Contratado para a Libertadores de 2013, Hernán Barcos ficou no Grêmio por quase dois anos e fez 45 gols. O argentino deixou sua marca como maior artilheiro estrangeiro da história do clube.
O Pirata , como é apelidado por sua comemoração, deixou Porto Alegre no início de 2015 rumo ao futebol chinês. Aos 39 anos, o argentino vai para sua quarta temporada pelo Alianza Lima, do Peru.
Ele chegou ao time peruano em 2021 e segue como um dos grandes destaques do elenco. Por lá, em 109 jogos, Barcos teve 67 participações em gols: balançou as redes 46 vezes e deu 21 assistências. Em três anos, ele conquistou dois títulos do Campeonato Peruano — na última temporada foi vice-campeão, perdendo para o Universitario.
Antes de chegar ao Tricolor
Revelado no Racing, da Argentina, Barcos ganhou destaque quando chegou ao Equador para defender a LDU. Com 38 gols em 64 jogos, média de 0,59 gol por jogo, o argentino chamou a atenção do Palmeiras, que o contratou na temporada de 2012. No clube paulista, venceu a Copa do Brasil daquele ano — inclusive passando pelo Grêmio na semifinal.
No Palmeiras, apesar de atuar apenas uma temporada, também manteve boa média de gols e ganhou a simpatia dos torcedores. No final daquele ano, no entanto, o time paulista foi rebaixado à Série B, o que fez o jogador ser negociado com o Tricolor no começo de 2013.
Passagem pelo Grêmio
Após superar a fase preliminar da Libertadores, vencendo a LDU, em 2013, o Grêmio buscou reforçar seu elenco para o restante da competição. Um dos jogadores contratados pela gestão Fábio Koff foi Barcos.
O Tricolor deu compensação financeira ao time paulista e envolveu outros jogadores na troca (o zagueiro Vilson, o atacante Leandro, o volante Léo Gago e o meia Rondinelly), o que garantiu que o Pirata pudesse jogar na capital gaúcha.
Mesmo sem conquistar nenhum título em quase dois anos de clube, o argentino fez 113 jogos oficiais. Já na gestão de Romildo Bolzan, em 2015, o centroavante recebeu uma proposta do futebol chinês e se despediu da Arena. Emocionado, o jogador disse que "aprendeu a amar o Grêmio" em sua passagem por Porto Alegre.
Após sair do Grêmio
Menos de um ano depois de chegar à China, Barcos foi atuar em Portugal, com a camisa do Sporting, de Lisboa. Em território lusitano, pouco jogou (oito partidas) e foi emprestado novamente para sua terra natal. Defendeu o Vélez Sarsfield e depois retornou ao Equador para jogar novamente na LDU.
Voltou ao Brasil em 2018 para jogar pelo Cruzeiro, mas sem o mesmo brilho das passagens anteriores por Grêmio e Palmeiras, marcando três gols em 24 jogos.
Em 2019, defendeu as cores do Atlético Nacional, da Colômbia. O argentino foi buscar novas experiências em Bangladesh e no futebol italiano em 2020, mas não ficou por muito tempo. Em 2021, ele chegou ao Alianza Lima, do Peru, onde está até hoje.
Colaborou: Leonardo Bender
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.