A maior marca do Grêmio, por décadas, foi a raça: a “imortalidade”, a força, dar a vida em campo. O Grêmio era o mais temido na América do Sul, ou um dos mais respeitados. Ninguém queria pegar o Grêmio, que vencia argentinos grandes e outros times grandes até cota de casa, calava multidões, não se entregava. O Grêmio da Batalha dos Aflitos.
Lá no comecinho, o Grêmio do lendário goleiro Eurico Lara que jogou um Grenal com tuberculose em 1935 — já era tenente do Exército —, desaconselhado por médicos: o Imortal venceu, Lara fez uma grande partida, e logo após partiu. Antes e depois dele vieram tantos outros: O Grêmio de Kannemann, Geromel, Arthur Melo, Dinho, Goiano, Danrlei, Jardel, Felipão na casamata; e, antes deles, tantos outros como Airton Pavilhão, De León, Renato Portaluppi, Adílson, Eivarila, Arce,
Tiraram o Grêmio do próprio Grêmio, hoje um time anêmico, inofensivo e cagão. Joga mole, com medo, não busca o resultado, faz um gol e se fecha. Tem complexo de inferioridade.
Contrataram jogadores que não têm nada a ver com o Grêmio ultimamente. Mandamos mais de 20 embora, não fez muita diferença. Resta se desfazer de uns 5 ou 6, e arrumar 3 ou 4 titulares, isso sem contar as possíveis vendas do meio do ano e as voltas de Villasanti e Marlon, com a permanência de Arthur. De que vale contas em dia, sem títulos e brigando contra a B sempre? Grêmio nem está entre os que mais devem no Brasil, embora alguns pareçam querer carimbar essa imagem no clube. Embora a situação econômica seja delicada — em que clube no Brasil, exceto talvez o Flamengo, não é?
O bom é que o Clube de Todos continua revelando bons jogadores e até craques, como é sua tradução: a base tem sido muito aproveitada por Luís Castro, que “descobriu” Viery, Pedro Gabriel e um Mec que rende como meia centralizado. Ainda está fazendo testes.
SALVEM NOSSO GRÊMIO
Sobre o “caraveleiro”, nosso portuga que tem muito prestígio em Portugal, apesar de não tantos títulos, me compadeço, em parte: “Não pensei que seria tão difícil trabalhar no Grêmio”. Ele admite. Surpreendeu-se com o tamanho do Maior do Sul. Não é fácil ser Grêmio. Mas ele acredita e quer continuar, apesar dos percalços como a Rosa contra o Flamengo na Arena.
Estamos há quase uma década — quase — sem nossa alma, sem títulos relevantes, fazendo fiasco e rasgando dinheiro em gestões suspeitas. E caminhando em campo.
E WU tenho dito: o problema do Grêmio é espiritual. Mesmo na visão de um ateu. Perdeu sua alma. Sua essência. Sua grandeza, ao menos dentro de campo.
Mas tudo pode mudar.
E vai ser, como está sendo, muito duro. Haverá “choro e ranger de dentes”, sangue escorrendo na testa como em Hugo De León ao erguer a taça do Mundial — sim, Mundial Toyota, mas intercontinental reconhecido como Mundial pela CBF, não obstante os gritos daquele time vermelho dos anos 2000.
Para terminar: a torcida do Grêmio urra “Inter cagão”. Agora, os cagões são nossos atletas. Nosso time. Devo elogiar o rival que, sem tanta qualidade técnica, corre o jogo inteiro e não tem medo de ganhar. Não é a torcida do Grêmio que é cagona: estamos é mal-representados em campo. Ainda somos a mais fanática e engajada do país. “Até à pé nos iremos, para o que der e vier.”
Faça algo por nós, time do Grêmio, Luís Castro, direção do ameno, mas vitorioso Ico Roman. Joguem tanto quanto cantamos e amamos nosso clube. Tenham o coração na ponta da espada do Mosqueteiro.
Coração. Estamos tristes, “o coração do tamanho de uma ervilha” como escreveu uma vez o saudoso gremistão David Coimbra. A bola do tamanho de uma ervilha. O futebol do tamanho de uma ervilha.
E não sabemos, nós, gremistas de verdade, ser na vida outra coisa (Paulo Sant’Anna). Salvem nosso Grêmio, nossos gremistas, nossa história bonita e emocionante. Devolvam o Grêmio ao que ele nasceu para ser.
Restituam-nos o orgulho de ser gremista, e de ver nossos guerreiros dando a alma em campo para vencer e erguer taças. Ainda tem jeito. Quem ama tem esperança. Mas precisa de ação, ousadia, persistência. Virem o Grêmio do avesso, se necessário, para despertar nosso Grêmio de seu estado de coma. O Grêmio não vai morrer, não pode morrer. E eis a hora de aprender de novo a lutar e a ser Grêmio. Agora.
VEJA TAMBÉM
- REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
- IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
- VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada
Lá no comecinho, o Grêmio do lendário goleiro Eurico Lara que jogou um Grenal com tuberculose em 1935 — já era tenente do Exército —, desaconselhado por médicos: o Imortal venceu, Lara fez uma grande partida, e logo após partiu. Antes e depois dele vieram tantos outros: O Grêmio de Kannemann, Geromel, Arthur Melo, Dinho, Goiano, Danrlei, Jardel, Felipão na casamata; e, antes deles, tantos outros como Airton Pavilhão, De León, Renato Portaluppi, Adílson, Eivarila, Arce,
Tiraram o Grêmio do próprio Grêmio, hoje um time anêmico, inofensivo e cagão. Joga mole, com medo, não busca o resultado, faz um gol e se fecha. Tem complexo de inferioridade.
