A história de sucessos do Grêmio na Libertadores passa, coincidentemente, por uma mesma posição . Em 1983, 1995 e 2017, os títulos da principal competição da América vieram acompanhados da chegada de centroavantes para a disputa da competição. A grife dos reforços variou ao longo dos tempos.
Nem sempre os nomes mais badalados deram as melhores respostas, como ocorreu em 1983 e em 1995 . Mas também aconteceu na dinâmica de ter o brilho de uma estrela. Lucas Barrios, em 2017, completou o time que foi buscar o tri, mesmo que Jael tenha se provado fundamental na decisão contra o Lanús.
A busca por um novo nome para a posição em 2024 ainda está como uma prioridade da direção gremista . Mas a história mostra a importância dessa peça nas campanhas de sucesso do clube na Libertadores. E não apenas dos investimentos mais altos. Nos três títulos, o reforço menos badalado para o ataque teve participação fundamental para as conquistas.
A primeira aposta ocorreu em 1983 . O Grêmio foi à Europa buscar César, que estava no Benfica, e tinha terminado o Brasileirão de 1979 como artilheiro com 13 gols. O atacante foi uma indicação do meia Tita.
– Para voltar ao Brasil e ao Grêmio, viria até a nado se fosse possível – disse o reforço badalado na chegada a Porto Alegre.
Alertada por Valdir Espinosa, a direção buscou um outro centroavante. Caio era jogador da Portuguesa e foi contratado para servir de opção. Só que por estar melhor condicionado, acabou escolhido por Espinosa como titular . Foi dele o primeiro gol da decisão contra o Peñarol. César, após cruzamento de um então jovem chamado Renato Portaluppi, fez o segundo e confirmou o título .
A história se repetiu 12 anos depois. O vice de futebol Cacalo foi ao Rio de Janeiro encontrar as peças que Felipão acabaria transformando em time multicampeão. Primeiro chegou Magno, vindo por empréstimo do Flamengo. O jogador era uma peça renomada e empolgou a torcida gremista. Mas um jovem de 22 anos chamado Jardel também foi buscado . O menino alto e magro veio do Vasco sem muitos holofotes, credenciado pela artilharia da Copa SP de 1993 pelo Ferroviário-CE, com direito a três gols de cabeça contra o Grêmio.
– O Jardel não era um jogador afirmado ainda. Mas foi um acerto do Grêmio. Ele estava um pouco escondido no Vasco. Chegou ao Grêmio e começou a fazer gols de tudo que era jeito. Ele de cabeça era algo impressionante. Era um jogador de referência. Ganhou muita confiança com o Felipão. Parecia um centroavante que não se dava bem com a bola. E não se dava mesmo. Mas ganhou confiança e fez tudo dar certo. Todos os reforços daquele ano vingaram – relembra Sérgio Villar, setorista de Grêmio para a GZH em 1995.
A fórmula se mostrou presente também na mais recente comemoração gremista pela Libertadores. Embalado pelo título da Copa do Brasil de 2016, a direção foi ao mercado para oferecer a Renato opções para o ataque. Primeiro chegou Jael para o início do Gauchão. Na reta final da janela de transferências, a peça que completou o time desembarcou em Porto Alegre. Lucas Barrios, goleador na Europa pelo Borussia Dortmund, foi o reforço que deu forma final ao time. Um "fazedor de gols", como relembra o ex-presidente Romildo Bolzan.
– Chegamos à conclusão de contratarmos um centroavante de ofício. Tínhamos que ter essa le gol sobre o Botafogo. Era um matador. Foi muito importante para nós. O nome dele impunha respeito, tinha tradição – afirmou.
O nome de 2024 ainda é buscado pela direção no mercado. Enquanto não chega um jogador mais afirmado para assumir o lugar de Luis Suárez, Renato conta com João Pedro Galvão e André Henrique. Mas com a promessa de que mais alguém estará à disposição em busca do tetracampeonato da Libertadores.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!