser diferente – declara o jogador em entrevista ao ge . Pepê iniciou a nova temporada na melhor forma física. Participou de sete dos oito jogos da equipe no Gauchão, sendo seis como titular, e só foi preservado do duelo sem gols com o Ypiranga em Erechim. Em minutos jogados, só está atrás de Villasanti e Reinaldo. O volante é um dos homens de confiança de Renato Portaluppi. É responsável por qualificar a saída de bola, ajudar na construção das jogadas e marcação.
A relação com o comandante é exaltada. Para ele, o maior ídolo da história do Grêmio também é o melhor treinador com quem trabalhou. – Renato e eu temos uma relação muito boa. É um grande gestor de equipe. É o melhor treinador que eu já tive na minha carreira. Fico muito feliz de ter essa boa relação com ele e nos damos muito bem no dia a dia. Quem ganha com tudo isso é o clube. – Como ele gere o grupo, como lida com a gente. Ele já esteve no nosso lado, sabe o que pensamos, o que sentimentos, fora os atalhos que sabe no campo. Sabe os caminhos que nós não sabemos muitas vezes. Foi um grande jogador, ganhou muitas coisas. Sabe passar o caminho para gente. Entende muito de futebol e ficamos felizes de ter ele no comando do nosso time – elogia Pepê.
O bom ambiente no dia a dia do CT Luiz Carvalho, a continuidade do trabalho e os sete reforços contratados indicam que o Grêmio pode ser uma das forças para brigar por títulos na temporada.
O time busca o hepta estadual e terá Copa do Brasil e Brasileirão em âmbito nacional. O principal objetivo será a disputa da Libertadores, competição que empolga a torcida. O Tricolor, a partir de abril, inicia a trajetória rumo ao quarto título. Para Pepê, será um momento para lá de especial. Afinal, o meio-campista disputará pela primeira vez o principal torneio do continente. – Jogar uma Libertadores por um tricampeão como o Grêmio é um sonho de fato.
Quero realizá-lo esse ano. Acho que o Grêmio não pode sonhar com nada menos do que ser campeão. Meu sonho é esse. Vamos disputar com muita humildade, pé no chão e muito trabalho nessa grande competição. Existe aquela vontade que ela chegue para que a gente possa jogar – projetou. Pepê reconhece que o saldo da temporada passada foi positivo - o Grêmio ficou apenas dois pontos atrás do campeão Palmeiras e chegou às semifinais da Copa do Brasil. Mas ficou um gosto amargo. Com a chegada de reforços como como Marchesín, Du Queiroz, Pavón, Soteldo e Diego Costa, a expectativa é que o Grêmio se torne mais competitivo para brigar pelos títulos.
–
Quanto mais elenco se qualifica, a chance de vencer títulos fica maior. Os reforços que chegaram vão ajudar¹ a gente e a ideia é essa, precisamos entrar assim nas competições. No ano passado faltou pouco pra ganhar o titulo, mas acho que esse ano a gente tem grandes chances de conquistar grandes coisas e talvez até com uma mentalidade melhor que no ano passado – finalizou Pepê. Na tarde deste sábado, Pepê repetirá a dobradinha com Villasanti no meio-campo em busca de mais uma vitória no Gauchão.
O Tricolor recebe o Santa Cruz às 16h30 deste sábado, na Arena, pela nona rodada da primeira fase do Gauchão.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!