Contrataram jogadores que não têm nada a ver com o Grêmio ultimamente. Mandamos mais de 20 embora, não fez muita diferença. Resta se desfazer de uns 5 ou 6, e arrumar 3 ou 4 titulares, isso sem contar as possíveis vendas do meio do ano e as voltas de Villasanti e Marlon, com a permanência de Arthur. De que vale contas em dia, sem títulos e brigando contra a B sempre? Grêmio nem está entre os que mais devem no Brasil, embora alguns pareçam querer carimbar essa imagem no clube. Embora a situação econômica seja delicada — em que clube no Brasil, exceto talvez o Flamengo, não é?
O bom é que o Clube de Todos continua revelando bons jogadores e até craques, como é sua tradução: a base tem sido muito aproveitada por Luís Castro, que “descobriu” Viery, Pedro Gabriel e um Mec que rende como meia centralizado. Ainda está fazendo testes.
SALVEM NOSSO GRÊMIO
Sobre o “caraveleiro”, nosso portuga que tem muito prestígio em Portugal, apesar de não tantos títulos, me compadeço, em parte: “Não pensei que seria tão difícil trabalhar no Grêmio”. Ele admite. Surpreendeu-se com o tamanho do Maior do Sul. Não é fácil ser Grêmio. Mas ele acredita e quer continuar, apesar dos percalços como a Rosa contra o Flamengo na Arena.
Estamos há quase uma década — quase — sem nossa alma, sem títulos relevantes, fazendo fiasco e rasgando dinheiro em gestões suspeitas. E caminhando em campo.
E WU tenho dito: o problema do Grêmio é espiritual. Mesmo na visão de um ateu. Perdeu sua alma. Sua essência. Sua grandeza, ao menos dentro de campo.
Mas tudo pode mudar.
E vai ser, como está sendo, muito duro. Haverá “choro e ranger de dentes”, sangue escorrendo na testa como em Hugo De León ao erguer a taça do Mundial — sim, Mundial Toyota, mas intercontinental reconhecido como Mundial pela CBF, não obstante os gritos daquele time vermelho dos anos 2000.
Para terminar: a torcida do Grêmio urra “Inter cagão”. Agora, os cagões são nossos atletas. Nosso time. Devo elogiar o rival que, sem tanta qualidade técnica, corre o jogo inteiro e não tem medo de ganhar. Não é a torcida do Grêmio que é cagona: estamos é mal-representados em campo. Ainda somos a mais fanática e engajada do país. “Até à pé nos iremos, para o que der e vier.”
Faça algo por nós, time do Grêmio, Luís Castro, direção do ameno, mas vitorioso Ico Roman. Joguem tanto quanto cantamos e amamos nosso clube. Tenham o coração na ponta da espada do Mosqueteiro.
Coração. Estamos tristes, “o coração do tamanho de uma ervilha” como escreveu uma vez o saudoso gremistão David Coimbra. A bola do tamanho de uma ervilha. O futebol do tamanho de uma ervilha.
E não sabemos, nós, gremistas de verdade, ser na vida outra coisa (Paulo Sant’Anna). Salvem nosso Grêmio, nossos gremistas, nossa história bonita e emocionante. Devolvam o Grêmio ao que ele nasceu para ser.
Restituam-nos o orgulho de ser gremista, e de ver nossos guerreiros dando a alma em campo para vencer e erguer taças. Ainda tem jeito. Quem ama tem esperança. Mas precisa de ação, ousadia, persistência. Virem o Grêmio do avesso, se necessário, para despertar nosso Grêmio de seu estado de coma. O Grêmio não vai morrer, não pode morrer. E eis a hora de aprender de novo a lutar e a ser Grêmio. Agora.
VEJA TAMBÉM
- REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
- IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
- VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Zagueiro jovem traz esperança ao Grêmio na busca por solidez defensiva em campeonato decisivo
REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada
Grêmio retoma interesse em Renzo Garcés e jogador toma decisão sobre o futuro
Grêmio tem amistoso contra a Chapecoense antecipado; veja a nova data e horário
Grêmio faz proposta por Diego Caito e tenta fechar lateral antes da volta do Brasileirão
Grêmio fatura R 100 milhões com saída de Viery para a Fiorentina em transação rápida e estratégica
VENDA MILIONÁRIA! Grêmio acerta saída de Viery para a Fiorentina por até R 100 milhões
Mudança estratégica: Grêmio antecipa amistoso contra Chapecoense para evitar conflito com a Seleção Brasileira
Venda de Viery à Fiorentina: Grêmio fatura R 100 milhões e garante futuro no mercado europeu
Hercílio Luz cobra o Grêmio após venda de André Henrique ao futebol turco
Após 317 dias, Villasanti volta ao Grêmio e pode iniciar nova fase no meio-campo
Arezo pressiona por acerto e Peñarol avança para comprar atacante do Grêmio