A Libra decidiu retirar o privilégio de mínimo garantido para Flamengo e Corinthians. Esse era um dos itens que mais incomodava não só os times que estão no Forte Futebol, mas também os membros do próprio grupo, como já havia deixado claro a presidente do Palmeiras, Leila Pereira.
A decisão foi tomada em um encontro feito na Federação Paulista de Futebol na última terça-feira, também com a participação de alguns dirigentes online, e será oficial após um novo encontro dos participantes, inicialmente marcado para amanhã (26).
Agora, conforme apurou a coluna, o estatuto da Libra terá que todos os times do Brasileirão de 2025 (o primeiro que seria organizado pela liga) terão direito a pelo menos o mesmo valor em receita que já têm na edição de 2023 de forma proporcional.
Nessa possibilidade de o Brasileirão de 2025 arrecadar menos do que na atual edição, a distribuição do total seria feita de forma proporcional ao que acontece hoje, respeitando a mesma porcentagem atual.
Ou seja, Flamengo e Corinthians ainda ganhariam mais do que os demais. A diferença é que agora os dois assumem o mesmo risco dos outros, sem o benefício da garantia de continuar com o mesmo total acumulado e com o prejuízo sendo distribuído aos outros 18 participantes.
A Libra considera que essa cláusula não será utilizada, mas, por segurança jurídica, precisa estar prevista no estatuto. Isso porque a expectativa é de que as receitas de 2025 sejam superiores às de 2023. Com isso, o modelo teria 40% divididos igualmente entre todos, 30% de acordo com a audiência e outros 30% de acordo com a classificação. Caso o bolo seja superior a R$ 4 bilhões, essa divisão mudaria para 45-30-25.
Em um cenário extremo, onde o time que mais tem audiência também seja campeão e o lanterninha seja também o que menos teve audiência, a diferença máxima entre eles ficaria na casa de 3,3 vezes.
A Libra é composta por Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.
Tirando as equipes que estão na Série C, o Forte Futebol tem os seguintes integrantes: ABC, Athletico, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Sport, Vila Nova e Tombense.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.