A Libra elabora um plano interno para tentar solucionar de vez os dois fatores que impedem um avanço real nas negociações com a Liga Forte Futebol. A ESPN antecipou na última quinta-feira (27) que as cláusulas de "estabilidade" e "unanimidade", ambas sugeridas pela Libra, ainda encontram forte resistência da LFF.
De acordo com apuração da reportagem, a Libra tem negociado internamente uma forma de revogar a cláusula de unanimidade, que serve apenas para possíveis mudanças sobre distribuição de receitas, e tem sido defendida, dentre outros clubes, pelo Flamengo.
A estratégia da organização é impor uma regra em que cada clube tem o direito de vetar uma mudança a respeito de divisão de direitos televisivos se ela significar um impacto em seu planejamento financeiro.
A ideia da Libra é que, desta forma, os clubes se sintam protegidos, mas sem a exigência da tal cláusula de unanimidade para realizar mudanças com relação às divisões das cotas televisivas. Já em relação à “estabilidade”, a ideia da organização é convencer os clubes de que existe um risco "muito baixo" em relação ao tema.
O temor dos demais clubes é que, caso a expectativa de arrecadação não seja atingida, seja necessário tirar do próprio bolso para complementar os ganhos garantidos de Flamengo e Corinthians. Porém, a Libra trata o tema internamente como "algo muito difícil de acontecer".
A “estabilidade” representa uma “transição do modelo atual para o futuro sem que qualquer clube tenha queda de receita em benefício dos demais”. Na prática, ela beneficia equipes como Flamengo e Corinthians, que são as de maior arrecadação no atual modelo, que privilegia audiência.
Relacionado
Por que Leila desabafou contra Flamengo e Landim? Os bastidores que explicam fala de presidente do Palmeiras
Leila vê liga 'inviável' com regra defendida por Flamengo e dispara: 'Se for para um ou dois clubes mandarem, prefiro do jeito que está'
Entenda o modelo da Libra para liga do futebol brasileiro e a 'proteção' para Flamengo e Corinthians
Ou seja: caso a receita da Série A seja menor ou igual à temporada 2022, Flamengo e Corinthians manterão o percentual de receitas determinado naquela temporada (em números absolutos, a receita de cada um pode ser inferior à temporada de 2022, sem transferir risco para qualquer outro clube).
Com isso, a Libra tem como objetivo "resguardar os clubes que fazem a maior concessão na formação da Liga", no caso dos dois de maior torcida do Brasil.
A ESPN apurou, por fim, que os dois assuntos vêm sendo discutido por uma comissão, formada por quatro presidentes de clubes da Libra e outros quatro mandatários de equipes ligadas ao Forte Futebol. Neste momento, a ‘cúpula’ tem redigido o texto a respeito dos temas, que deverá ser apresentado aos demais clubes em um prazo de duas semanas.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.