No primeiro turno, o Grêmio foi derrotado por 2 a 0 para o Botafogo, na Arena, quando ficou a 10 pontos da liderança
Jefferson Botega / Agencia RBS
O Grêmio entra em campo na noite desta quinta-feira (9) com um único objetivo: vencer o Botafogo e entrar de vez na briga pelo título do Brasileirão.
A partida ocorre às 20h, em São Januário, no Rio de Janeiro.
Confira a classificação do Brasileirão
Se derrotar o adversário, o Tricolor se iguala ao Palmeiras e ao próprio Botafogo com 59 pontos
, desempenho de líder. O time de Renato Portaluppi chega embalado por quatro vitórias consecutivas e motivado pelos resultados paralelos favoráveis na 33ª rodada.
Segundo colocado no momento,
o Palmeiras levou 3 a 0 do Flamengo, no Maracanã, e não avançou na tabela.
O Bragantino, terceiro colocado, perdeu por 1 a 0 para o São Paulo, no Morumbi, e permaneceu com 58 pontos. Por outro lado, o Grêmio viu o Rubro-Negro do técnico Tite encostar, com os mesmos 56 pontos, o que também acende o alerta para a necessidade de uma boa arrancada final.
Diante da partida decisiva,
GZH
elencou
cinco fatores que podem levar à vitória gremista
em terras cariocas. Leia abaixo:
Botafogo em queda
O clube da Estrela Solitária foi o segundo que menos pontuou no segundo turno do Brasileirão, atrás somente do América-MG. O aproveitamento só não é pior porque o Botafogo tem um jogo a menos, contra o Fortaleza — apenas 33% dos pontos disputados em 12 jogos foram conquistados. Nos últimos cinco, são uma vitória, um empate e três derrotas seguidas, para Cuiabá, Palmeiras e Vasco, as duas primeiras em casa.
Ausência de Tiquinho Soares
O Botafogo não terá Tiquinho Soares. O atacante está suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido no jogo contra o Vasco. Apesar de não ter mais o mesmo desempenho desde a 18ª rodada, quando sofreu uma lesão no joelho, Tiquinho ainda é o artilheiro do campeonato, com 16 gols, ao lado de Paulinho, do Atlético-MG.
Estádio
O Botafogo não jogará no seu "habitat natural". O Estádio Nilton Santos está cedido para shows da banda RBD no Rio de Janeiro, e a partida ocorre em São Januário. Os ingressos para o jogo estão esgotados e são esperadas cerca de 20 mil pessoas no estádio. Mesmo assim, o Grêmio escapa dos mais de 40 mil que poderiam comparecer ao Engenhão (a capacidade é maior) e do gramado sintético com o qual a maioria dos clubes brasileiros não está acostumado.
Luis Suárez
O uruguaio é o líder em assistências do Brasileirão: são 10 nos 27 jogos que participou. Suárez também marcou 11 gols e ocupa a quinta artilharia da competição junto a Vitor Roque, do Athletico-PR, Pedro, do Flamengo, e Robson, do Coritiba. O desempenho da estrela do futebol mundial é um dos motivos para o Grêmio ter o melhor ataque do Brasileirão. Nos últimos quatro jogos, com quatro vitórias consecutivas do Tricolor, Suárez fez gols em dois e deu assistência em outro. O atacante só não teve participação na vitória contra o Flamengo, quando foi ausência por conta de uma suspensão.
Descanso
Enquanto o Grêmio entrou em campo no sábado (4) contra o Bahia, na Arena, o Botafogo teve o clássico contra o Vasco na segunda-feira (6). O time de Renato Portaluppi teve dois dias a mais de intervalo entre as partidas, o que significa mais tempo de descanso e preparação para o jogo.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.