O Grêmio finalmente anunciou a contratação de um centroavante para a temporada. Diego Costa foi oficializado na noite de quinta-feira como novo reforço e desembarca nos próximos dias para assinar contrato até o fim de 2024. Para o clube, serve para preencher uma lacuna. Para o jogador, a chance de retomar o protagonismo de outrora. Diego Costa estava livre no mercado desde 31 de dezembro, data de encerramento do contrato com o Botafogo. O clube carioca cogitou a renovação com o atacante na virada do ano, mas não fechou . O brasileiro naturalizado espanhol não era o plano A do Grêmio, nem o B. A primeira investida do clube por um centroavante após a saída de Luis Suárez foi em Funes Mori, mas o argentino preferiu seguir no México, onde tem nacionalidade, e recusou a proposta gremista. Nomes como Cavani e Gabigol foram especulados, mas posteriormente negados pelo Grêmio.
Entre os que foram procurados estão o camaronês Aboubakar e, mais recentemente, Tiquinho Soares. O jogador do Botafogo, recebeu proposta e gostou do projeto apresentado pelo Tricolor, mas os cariocas rechaçaram a oferta dos gaúchos. Desta forma, o Grêmio foi buscar um ex-companheiro de Tiquinho. Neste contexto, Diego Costa pareceu um alvo mais acessível, especialmente por se tratar de um atleta sem contrato. O ex-jogador da seleção espanhola é a principal aposta gremista para a disputa da Libertadores.
Aos 35 anos, o centroavante fez quase toda carreira na Europa, com destaque pelas passagens por Atlético de Madrid e Chelsea. Naturalizado espanhol, disputou duas Copas do Mundo (2014 e 2018). Em cerca de 17 anos de trajetória profissional, tem mais de 200 gols marcados.
O histórico recente, porém, mostra Diego Costa longe do protagonismo de outrora. Desde meados de 2017, quando deixou o Chelsea para retornar ao Atléti, o desempenho do atleta foi mais discreto, além de ter cumprido contratos curtos nos últimos três times que defendeu. Nos últimos seis anos, entre o clube colchonero, Atlético-MG, Wolverhampton e Botafogo, Diego Costa disputou 140 jogos e marcou 28 gols.
Ídolo do time espanhol, o centroavante rescindiu contrato no fim de 2020 e ficou oito meses sem clube, até acertar retorno ao Brasil para atuar no Atlético-MG. Foi a primeira vez do jogador como profissional no seu país natal. Pelo Galo, foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil, mas nunca foi o principal nome, atrás do estrelato de Hulk.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.