
O Grêmio tem um desafio espinhoso neste sábado (27). O time de Renato Portaluppi enfrenta o Athletico-PR na Arena da Baixada. Além dos desfalques, o Tricolor terá uma dificuldade extra: um gramado artificial, mas que oferece perigos reais aos adversários. Na temporada, em 15 jogos, o Furacão ainda não perdeu dentro de seu estádio.
Apesar do receio das equipes que costumam atuar na Arena da Baixada, a mudança do estádio da grama natural para a sintética não apresenta tantas dificuldades para o Grêmio. Em nove jogos no estádio desde a instalação do novo piso, o retrospecto é bastante equilibrado. São quatro vitórias gremistas, com cinco triunfos dos donos da casa. São 11 gols feitos pelo Tricolor, com 15 sofridos.
O último jogo do Grêmio na Baixada foi em 2021, com Felipão como técnico gremista — derrota por 4 a 2, com dois gols de Pedro Rocha para o Furacão. Hoje, Luiz Felipe Scolari é coordenador técnico do Furacão e indicou Paulo Turra, seu auxiliar na última passagem por Porto Alegre, para assumir como treinador.
Instalado para a temporada de 2016, o gramado sintético conta com o nível mais alto da certificação concedida pela Fifa. Apesar disso, o piso é tratado como problema pelos adversários acostumados a jogar em grama natural. Mais recentemente, Gabigol disparou:
— Gramado horrível.
Tcheco, atualmente técnico do Caxias, tem histórico de trabalhar no futebol paranaense. Além de comandar este ano o Azuriz-PR, também foi treinador do Cascavel e Rio Branco. Pela sua experiência como visitante na Arena da Baixada, o gramado artificial não é problema após alguns minutos de adaptação.
— O que muda é que o jogo fica mais rápido. O mandante está acostumado. Até você se adaptar e entender o jogo, leva um tempo. Acredito que uns 20 minutos. O domínio da bola, nos lançamentos é onde se sente mais — disse.
Além da questão da adaptação ao campo, o ex-meia do Grêmio citou que não teve relatos de seus atletas reclamando de dores após as partidas no local.
— É um campo bom, macio. Nunca ouvi reclamações — relembra.
Dois dos testes feitos pela Fifa atestam a ausência de risco maior. A entidade que regula o futebol no mundo realiza uma simulação da rotação de joelho, com uma chuteira especial para observar os movimentos de um atleta durante a partida. A outro teste é do rebote. A bola é solta a dois metros de altura. Ao quicar, precisa subir entre 40 e 80 centímetros. No estádio atleticano, o último teste mostrou a bola alcançando 65 centímetros. O resultado é semelhante ao observado em outros gramados naturais.
O gramado da Arena da Baixada conta com algumas particularidades que outros pisos sintéticos não utilizam. O Allianz Parque utiliza borracha junto da grama sintética, e também conta com uma manta de estabilização para diminuir o impacto para os atletas. Em Curitiba, o material utilizado junto do gramado é um composto orgânico, produzido a partir de casca de coco, chamado Geofill. O estádio do Botafogo, o Nílton Santos, é o que tem o modelo mais atualizado. E o piso recebeu elogios até de equipes adversárias pela similaridade com o gramado natural.
Apesar das evidências científicas que atestam a segurança do gramado artificial, profissionais do futebol ainda tratam a mudança do piso natural para o sintético com cautela extra.
— Quem tem contusão, problemas no púbis e articulares, é um risco. Se puder preservar o atleta, é fundamental — comentou um profissional com experiência na área da preparação física que pediu para não ser identificado.
Por conta do receio de agravar problemas físicos de alguns jogadores, o Grêmio deve ter uma escalação ado. Fabio e Bruno Alves podem também ganhar descanso por conta do desgaste físico.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!