
Mestre é mestre em qualquer lugar, com qualquer, vestindo a camiseta que lhe vier. Assim foi a relação de Rubens Minelli com Inter e Grêmio. É imperativo lembrar que Minelli teve mais sucesso no Inter, com bicampeonato brasileiro e tri do estadual. Mas também levantou taça de tricolor. Curiosamente, um título gaúcho de cada time sob a batuta do treinador será lembrado nas linhas abaixo - um deles encerrou o octa vermelho; o outro começou o hexa azul.
Trata-se do quarto capítulo da série do GloboEsporte.com que irá relembrar, em 12 partes, os Gre-Nais que decidiram os campeões gaúchos de 24 edições do torneio, como ocorrerá nos próximos dois domingos, em que haverá o desempate, o tira-teima (a conta está em 12 a 12) - o critério adotado na pesquisa considera clássicos que decidiram o campeão. Não precisa ser necessariamente uma final em mata-mata, mas a última rodada de um hexagonal, por exemplo. Os números são da pesquisa de Gustavo Manhago, chefe de redação de Esportes da RBS TV.
> Confira mais detalhes das decisões de 1976 e 1985:
INTER: MINELLI FECHA OCTA COM CHAVE DE OURO
Rubens Minelli (no centro) com o time octacampeão gaúcho em 1976 (Foto: Divulgação/Inter)A verdade é que era praticamente inevitável o octacampeonato do Inter em 1976. Seria o ápice de um time que já havia sido campeão brasileiro um ano antes e estava prestes a ultrapassar o maior rival em série consecutiva de conquistas estaduais. O Grêmio bem que tentou suplantar a superioridade do esquadrão de Minelli com motivação extra. O patrono Fernando Kroeff prometeu um Fiat novinho em folha para cada um.
Na decisão do returno, o Grêmio vencia por 1 a 0, gol de Tarciso. Até os minutos finais, quando o talismã Escurinho fez valer a vantagem do empate aos colorados, estragando o motorizado prêmio aos tricolores. Na decisão da taça, em 22 de agosto, um 2 a 0 com tranquilidade, gols de Lula e Dario, para êxtase de mais de 70 mil presentes ao Beira-Rio.
GRÊMIO: MINELLI ABRE O CAMINHO PARA O HEXA

De azul, Rubens Minelli fez o caminho contrário. Iniciou uma longa série de títulos do Grêmio. Foi em 1985, evitando o penta colorado e abrindo o caminho do hexa estadual. Aquele 8 de dezembro ensolarado no Olímpico não testemunhou surpresas. O Tricolor foi superior do início ao fim.
Em menos de 30 minutos, Bonamigo, em chutaço da meia-lua, e Caio Júnior, cara a cara com Taffarel, abriram 2 a 0. Tita descontou de pênalti, mas não evitou a festa gremista, de Renato Gaúcho, Mazaropi e cia. E, claro, de Rubens Minelli, um vencedor de todas as cores.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.