Gramado de São Januário foi um dos que receberam investimento do COL (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
O Comitê Organizador Local da Copa fez um investimento de R$ 17 milhões nos campos do Brasil para o Mundial. Os custos envolveram aparelhagem, maquinário e estudos individualizado de cada estádios detalhando a melhor forma de manutenção. Assim que terminar a Copa do Mundo, a manutenção vai depender de como a CBF, clubes e administradores dos estádios vão tratar esse legado.
- O COL fez o que era possível. Oferecemos oportunidade a todos os interessados. Foram 474 pessoas que participaram dos seminários que instruídas em aulas práticas e teóricas. Sobre o futuro, posso dizer que os clubes levassem à frente esse projeto seria interessante. É segurança para o atleta também, não só estética. Mas não temos ingerência após a Copa sobre o que vai ser feito nos campos - explicou o gerente de Competição e Serviços às Equipes do COL, Frederico Nantes, durante o encontro diário com a imprensa no Maracanã.
Em relação ao dinheiro investido, R$ 13,2 milhões tiveram como finalidade o custeio de equipamentos para todos os 72 campos selecionados, entre Centros de Treinamento, campos oficiais e os locais dos jogos (desse total, quatro campos não foram usados). A outra parte, R$ 3,6 milhões, foi exclusivamente para formatar estudos com especialistas europeus sobre como os estádios deveriam ser cuidados, levando em conta a posição do sol ao longo do dia e o material da cobertura.
Se isso tudo vai ser tocado pela gestão da CBF é algo que o COL não tem como garantir.
- O presidente Marin, pessoalmente, tem uma grande preocupação com gramados. Ele recebeu todos os relatórios. Sempre que via alguma coisa na imprensa, ele procurava saber. A semente foi plantada, mas o que vai ser feito é algo que não posso te responder - completou Nantes.
Mesmo com a preocupação do COL, algumas seleções reclamaram dos gramados durante a Copa, principalmente por considerarem que os campos estavam secos. Mas os organizadores do Mundial não levam isso muito em conta.
- Não recebemos nenhuma reclamação formal. Existe um protocolo de irrigação padrão, que fica a cargo do coordenador da Fifa em cada uma das sedes, que pode determinar uma irrigação um pouco mais demorada ou não - explica Nantes, prometendo campos de alto nível nos quatro jogos que ainda restam no Mundial:
- Estamos trabalhando nos quatro estádios como fizemos com os outros antes. Há vários fatores que influenciam. Não fazemos a mesma coisa para todos e, em geral, a expectativa é que continuem em ótimas condições. Não creio que teremos problemas.
Os gramados que ainda serão usados na Copa são o do Mineirão, da Arena Corinthians, Mané Garrincha e Maracanã.
VEJA TAMBÉM
- REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
- IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
- VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada
O Comitê Organizador Local da Copa fez um investimento de R$ 17 milhões nos campos do Brasil para o Mundial. Os custos envolveram aparelhagem, maquinário e estudos individualizado de cada estádios detalhando a melhor forma de manutenção. Assim que terminar a Copa do Mundo, a manutenção vai depender de como a CBF, clubes e administradores dos estádios vão tratar esse legado.
- O COL fez o que era possível. Oferecemos oportunidade a todos os interessados. Foram 474 pessoas que participaram dos seminários que instruídas em aulas práticas e teóricas. Sobre o futuro, posso dizer que os clubes levassem à frente esse projeto seria interessante. É segurança para o atleta também, não só estética. Mas não temos ingerência após a Copa sobre o que vai ser feito nos campos - explicou o gerente de Competição e Serviços às Equipes do COL, Frederico Nantes, durante o encontro diário com a imprensa no Maracanã.
Em relação ao dinheiro investido, R$ 13,2 milhões tiveram como finalidade o custeio de equipamentos para todos os 72 campos selecionados, entre Centros de Treinamento, campos oficiais e os locais dos jogos (desse total, quatro campos não foram usados). A outra parte, R$ 3,6 milhões, foi exclusivamente para formatar estudos com especialistas europeus sobre como os estádios deveriam ser cuidados, levando em conta a posição do sol ao longo do dia e o material da cobertura.
Se isso tudo vai ser tocado pela gestão da CBF é algo que o COL não tem como garantir.
- O presidente Marin, pessoalmente, tem uma grande preocupação com gramados. Ele recebeu todos os relatórios. Sempre que via alguma coisa na imprensa, ele procurava saber. A semente foi plantada, mas o que vai ser feito é algo que não posso te responder - completou Nantes.
Mesmo com a preocupação do COL, algumas seleções reclamaram dos gramados durante a Copa, principalmente por considerarem que os campos estavam secos. Mas os organizadores do Mundial não levam isso muito em conta.
- Não recebemos nenhuma reclamação formal. Existe um protocolo de irrigação padrão, que fica a cargo do coordenador da Fifa em cada uma das sedes, que pode determinar uma irrigação um pouco mais demorada ou não - explica Nantes, prometendo campos de alto nível nos quatro jogos que ainda restam no Mundial:
- Estamos trabalhando nos quatro estádios como fizemos com os outros antes. Há vários fatores que influenciam. Não fazemos a mesma coisa para todos e, em geral, a expectativa é que continuem em ótimas condições. Não creio que teremos problemas.
Os gramados que ainda serão usados na Copa são o do Mineirão, da Arena Corinthians, Mané Garrincha e Maracanã.
VEJA TAMBÉM
- REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
- IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
- VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Zagueiro jovem traz esperança ao Grêmio na busca por solidez defensiva em campeonato decisivo
REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada
Grêmio retoma interesse em Renzo Garcés e jogador toma decisão sobre o futuro
Grêmio tem amistoso contra a Chapecoense antecipado; veja a nova data e horário
Grêmio faz proposta por Diego Caito e tenta fechar lateral antes da volta do Brasileirão
Grêmio fatura R 100 milhões com saída de Viery para a Fiorentina em transação rápida e estratégica
VENDA MILIONÁRIA! Grêmio acerta saída de Viery para a Fiorentina por até R 100 milhões
Mudança estratégica: Grêmio antecipa amistoso contra Chapecoense para evitar conflito com a Seleção Brasileira
Venda de Viery à Fiorentina: Grêmio fatura R 100 milhões e garante futuro no mercado europeu
Hercílio Luz cobra o Grêmio após venda de André Henrique ao futebol turco
Após 317 dias, Villasanti volta ao Grêmio e pode iniciar nova fase no meio-campo
Arezo pressiona por acerto e Peñarol avança para comprar atacante do Grêmio