A noite desta quarta-feira foi de Copa do Brasil para o Tricolor. Fora de casa, jogando no Mineirão, em Belo Horizonte, o Grêmio entrou em campo para a decisão da vaga às quartas de final da competição nacional. E a missão foi cumprida. Depois do empate em 1 a 1 em casa, no jogo de ida, o time do técnico Renato Portaluppi superou os donos da casa pelo placar de 1 a 0, com gol assinalado por Villasanti no primeiro tempo.
A partida iniciou com muita disputa e entrega das duas equipes dentro das quatro linhas. A primeira oportunidade no campo de ataque saiu do lado gremista, quando Cuiabano recebeu um passe e chutou cruzado, carimbando o poste esquerdo da meta defendida por Rafael Cabral – no mesmo lance, a arbitragem assinalou impedimento do atacante, anulando a jogada.
Mas respondendo a ofensividade tricolor, o Cruzeiro quase que de imediato chegou com muito perigo, passados 7 minutos da etapa inicial. Wesley cruzou a bola na área e Henrique Dourado desviou de cabeça, mandando no contra-pé de Gabriel Grando, mas Bruno Alves estava lá e cortou em cima da linha.
Os instantes iniciais seguiram movimentados e com finalizações de ambos os times – pouco mais de 10 minutos, Suárez fez uma boa jogada individual e rolou para Fábio na meia direita, que livre chutou, mas bateu fraco, facilitando a defesa do arqueiro adversário.
Os donos da casa tiveram uma sequência de oportunidades próximo dos 20", mas a defesa tricolor cortou o perigo, ora com a zaga, ora com Gabriel Grando.
Foi aos 27 minutos que o Tricolor conseguiu efetividade e abriu a contagem em Belo Horizonte. Após erro na saída de jogo adversária, Suárez se aproveitou e rolou para trás, para Villasanti, que chegou finalizando e mandando no canto direito da meta, marcando o primeiro gol gremista.
Passados 32", o Grêmio chegou com Suárez, que fez uma boa jogada sobre Machado e tentou a finalização, mas a defesa fez o corte. Em seguida, o uruguaio teve mais uma oportunidade, mas mandou por sobre a meta.
Já os mineiros tentaram igualar o placar com Mateus Vital, que conseguiu espaço para mandar a gol, mas a bola saiu raspando a trave. Marlon também finalizou, sem sucesso. Na reta final, os donos da casa criaram uma sequência de oportunidades, primeiro com dois escanteios que não passaram por Grando. Henrique Dourado carimbou a trave nos minutos finais e Lucas Oliveira recebeu um cruzamento, mandando forte um chute a gol, mas o goleiro do Tricolor fez grande defesa, impedindo o gol de empate.
O Grêmio voltou igual para a etapa complementar, que seguiu mais equilibrada. Foi novamente o Tricolor quem chegou inicialmente ao campo de ataque com Bitello finalizando de fora da área, mas Rafael Carioca conseguiu a defesa.
Atrás no marcador, o Cruzeiro passou a dominar a maior parte das ações do jogo: Bruno Rodrigues tabelou com Vital, que acabou desarmado pela zaga tricolor. Em seguida, Marlon acionou Walisson, que não conseguiu a sequência da jogada, passados 10" do segundo tempo.
Já os gremistas tentaram responder com Cuiabano, dois minutos depois. O atacante se lançou em contra-ataque, mas ao chegar na linha de fundo, tentou o cruzamento e acabou desarmado. Mas não demorou para uma nova oportunidade surgir. Aos 17 minutos, Cuiabano fez uma grande jogada individual e na insistência ganhou da marcação e cruzou para trás, para Bitello desviar e mandar para o fundo das redes – depois de análise do VAR, o que seria o segundo gol gremista foi anulado pela arbitragem.
O técnico Renato Portaluppi fez suas mudanças na equipe no decorrer do segundo tempo: Galdino e João Pedro ocuparam os lugares de Cuiabano e Fábio, com 20" transcorridos. Mila e Diogo Barbosa nas posições de Carballo e Suárez, aos 33".
Passada metade dos 45 minutos finais, o Cruzeiro quase igualou o placar com duas boas oportunidades criadas: primeiro, Bruno Rodrigues fez um cruzamento, a bola chegou a Neto Moura, que mandou de primeira, obrigando defesa de Grando. Depois, foi a vez de Marlon acionar Gilberto, que chutou cruzado, para outra defesa do goleiro gremista – ainda no lance, a bola voltou para os pés de Dourado, mas ao final, o camisa 12 do Tricolor segurou e cortou o perigo.
Nos acréscimos, os mineiros chegaram com muito perigo, quando Bruno Rodrigues finalizou forte de dentro da área, mas Gabriel Grando fez uma defesaça - a bola ficou viva na área, mas a zaga cortou o perigo.
Sem mais! Grêmio classificado para as quartas de final da Copa do Brasil.
Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!